Café da manhã, Lanches, Sem glúten
comentários 17

Bolo cremoso de mandioca com coco

Depois do bolo nada fácil e prático que fiz para comemorar o aniversário de dois anos do blog, chegou a hora de fazer um bolinho bem mais simples e rápido. Perfeito para a correria do dia a dia.

O clássico bolo de mandioca com coco ganha uma versão sem ovos, sem laticínios e sem açúcar refinado por aqui. Além de não levar farinha e não conter glúten, do mesmo jeito que o tradicional. O preparo é simples, basta bater todos os ingredientes no liquidificador, pôr na fôrma e assar por alguns minutos. Fica bem saboroso e cremoso!

Você vai precisar de…
Mandioca crua descascada – 750 g
Açúcar demerara – 1 xícara (210 g)
Leite de coco – 1 xícara (250 ml)
Coco fresco ralado – 1 xícara (90 g)
Farinha de linhaça – 4 colheres de sopa (20 g)
Sal – uma pitada (opcional)

Como fazer…
1- Preaqueça o forno a 180 °C.
2- Corte a mandioca em pedaços pequenos com cerca de 3 centímetros.
3- Coloque no liquidificador e adicione o leite de coco, a farinha de linhaça e o sal. Bata bem até obter uma mistura lisa.
4- Transfira para um recipiente e adicione o açúcar e o coco ralado. Misture bem até incorporar os ingredientes.
5- Unte uma fôrma (usei uma de 33 × 23 cm) com óleo e despeje a massa. Nivele com uma colher e leve ao forno preaquecido por 40 minutos, ou até dourar as bordas.
6- Retire do forno e espere esfriar antes de cortar em quadradinhos e servir.

Rendimento: 12 pedaços

Notas:
– Para esta receita usei leite de coco caseiro, a receita você confere aqui.
– Você pode substituir o coco fresco ralado por coco seco ralado na mesma quantidade (1 xícara). Mas indico usar o fresco por ser mais saboroso.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

  1. Elisa says

    André, bom dia! Meu bebe está om um ano e cinco meses. Não comeu açucar refinado a minha intenção é não dar enquanto puder. Todas as vezes que vou adoçar um bolo uso passas, mas ela altera o sabor. Qual seria a melhor opção? Gostei demais das suas receitas!

  2. beth alves says

    Olá André
    Gosto muito de suas receitas já fiz várias. Gostaria de saber se você já ouviu falar ou já consumiu leite de coco em pó. Moro em balneário cambóriu e compro tudo na casa do colono que é um super armazém de coisas naturais. Semana passada vi e comprei essa novidade, LEITE DE COCO EM PÓ. Fica muito bom com café. Procurei em toda internet e não encontrei nada sobre o leite de coco em pó. No mesmo armazem além do a granel que comprei tinha tb umas embalagens do La Serenissima uma marca argentina que tem muito aqui no sul. Você sabe algo a respeito desse novo produto?

    • André says

      Oi Beth! Fico feliz em saber que gosta das minhas receitas 😀 Já ouvi falar do leite de coco em pó, mas nunca consumi. Conheço sim a Casa do Colono em Balneário Camboriú, morei 4 anos aí e sempre fazia minhas compras lá. Não conheço essa marca, mas sei que agora tá surgindo cada vez mais no mercado leite de coco em pó, até a Monama Orgânicos começou a vender. É uma boa porque é super prático e até onde eu sei é natural. O leite de coco é desidratado em baixa temperatura. Quero experimentar isso em breve e pesquisar mais sobre, obrigado pela dica 😉 Abraços!

  3. Patricia says

    Olá! Adorei o blog e vou visitar sempre… A receita daria certo sem a farinha de linhaça?
    Obrigada! Beijos!

    • André says

      Oi Patricia! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Sim, dá certo sem a farinha de linhaça. Eu usei só para dar uma liga extra na massa, mas dá para fazer sem. De nada e abraços!

  4. Keisy says

    Amo seu blogs, as receitas e as imagens são magníficas, parabéns! Gostaria de saber se posso trocar por outro leite vegetal, como por exemplo o de aveia. Gratidão.

    • André says

      Oi Keisy! Fico feliz em saber que goste do blog e das fotos 😀 Sim, você pode substituir por outro leite de vegetal, eu indicaria de castanha de caju, do pará, amêndoas ou de arroz. O leite de aveia possui bastante amido, acho que isso deixaria o bolo muito úmido e pegajoso, por isso não indico usar ele. Abraços!

  5. Dayana Moura says

    A mandioca è cozida ou crua??
    Seu blog è maravilhoso.

    • André says

      Oi Dayana! Não deixei muito claro no post né, vou até arrumar isso. Ela é crua, não precisa cozinhar. Fico feliz em saber que goste do blog 😀 Abraços!

  6. Renata Nogueira says

    Olá! Conheci o seu blog essa semana através do “Presunto vegetariano” e estou a-man-do!!! Parabéns pelo conteúdo, organização e bom humor =)
    Essa receita parece deliciosa, vou fazer com certeza rs
    Estou pensando em fazer uns lanchinhos saudáveis para vender e ajudar aqui em casa. Você tem idéia de qual valor eu poderia vender um pedaço desse bolo por exemplo?

    • André says

      Oi Renata! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 É muito boa essa receita, espero que goste 😉 É difícil dizer qual valor você poderia cobrar porque depende muito do valor dos ingredientes onde você mora. Sugiro calcular todos os gastos pra poder precificar o bolo. Abraços!

  7. Cintia Moura says

    Parece bem fácil de fazer e dá até vontade de morder essa foto, hehehe. Vamos testar aqui, na terra da macaxeira (=mandioca)!

    • André says

      Oi Cintia! Sim, é super fácil. Espero que goste 😉 Já no sul é aipim hehehe, mesma raiz vários nomes. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *