Curau de milho

Com ingredientes simples e preparação mais ainda, o curau de milho é daqueles doces reconfortante e típico de festas juninas. Basicamente consiste num creme doce e aveludado de milho verde. Podendo ser consumido tanto morno quando gelado. Geralmente é servido com canela em pó polvilhado, uma delícia!

Você vai precisar de poucos ingredientes, basta umas espigas de milho, leite de coco, açúcar demerara, uma pitada de sal (opcional) e canela em pó a gosto para servir (opcional). Não tem como ser mais simples que isso né!? O amido presente no milho é responsável por engrossar o creme quando aquecido, então nem precisa adicionar ingredientes para encorpar o creme.

Tem gente que coloca leite condensado, mas nem precisa disso, o açúcar já adoça o suficiente e fica perfeito. Ah e usei leite de coco caseiro, ele é mais líquido que o industrializado. Eu sugiro utilizar o feito em casa, mas se você optar pelo industrializado dilua com um pouco de água.

Você vai precisar de…
Milho verde – 3 espigas (2 xícaras de milho debulhado – 300g)
Leite de coco – 2 xícaras (500 ml) – receita aqui
Açúcar demerara – 1/3 xícara (70 g)
Sal – uma pitada (opcional)
Canela em pó – a gosto para servir (opcional)

Como fazer…
1. Comece limpando as espigas. Descarte a palha e o cabelo do milho, lave bem sob água corrente.
2- Apoie uma das espigas de pé em uma superfície plana e com uma faca corte os grãos de milho para debulhar. Repita com as outras espigas.
3- Transfira os grãos crus para o liquidificador e adicione o leite de coco. Bata bem por cerca de 3 minutos até obter uma mistura homogênea.
4- Coe utilizando uma peneira, pressione as costas da colher para tirar o máximo possível do líquido. Descarte o bagaço.
5- Transfira para uma panela e adicione o açúcar e o sal. Leve ao fogo médio e mexa sem parar até levantar fervura e formar um creme grosso. Desligue o fogo e transfira para um recipiente.
6-Leve à geladeira e deixe esfriar por cerca de 1 hora. Sirva polvilhado com canela em pó a gosto.

Nota: No sul e sudeste do Brasil é conhecido como curau de milho, em alguns outros lugares do país é conhecido como canjica de milho.

30 Comentários

  1. André, é possível fazer com leite de aveia ou outro tipo? Pois, fiz ontem e o meu ficou com sabor residual de coco (não sei se é porque eu utilizei o leite de coco industrial), mas sei que o sabor do coco sobressaiu ao do milho.

    • André

      Oi Tati! Nunca tentei com leite de aveia, mas acho que vai ficar muito grosso porque a aveia tem muito amido. Fora que seu sabor deve prevalecer. Provável que sim, o leite de coco industrial é bem mais concentrado, tem sabor mais forte do que o caseiro. Tenta fazer com leite de amêndoas ou de arroz caseiro então, são os que tem sabor mais neutro. Abraços!

  2. Priscila Mazzini Andrade Silva

    oi André! tudo bom? essa receita rende quantas porções ou copinhos?
    obrigada!

    • André

      Oi Priscila! Tudo bem sim, e com você? Essa receita rende 3 copinhos bem cheios. De nada 😉 Abraços!

  3. Fabiola

    No Tocantins e Goiás tbm é cural de milho. Mas como quem conviveu com paulistas e sulistas entendo sua falha em unir “o resto” do Brasil, como colocou. Mas eu vim falar mesmo é do copo americano q ficou lindo como prop da foto. E eu preocupada em ter louças diferentonas! Kkkk Sou nutricionista e é sempre bom ver receitas. Deu vontade de cural agora, apesar q eu tava pesquisando o grão de bico, ver se acho uma combinação de temperos interessantes.

    • André

      Oi Fabiola! Nossa sempre achei que o restante do país chamava diferente, tinha lido num livro isso. Vou corrigir o texto então, obrigado pela informação 😉 Sim, fica bem bonito a apresentação no copo americano, bem simples mas lindo. Espero que você goste da receita 😉 Abraços!

  4. Luísa

    Muito bom! O bagaço da pra usar pra fazer bolo de milho, bolo fácil.

    • André

      Oi Luísa! Que bom que você gostou 😀 Pois é, vi esses dias uma receita de bolo com o bagaço. Vou tentar na próxima vez. Obrigado pela dica 😉 Abraços!

    • André

      Eu nunca tentei aproveitar o bagaço dessa receita para fazer recheio de tapioca, mas acredito que dê certo e fique bom. Se fizer me avisa como ficou 😉 De nada e abraços!

    • André

      Oi Junior! Que bom que você gostou do blog e da receita 😀 Abraços!

  5. Mariana

    Posso triturar o milho e coar antes de adicionar o leite de coco? Queria aproveitar o bagaço do milho e não sei se pode ser aproveitado junto com o leite de coco. Obrigada!!!

  6. Flavia Fagundes

    Oi André, adoro seu blog, em virtude de problemas de saúde, tive que adaptar minha alimentação e estou adorando suas receitas! estou louca para provar o curau de milho! abraços.

    • André

      Oi Flavia! Fico feliz em saber que você gosta do blog 😀 Espero que goste do curau 😉 Abraços!

  7. Catarina da Silva

    parece muito bom, mas uma dúvida: dá p cortar ele em pedaços ou ele fica mais mole? pelo menos o de caixa fica mais consistente, com uma textura meio de pudim, sabe?
    ah, suas receitas são ótimas, as fotos são super bem feitas e o design do site é muito organizado e limpo! recomendo sempre!

    • André

      Oi Catarina! Ele fica mais mole, mas quase dá para cortar em pedaços. Que bom que você gosta das receitas e das fotos, fico muito feliz 😀

  8. Maíra

    Este curau está super aprovado, muito boa receita! adoro suas explicações. beijo

    • André

      Oi Aline! Sério que ficou azedo? Poxa que pena, talvez seja a origem do milho. Tenta fazer com milho já cozido que também da certo 😉 Abraços!

  9. Renato

    É claro que são questões regionais, mas o que se conhece como canjica de milho aqui no Espírito Santo, ou canjicão, é o que no nordeste chamam de munguzá, feito com milho branco, amendoim, coco, etc. A receita de hoje poucos conhecem como curau por aqui, a maioria chama de papa de milho.

    • André

      Oi Renato! Não sabia que por aí a maioria conhece como papa de milho, que interessante. Sei que muitos também conhecem como mingau de milho, mas papa não sabia. Obrigado por compartilhar essa informação 😉 Abraços!

    • André

      Oi Ci! De nada 😉 Fico feliz em saber que você gosta do blog. Abraços!

    • André

      Oi Ana! Pode sim usar milho em lata, ele não fica tão consistente como o curau feito com milho fresco e cru. Mas fica cremoso e gostoso também 😉 Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *