Café da manhã, Lanches, Post novo, Sem glúten
comentários 14

Bolo cremoso de mandioca com coco

Depois do bolo nada fácil e prático que fiz para comemorar o aniversário de dois anos do blog, chegou a hora de fazer um bolinho bem mais simples e rápido. Perfeito para a correria do dia a dia.

O clássico bolo de mandioca com coco ganha uma versão sem ovos, sem laticínios e sem açúcar refinado por aqui. Além de não levar farinha e não conter glúten, do mesmo jeito que o tradicional. O preparo é simples, basta bater todos os ingredientes no liquidificador, pôr na fôrma e assar por alguns minutos. Fica bem saboroso e cremoso!

Você vai precisar de…
Mandioca crua descascada – 750 g
Açúcar demerara – 1 xícara (210 g)
Leite de coco – 1 xícara (250 ml)
Coco fresco ralado – 1 xícara (90 g)
Farinha de linhaça – 4 colheres de sopa (20 g)
Sal – uma pitada (opcional)

Como fazer…
1- Preaqueça o forno a 180 °C.
2- Corte a mandioca em pedaços pequenos com cerca de 3 centímetros.
3- Coloque no liquidificador e adicione o leite de coco, a farinha de linhaça e o sal. Bata bem até obter uma mistura lisa.
4- Transfira para um recipiente e adicione o açúcar e o coco ralado. Misture bem até incorporar os ingredientes.
5- Unte uma fôrma (usei uma de 33 × 23 cm) com óleo e despeje a massa. Nivele com uma colher e leve ao forno preaquecido por 40 minutos, ou até dourar as bordas.
6- Retire do forno e espere esfriar antes de cortar em quadradinhos e servir.

Rendimento: 12 pedaços

Notas:
– Para esta receita usei leite de coco caseiro, a receita você confere aqui.
– Você pode substituir o coco fresco ralado por coco seco ralado na mesma quantidade (1 xícara). Mas indico usar o fresco por ser mais saboroso.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

  1. Patricia says

    Olá! Adorei o blog e vou visitar sempre… A receita daria certo sem a farinha de linhaça?
    Obrigada! Beijos!

    • André says

      Oi Patricia! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Sim, dá certo sem a farinha de linhaça. Eu usei só para dar uma liga extra na massa, mas dá para fazer sem. De nada e abraços!

  2. Keisy says

    Amo seu blogs, as receitas e as imagens são magníficas, parabéns! Gostaria de saber se posso trocar por outro leite vegetal, como por exemplo o de aveia. Gratidão.

    • André says

      Oi Keisy! Fico feliz em saber que goste do blog e das fotos 😀 Sim, você pode substituir por outro leite de vegetal, eu indicaria de castanha de caju, do pará, amêndoas ou de arroz. O leite de aveia possui bastante amido, acho que isso deixaria o bolo muito úmido e pegajoso, por isso não indico usar ele. Abraços!

  3. Dayana Moura says

    A mandioca è cozida ou crua??
    Seu blog è maravilhoso.

    • André says

      Oi Dayana! Não deixei muito claro no post né, vou até arrumar isso. Ela é crua, não precisa cozinhar. Fico feliz em saber que goste do blog 😀 Abraços!

  4. Renata Nogueira says

    Olá! Conheci o seu blog essa semana através do “Presunto vegetariano” e estou a-man-do!!! Parabéns pelo conteúdo, organização e bom humor =)
    Essa receita parece deliciosa, vou fazer com certeza rs
    Estou pensando em fazer uns lanchinhos saudáveis para vender e ajudar aqui em casa. Você tem idéia de qual valor eu poderia vender um pedaço desse bolo por exemplo?

    • André says

      Oi Renata! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 É muito boa essa receita, espero que goste 😉 É difícil dizer qual valor você poderia cobrar porque depende muito do valor dos ingredientes onde você mora. Sugiro calcular todos os gastos pra poder precificar o bolo. Abraços!

  5. Cintia Moura says

    Parece bem fácil de fazer e dá até vontade de morder essa foto, hehehe. Vamos testar aqui, na terra da macaxeira (=mandioca)!

    • André says

      Oi Cintia! Sim, é super fácil. Espero que goste 😉 Já no sul é aipim hehehe, mesma raiz vários nomes. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *