Bebidas, Receitas
comentários 9

3 receitas de caipirinha que você precisa experimentar

Nem só de suco verde vive uma pessoa né!? 😂 Às vezes uma boa caipirinha, feita com ingredientes frescos e de boa qualidade, é muito mais saudável do que parece. Mas claro, desde que consumida com moderação. Não vale encher a cara e entortar hahaha.

Acho que nem preciso ficar explicando que a estrela principal desse drink brasileiro é a cachaça, uma bebida fermentada e destilada feita a partir da cana de açúcar. Carinhosamente apelidada de pinga, caninha, água que passarinho não bebe…e por aí vai.

Existem vários produtores de cachaça espalhados pelo Brasil, são inúmeros os rótulos. Comecei a comprar faz pouco tempo, então não tenho muito conhecimento sobre as melhores marcas para indicar. Antes eu bebia caipirinha com vodka, só agora comecei a beber com cachaça.

E não é só na caipirinha que entra a cachaça, ela pode substituir o vinho branco em molhos, marinadas e flambados. Além de compor massas de pastéis, tortas e bolos. Para os drinks deste post, usei uma cachaça orgânica de produção artesanal feita na Paraíba. Tinha comprado ano passado quando visitei Natal (Rio Grande do Norte).

Já experimentei vários sabores de caipirinhas em bares e restaurantes, das mais comuns como de morango, kiwi e abacaxi. Até as mais diferentes e exóticas, como de tangerina com pimenta rosa, frutas vermelhas com canela, abacaxi com manjericão e carambola. Sou daqueles que sempre pede uma diferente para experimentar. Algumas surpreendem, e MUITO!

É bem difícil eu conseguir fazer uma caipirinha de limão boa em casa, algumas ficam amargas, outras doces ou forte demais. Admiro quem consegue fazer a caipirinha tradicional perfeita. Por isso que geralmente faço com outras frutas, pra não ter erro.

Neste post apresento três receitas simples e diferentes que levam frutas nativas do Brasil. Um drink brasileiro merece ser feito com frutas brasileiras né! Tem de maracujá, de jabuticaba e de caju. Todas irresistíveis! A cachaça combina perfeitamente com essas frutas.

Caipirinha de jabuticaba

Você vai precisar de…
Jabuticaba – 15 bagos pequenos
Açúcar demerara – 1 1/2 colher de sopa
Cachaça – 60 ml
Gelo – 6 à 8 cubos

Como fazer…
1- Lave bem as jabuticabas e coloque em um copo grande.
2- Adicione o açúcar demerara e macere com um socador até todos bagos estourarem.
3- Acrescente a cachaça e o gelo. Mexa bem com uma colher de baixo para cima, até misturar completamente a jabuticaba e o açúcar com a cachaça.
4- Espere cerca de 1 minuto antes de servir, assim a caipirinha irá ficar mais gelada e saborosa.

Rendimento: 1 copo

Caipirinha de caju

Você vai precisar de…
Caju fresco – 1 pequeno (130 g aprox.)
Açúcar demerara – 1 1/2 colher de sopa
Cachaça – 60 ml
Gelo – 6 à 8 cubos

Como fazer…
1- Lave bem o caju e corte em cubinhos, não precisa descascar.
2- Coloque em um copo grande com o açúcar demerara e macere com um socador.
3- Acrescente a cachaça e o gelo. Mexa bem com uma colher de baixo para cima, até misturar completamente os pedaços de caju e o açúcar com a cachaça.
4- Espere cerca de 1 minuto antes de servir, assim a caipirinha irá ficar mais gelada e saborosa.

Caipirinha de maracujá

Você vai precisar de…
Polpa de maracujá com sementes – 3 colheres de sopa (45 ml)
Açúcar demerara -2 colher de sopa
Cachaça – 60 ml
Gelo – 6 à 8 cubos

Como fazer…
1- Coloque a polpa de maracujá e o açúcar em um copo grande e macere com um socador.
2- Acrescente a cachaça e o gelo. Mexa bem, de baixo para cima, até misturar completamente a polpa e o açúcar com a cachaça.
3- Espere cerca de 1 minuto antes de servir, assim a caipirinha irá ficar mais gelada e saborosa.

DICAS:
– Com a caipirinha pronta, indico você esperar um pouco antes de servir. Cerca de 1 minuto já é suficiente, pouco tempo mesmo, só para gelar os ingredientes e os sabores se misturarem. Se você servir logo em seguida o sabor da cachaça prevalece. O que perderia toda a graça de variar as frutas, já que não vai dar para sentir o sabor. Por isso indico esperar um pouquinho antes de servir 🍹😋
– Para incrementar o sabor você pode adicionar algumas gotas de limão no final do preparo.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

  1. Sandra Luz says

    Variações são sempre bem vindas; mas, Caipirinha – com “C” maiúsculo 😉 – é o coquetel oficial do Brasil, feito com limão, açúcar, gelo e cachaça.
    Dê uma olhada em mapadacachaca.com.br.
    Abraços.

  2. Kassandra says

    Maravilhoso como sempre! Bem explicado e com fotos lindas! Sou fã do seu capricho! <3

    • André says

      Oi Kassandra! Fico feliz em saber que tenha gostado do post e do meu capricho hehehe 😀 Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *