Café da manhã, Lanches, Post novo, Receitas, Sem glúten
comentários 10

Biscoito de fubá

Difícil encontrar alguém que não tem na memória afetiva alguma receita com fubá. Essa farinha de milho tem o poder de trazer à tona o gostinho de infância, do café da tarde na casa da avó ou no carinho de mãe.

Esse pozinho de cor amarelado assume diversas formas e texturas. Broas, bolos, sequilhos, polenta, pães e biscoitos que acompanham uma xícara fumegante de café ou de chá. É confort food brasileiro, que alimenta o corpo, a alma e as boas memórias.

Pensando nisso, criei uma versão vegana do biscoito de fubá que a tanto tempo não comia. Eles ficam bem sequinhos e crocantes, se desmancham na boca. Além de terem gostinho de fubá e erva doce, são ou não irresistíveis!? 😋 É perfeito para intolerantes, já que não leva leite e nem ovo.

Para ficar mais nutritivo troquei a farinha de trigo branca por farinha de aveia. Para uma versão sem glúten basta usar farinha de aveia certificada sem essa proteína. Já o fubá que usei é feito com milho orgânico e não transgênico, algo impossível de encontrar nos supermercados hoje em dia. Por isso compro num empório aqui perto de casa da marca Ecobio, mas você também pode encontrar em algumas lojas de produtos naturais.

Pra quem ainda não sabe, em abril foi lançado o primeiro livro de receitas do blog pela Editora Alaúde ❤ A receita desse biscoito é uma das mais de 50 receitas inéditas que tem nele. Todas são simples e fáceis de fazer, com ingredientes acessíveis e fáceis de encontrar. Já está à venda nas livrarias físicas e online. Para comprar online e na promoção clique aqui. 😉

Você vai precisar de…
Fubá – 1 xícara (140 g)
Farinha de aveia (sem glúten, se necessário) – 1 xícara (120 g)
Açúcar demerara – 1/2 xícara (110 g)
Água – cerca de 1/2 xícara (125 ml)
Óleo de coco derretido ou outro óleo vegetal – 1/4 xícara (60 ml)
Erva doce – 1/2 colher de chá (opcional)
Bicarbonato de sódio – 1 colher de chá (5 g)
Suco de limão – 2 colheres de chá (10 ml)

Como fazer…
1- Preaqueça o forno a 180 ºC.
2- Coloque todos os ingredientes, com exceção da água, em um recipiente. Misture bem até ficar homogêneo.
3- Acrescente a água aos poucos, misturando bem entre uma adição e outra. Pare de acrescentar quando obter uma bola de massa lisa e homogênea que não grude na mão. O fubá que usei é mais grosso, assim foi necessário 1/2 xícara de água. Se você usar o fubá mimoso a quantidade de água será menor.
4- Modele os biscoitos com as mãos formando bolinhas, use uma colher de sopa para medir a quantidade de massa para cada um.
5- Coloque em uma assadeira untada com óleo ou forrada com papel manteiga. Deixe pelo menos 3 cm de espaço entre as bolinhas, elas irão crescer bastante quando assar.
6- Leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos. Vire os biscoitos com cuidado aos 20 minutos para assar do outro lado.
7- Retire do forno e espere esfriar. Não se preocupe se os biscoitos estiverem um pouco úmidos e macios ao sair do forno, ao esfriar eles ficarão crocantes.
8- Transfira para um frasco de vidro fechado e armazene em temperatura ambiente, dura cerca de 5 dias.

Rendimento: 24 a 28 biscoitos

  1. MARIANA says

    Muito bom o seu blog. Parabéns! Faça um aplicativo de celular, por favor!

    • André says

      Oi Mariana! Fico feliz em saber que você gosta do blog 😀 Obrigado! O aplicativo é uma ideia a ser pensada hehehe 😉 Abraços!

  2. maria ines jansen says

    Acompanhando de perto, testando suas receitas.
    Posso usar o farelo de aveia no lugar da farinha

    • André says

      Oi Maria! Fico feliz em saber que você acompanha o blog. Eu nunca tentei com farelo de aveia, mas acredito que funcione também. Só deve ficar mais frágil a massa, mais quebradiça, mas deve dar. Se fizer me avisa como ficou 😉 Abraços!

  3. Ela Queiroz says

    Oi André, td bem? Posso substituir a farinha de aveia pela farinha de trigo integral? Tô doida pra fazer essa receita, amei!
    Bjs!!

    • André says

      Oi Ela! Tudo bem sim, e com você? Eu nunca tentei com farinha de trigo integral, mas acredito que dê certo também. Se fizer me avisa como ficou 😉 Que bom que gostou da receita 😀 Abraços!

  4. Raisa Campos says

    Oi André!
    Posso substituir o açúcar demerara pelo açúcar mascavo?
    Amei a receita!
    Beijos s2

    • André says

      Oi Raisa! Sim, você pode substituir pelo açúcar mascavo. Sugiro aumentar um pouco a quantidade de açúcar neste caso, já que o açúcar mascavo não adoça tanto quanto o demerara. Que bom que você gostou da receita 😀 Abraços!

  5. Marcela says

    Amei muito essa receita 😍
    Gratidão por dividir com a gente 🙂

    • André says

      Oi Marcela! Que bom que você gostou da receita 😀 De nada e abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *