Lanches, Post novo, Receitas, Sem glúten, Sobremesas
comentários 9

Paçoca de amendoim

O mês de junho mal começou e as festas juninas já estão pipocando pelo Brasil. Pra mim é de longe a melhor festa popular brasileira ❤️ Sonho em algum dia poder ir nas maiores festas que acontecem em Caruaru (Pernambuco) e Campina Grande (Paraíba) presenciar esse espetáculo. Tudo me encanta, as músicas, as danças, os enfeites, e claro, a comida hahaha. Não dá pra falar de festa junina sem mencionar a culinária típica né!?

Alimentos populares e abundantes dessa época como o coco, o milho e o amendoim se transformam em doces que encantam qualquer um. Do milho surge a canjica, o curau, a pamonha, o bolo e a pipoca. Do coco vem a cocada e o cuscuz. Já do amendoim o pé-de-moleque e a tão amada e onipresente paçoca. Tão idolatrada que comecei por ela aqui no especial de receitas típicas de festa junina. Durante todo o mês de junho irei postar uma receita por semana aqui no blog 😋

Fazer paçoca não tem nenhum mistério, tradicionalmente o amendoim é moído no pilão e depois é adicionado os demais ingredientes. Mas para facilitar, basta triturar tudo no processador até virar uma farofa, bem mais fácil né. A parte mais demorada e chatinha mesmo é modelar as paçocas, que nem aquelas tipo rolha, mas é claro que você pode muito bem consumir ela soltinha, de colher. Modelar é um capricho a mais na apresentação.

A grande vantagem de fazer paçoca em casa é que você controla qual o açúcar utilizado e a quantidade. As vendidas prontas são feitas com açúcar refinado, sem contar que são bem açucaradas. Essa receita leva açúcar mascavo e não fica super doce. Eu particularmente acho bem melhor.

Você vai precisar de…
Amendoim torrado sem sal e sem pele – 3 xícaras (450 g)
Açúcar mascavo – 1 xícara (150 g)
Farinha de mandioca fina – 1 xícara (180 g)
Sal – uma pitada (opcional)

Como fazer…
1- Coloque o amendoim e o sal no processador, bata bem até obter uma farofa.
2- Desligue o processador e adicione o açúcar mascavo. Bata novamente até incorporar bem.
3- Em uma frigideira, toste a farinha de mandioca em fogo médio até dourar, mexendo sempre para não queimar.
4- Coloque no processador e bata novamente até incorporar. O ponto certo é quando amendoim começa a soltar seu óleo, é ele que dará liga para a paçoca. Para ter certeza do ponto, pegue um punhado com as mãos e aperte com força, se manter o formato significa que está no ponto.
5- Modele a paçoca em formato cilíndrico usando cerca de 1 colher de sopa para cada uma. Você pode usar um molde para isso ou modelar livremente com as mãos como eu fiz. Pressione bem a mistura para ficar compacta. Aproveite para modelar enquanto está morna, assim é mais fácil.

Rendimento: cerca de 42 paçocas

 

  1. Ciliane says

    Oi André!
    Adoro seu blog, uma grande fonte de inspiração!
    Acabei de fazer a receita, uma delícia… Coloquei um pouco menos de açúcar (fiz 2/3 da receita, coloquei 80 g de açúcar). Como estava demorando um pouco a dar liga coloquei uma colher de sopa de óleo de palmiste, deu certo e não alterou o sabor 😊 Para modelar usei uma forma de gelo, apertei bem e virei, bem prático. 😁👌
    Obrigada pelas receitas, que o blog tenha sempre muito sucesso!!! ❤️🎉

    • André says

      Oi Ciliane! Fico feliz em saber que meu blog é uma fonte de inspiração pra você 😀 Boa ideia usar um pouco de óleo para dar liga e forminhas de gelo para modelar, é bem mais prático mesmo. Não tinha pensado nelas, muito obrigado pela dica 😉 De nada e abraços!

  2. Maria Teresa says

    André, parabéns por tudo!! Seu blog será sempre minha consulta para as receitas saudáveis que procuro. Você expõe as receitas de um modo tão simples e prático que parece estar ao vivo. Continue assim. abraços!
    PS. A paçoca será minha próxima tarefa. Dou noticias.

    • André says

      Oi Maria! Muito obrigado! 😀 Fico feliz em saber que você gosta do blog. Bom saber que as receitas são expostas de modo simples e prático hehehe. Espero que você goste da receita 😉 Abraços!

  3. Kassandra says

    Como sempre!!! Lindo blog, lindas fotos… Tudo muito bem explicado! Um capricho! Parabéns pelo livro seu lindo!

    • André says

      Oi Kassandra! Fico feliz em saber que goste das fotos e textos do blog 😀 Que bom que gostou do livro também! Muito obrigado querida ❤️ Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *