Post novo, Pratos principais, Receitas, Sem glúten
comentários 29

Estrogonofe de berinjela

Dias atrás tive o prazer de comer um estrogonofe de berinjela super saboroso e reconfortante no restaurante vegetariano Garam Masala aqui em São Paulo. Cada garfada meu estômago era abençoado pela cremosidade daquela maravilha. Fiquei tão apaixonado que saí de lá decido em fazer a minha própria versão em casa.

Com um punhado de ingredientes frescos e muita fome hahaha, fiz essa belezinha para um almoço longo e delicioso de domingo 😋 Mas nada impede de você fazer esse estrogonofe para o jantar, ele é bem leve e de fácil digestão.

Para dar cremosidade e consistência ao molho usei castanhas de caju não torradas, popularmente conhecidas como cruas. Já para dar sabor, tomate fresco, mostarda de Dijon, salsinha, pimenta do reino e sal. Não tinha como ficar ruim né? Tudo muito simples, desde os ingredientes até o preparo.

Você vai precisar de…
Berinjela – 1 grande (375 g) + água e vinagre para tirar amargor
Tomate – 2 médios (200 g)
Água filtrada – 3/4 xícara (180 ml)
Castanha de caju não torrada e sem sal – 1/3 xícara (45 g) + água para a demolha
Salsinha fresca picada grosseiramente – 1/4 xícara
Azeite de oliva – 1 colher de sopa (15 ml)
Mostarda de Dijon – 1 colher de chá (5 ml)
Sal – 1 colher de chá (5 g)
Pimenta do reino moída – a gosto (opcional)

Atenção, antes de fazer é necessário um pré-preparo…
Coloque as castanhas de caju em um recipiente e cubra-as com água. Deixe de molho por pelo menos 4 horas. Essa etapa serve para tirar os antinutrientes, como o fitato, e deixar as castanhas macias. Depois da demolha, escorra e descarte a água. Lave bem em água corrente e utilize normalmente na receita.

Como fazer…
1- Lave a berinjela e corte em cubinhos, não precisar descascar. Transfira para um recipiente e cubra com água e um pouco de vinagre para tirar o amargor. Reserve por cerca de 15 minutos.
2- Enquanto isso prepare os demais ingredientes. Lave os tomates e corte em pedaços menores, não precisar picar bem.
3- Transfira para o liquidificador e adicione a água filtrada (180 ml), a castanha de caju e a mostarda de Dijon. Bata bem até obter uma mistura homogênea.
4- Escorra a água da berinjela e aperte bem os pedaços com as mãos para tirar o máximo possível da água. Quanto menos líquido a berinjela tiver, mais creme e sabor ela irá absorver.
5- Aqueça o azeite de oliva em uma panela e adicione a berinjela. Tempere com sal e pimenta do reino. Refogue bem até murchar e ficar macia.
6- Adicione o creme e misture. Cozinhe por cerca de 5 minutos após levantar fervura, mexendo sempre para não queimar.
7- Finalize adicionando a salsinha. Sirva ainda quente com o acompanhamento que preferir.

Rendimento: cerca de 4 porções

Salvar

Salvar

  1. Willys says

    Posso sugerir?adicionar leite em pó ao leite “engrossa” o iogurte (2-4 colheres de sopa) Também ficará mais rico em proteínas!

  2. Luize says

    Olá, tem algum ingrediente que possa substituir a mostarda?

    Grata.

    • André says

      Oi Luize! Basta tirar a mostarda da receita, não precisa substituir por nada, vai ficar bom também 😉 Abraços!

  3. JULLIANA DE PAULA MEDEIROS says

    Receita perfeita! Apenas uma pergunta: quando coloquei o creme nas berinjelas sobrou um pouco. Acho que fiz a mais. Posso guardá-lo na geladeira sem cozinhar para o outro dia?

    • André says

      Oi Julliana! Oba, fico feliz em saber que tenha gostado da receita 😀 Sim, você pode armazenar sem cozinhar pra outro dia, dura uns 3 dias na geladeira. Abraços!

      • JULLIANA DE PAULA MEDEIROS says

        Obrigada! Ah acrescentei cogumelos paris frescos no estrogonofe…. 🤗🤗🤗 Um abraço!

        • André says

          De nada! Nossa, tenho certeza que ficou mais gostoso com cogumelos frescos. Vou tentar fazer na próxima vez, obrigado pela dica 😉 Abraços!

  4. Milena Corrêa says

    André, estou adorando suas receitas. Me descobri alérgica a alguns dias e suas receitas tem ajudado bastante. As vezes faço algumas adaptações. No caso desta receita, é possível substituir a castanha pelo amendoim?
    Abraços, Milena

    • André says

      Oi Milena! Que bom que você está gostando das receitas 😀 Nessa receita não dá para trocar a castanha pelo amendoim, ela é responsável por dar cremosidade ao estrogonofe. O amendoim não dá certo neste caso. Abraços!

  5. Vc é maravilhoso! Suas receitas divinas! Todas que fiz ficaram maravilhosas. Poderia me explicar sobre o uso do polvilho doce nesta receita? gratidão ❤

    • André says

      Oi Giulliana! Uau! Fico muito feliz em saber que esteja gostando das receitas 😀 Nesta receita eu não usei polvilho doce. Mas se você não usar castanha de caju eu indico colocar um pouquinho de polvilho pra deixar o molho mais cremoso e encorpado. Abraços!

  6. Julia Arenzano says

    André, Parabéns! Há pouco tempo descobri que sou intolerante a lactose, e suas receitas tem que ajudado muito! Fiz este estrogonofe e amei! As panquecas de aveia são uma delícia também 🙂 Continue com as receitas sempre!

    • André says

      Oi Julia! Obrigado! Fico feliz em saber que minhas receitas estão te ajudando 😀 É muito bom esse estrogonofe né!? Legal que você fez as receitas também. Abraços 😉

  7. Flávia says

    Olá!
    Conheci esse espaço há pouco mais de uma semana. Estava à procura de uma receita de iogurte. Estou testando as receitas.
    Perguntinhas:
    1) Qto tempo posso guardar o rejuvilac na geladeira? Os nutrientes se mantém nesta temperatura?
    2) Não acerto o ponto do iogurte. Fica MT líquido. Alguma sugestão?
    3) Não encontro castanha não torrada para o strogonofe de beringela. Somente a assada e a torrada. Pode ser?
    Obrigada!
    Vou comprar o livro! Tomara que tenha aqui em Niterói.

    Flávia

    • André says

      Oi Flávia! Espero que você goste das receitas do blog. Vamos as respostas 😉
      1- O rejuvelcac dura cerca de 4 a 5 dias na geladeira. É importante manter ele na geladeira senão estraga, os nutrientes se mantém nessa temperatura.
      2- Tenta colocar mais ágar-ágar então, para deixar mais consistente. Cerca de 2 colheres de chá. Ou um pouco mais de polvilho doce.
      3- Não indico usar a castanha assada ou a torrada, seu sabor é bem mais forte e não vai ficar cremosa como a outra. Tenta usar um pouco de polvilho doce diluído em água para engrossar o creme do estrogonofe então.
      Oba! 😀 Espero que goste do livro. Deve ter sim em Niterói. Abraços!

  8. Helena says

    Fiz e chamei alguns amigos para experimentar. É maravilhosamente gostoso. De acompanhamento, fiz a receita das batatas assadas. Dá água na boca só de lembrar…foi o melhor jantar que já fiz! Obrigada. Sou sua fã!

    • André says

      Oi Helena! Fico feliz em saber que tenha gostado da receita 😀 É muito bom ne´? Nossa, deve ter ficado incrível acompanhado de batatas assadas. Deve ter sido um sucesso o jantar. De nada e abraços!

    • André says

      Oi Charlene! Infelizmente não, a castanha do Brasil não vai triturar muito bem e nem vai dar cremosidade para a preparação. Sugiro utilizar a de caju mesmo. Abraços!

  9. fatima silva says

    Na minha região na e fácil encontrar castanha de caju. alguma alternativa de substituição?

    • André says

      Oi Fatima! Que pena que você não encontra com facilidade. Você pode substituir por 1 ou 2 colheres de chá de polvilho doce ou fécula de batata para dar cremosidade e engrossar o creme. O resultado não vai ser o mesmo, mas funciona 😉 Abraços!

    • André says

      Oi Marcia! Fica muito bom mesmo. Espero que você goste 😉 Abraços!

  10. Yara Grillo says

    Excelência em receitas vegetarianas! Adorei vou caprichar no preparo! Gratidão!

    • André says

      Oi Yara! Que bom que gostou das receitas 😀 De nada e abraços!

  11. Renato says

    Não entendi. Na lista de ingredientes diz pra usar as castanhas + a água da demolha. Já no pré preparo, diz pra descartar a água da demolha, e na hora de bater no liquidificador, usar a água. O que é pra fazer, afinal?

    • na hora de bater, usar outra água
      ó o ingrediente na lista, em cima da castanha:

      Água – 3/4 xícara (180 ml)
      Castanha de caju não torrada e sem sal – 1/3 xícara (45 g) + água da demolha

    • André says

      Oi Renato! No pré-preparo você deixa as castanhas de molho na quantidade de água suficiente para cobrir. Depois das 4 horas vocês descarta essa água, lava as castanhas e coloca no liquidificador juntamente com água filtrada (outra água) descrito na lista de ingredientes 3/4 xícara (180 ml). Espero que tenha te ajudado 😉 Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *