Café da manhã, Lanches, Post novo, Receitas, Sobremesas
comentários 8

Bolo de chocolate com cupuaçu

Ainda inspirado com a culinária e ingredientes típicos do Norte, devido à minha viagem para Belém (falei sobre aqui). Me senti obrigado a criar alguma receita com chocolate e cupuaçu, combinação clássica amazônica. É super comum encontrar no Norte bombons de cupuaçu cobertos de chocolate. A combinação de sabores é incrível!

Em Belém experimentei uma musse de chocolate com doce de cupuaçu no restaurante Remanso do Bosque (chef Thiago Castanho) e achei MA-RA-VI-LHO-SA! Precisava mesmo repetir essa combinação tão gostosa. Assim nasceu o bolo de chocolate com cobertura de cupuaçu.

Pra quem não conhece, o cupuaçu é um fruto nativo da Amazônia, da mesma família do cacau. Tem aroma forte e sabor um tanto ácido. Sua polpa esbranquiçada e cremosa rende ótimos sucos, musses, pudins, sorvetes e compotas. Da semente se faz atualmente o cupulate, produto similar ao chocolate. Eu já experimentei o cupulate da Amma Chocolates e achei muito bom, recomendo!

Como aqui em São Paulo se acha de tudo, encontrei o cupuaçu in natura no Mercado Municipal de Pinheiros. Mas sei que não é fácil achar essa preciosidade nas demais regiões do país, além do Norte é claro. Assim você pode usar como cobertura a geleia de cupuaçu, mais fácil de encontrar em empórios e lojas de produtos naturais. Ou fazer uma calda com a polpa congelada, vendida em supermercados na seção de congelados.

A massa do bolo, feita com farinha de trigo integral e branca, ambas orgânicas, fica bem fofinha e aerada. Já a cobertura, feita com polpa de cupuaçu in natura e açúcar demerara, fica bem cremosa e azedinha. É impossível resistir a um pedaço só.

Você vai precisar…

Para o bolo:
Farinha de trigo integral peneirada – 1 1/2 xícara (180 g)
Farinha de trigo branca – 1 1/2 xícara (180 g)
Açúcar mascavo peneirado – 2 xícaras (250 g)
Água morna – 1 1/2 xícara (375 ml)
Óleo vegetal (usei de girassol) – 1/2 xícara (125 ml) + um pouco para untar a fôrma
Cacau em pó – 2/3 xícara (60 g) + um pouco para untar a fôrma
Vinagre de maçã – 2 colheres de sopa (30 ml)
Bicarbonato de sódio – 1 colher de sopa (12 g)
Extrato de baunilha – 1 colher de sopa (15 ml) opcional

Para a cobertura (ver nota):
Polpa de cupuaçu sem caroço – 1 1/2 xícara (270 g)
Açúcar demerara – 2/3 xícara (175 g)

Como fazer…
1- Preaqueça o forno a 180 ºC.
2- Unte uma fôrma (usei uma com 33×23 cm) com óleo e polvilhe cacau em pó. Reserve.
3- Em um recipiente grande misture as farinhas, o açúcar e o cacau em pó.
4- Adicione a água, o óleo, o vinagre e o extrato de baunilha. Misture bem até obter uma massa lisa.
5- Acrescente o bicarbonato de sódio e misture até incorporar.
6- Transfira imediatamente para a fôrma e nivele a massa.
7- Leve ao forno preaquecido por cerca de 25 minutos, ou até que um palito saia limpo ao ser inserido no centro do bolo.
8- Enquanto a massa assa, prepare a cobertura. Misture a polpa e o açúcar em uma panela.
9- Leve ao fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo sempre para não queimar, até a cobertura adquirir uma cor dourada.
10- Retire do fogo e espere esfriar em temperatura ambiente. Se ficar muito consistente adicione um pouco de água até obter a consistência desejada.
11- Retire o bolo do forno e espere esfriar.
12- Finalize espalhando a cobertura de forma uniforme. Armazene em um recipiente com tampa em temperatura ambiente por cerca de 2 dias, ou na geladeira por cerca de 3 dias.

Nota: se não achar o cupuaçu (fruto in natura, geleia ou polpa congelada), você pode fazer outra cobertura usando morango picado na mesma quantidade. Neste caso pode ser necessário diminuir a quantidade de açúcar para não ficar muito doce.

Rendimento: 20 pedaços

  1. Luana says

    Que combinação maravilhosa! Amo chocolate e cupuaçu!
    Vou fazer com certeza!

    • André says

      Oi Luana! É muito boa essa combinação, espero que goste da receita 😉 Abraços!

  2. Raquel Carvalho says

    Olá André, nossa, foi ver a foto desse bolo e pensar no bombom de cupuaçu com cobertura de chocolate. Aqui em Brasília tinha bastante em lanchonetes, mercadinhos etc. Infelizmente nunca mais vi, parece que foram substituídos por aqueles bombons genéricos com recheio mto doce e sem qualidade de brigadeiro etc e chocolate ruim.

    A foto deu água na boca, pois chocolate e cupuaçu combinam muito! E o que me chamou a atenção também foi a receita do bolo, bem básica e com cara de gostoso e leve. Mas se eu fizer, tiro a farinha integral, pois só gosto dela em pães.. kkk.
    Abraços!

    • André says

      Oi Raquel! Olha só, não sabia que em Brasília tinha bastante desses bombons. Pois é, esses bombons genéricos super doces com gosto de açúcar dominaram o mercado popular, infelizmente 🙁 Sim, combina muito bem chocolate com cupuaçu né!? A massa do bolo fica bem macia e aerada, dá pra usar outras coberturas também, como maracujá, morango ou até mesmo chocolate. Hahaha dá pra substituir a farinha de trigo integral pela branca na mesma quantidade. Espero que goste da receita 😉 Abraços!

  3. Cecília Nóbrega says

    Nossa, eu amo aqueles bombons de chocolate com recheio de cupuaçu! Guardarei essa receita para fazer, com certeza! <3

    • André says

      Oi Cecília! São bons né!? Espero que você goste dessa receita 😉 Abraços!

  4. Fatima says

    Parece deliciosa essa combinação. Com calda de maracujá também deve ficar bom não é André?

    • André says

      Oi Fatima! Sim é ótima essa combinação. Com calda de maracujá também vai ficar ótima, super indico 😉 Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *