Destaque inicial, Entradas e acompanhamentos, Lanches, Receitas, Sem glúten
comentários 12

Como fazer granola salgada

Fazer granola em casa é muito simples e rápido, para você ter noção, essa aí eu fiz em menos de 30 minutos, incluindo o tempo de forno. Já publiquei aqui no blog como fazer granola doce, agora chegou a hora de eu explicar como fazer salgada. Ela é perfeita para polvilhar sobre saladas e pratos para dar uma crocância e sabor a mais, ou para ser consumida pura mesmo como um lanchinho da tarde. É uma forma bem saborosa e prática de se alimentar bem e nutrir o corpo nos intervalos das refeições.

Não existe muitas regras para fazer granola, você pode usar a combinação de ingredientes que preferir e a quantidade que desejar. Na dúvida segue a receita que não tem erro, mas se sentir confiante, faça sua própria versão, as combinações são infinitas. Gosto de fazer granola com aqueles restinhos de castanhas e sementes para fazer uma limpa na despensa antes que estraguem.

Já vi várias receitas de granola salgada por aí, basicamente todas são formadas por uma base leve e de sabor mais neutro, que pode ser aveia em flocos grossos ou finos, flocos de milho sem açúcar e/ou flocos de arroz. Nessa base é adicionado sementes e/ou oleaginosas, como sementes de abóbora, de girassol, linhaça, chia, gergelim, castanhas, nozes e amêndoas.

Com o mix formado, é a hora de entrar os temperos para dar aquele sabor de quero mais. Aqui você pode usar ervas secas como alecrim, tomilho, orégano e manjericão. Alho e/ou cebola em pó, noz moscada moída, pimenta do reino moída, levedura de cerveja, cúrcuma e páprica doce. Por fim, um pouquinho de sal e azeite de oliva para dar o toque final.

Você vai precisar de…
Flocos de milho sem açúcar – 2 xícaras (65 g)
Semente de girassol crua e sem casca – 1/3 xícara (50 g)
Semente de abóbora crua e sem casca – 1/3 xícara (40 g)
Castanha de caju crua e sem sal – 1/4 xícara (30 g)
Linhaça dourada – 1 colher de sopa – (8 g)
Gergelim (preto ou branco) – 1 colher de sopa – (6 g)
Azeite de oliva – 1 colher de sopa – (15 ml)
Sal – 1/2 colher de chá (3 g)
Cúrcuma – 1/4 colher de chá
Pimenta do reino – a gosto (opcional)

Como fazer…
1- Preaqueça o forno a 180 ºC.
2- Coloque todos os ingredientes, exceto os flocos de milho, em uma assadeira. Misture bem com uma colher até envolver todos os ingredientes com o azeite. Espalhe o máximo que conseguir sobre a assadeira para assar uniformemente.
3- Leve ao forno preaquecido por cerca de 10 minutos ou até ficar bem dourado. Retire do forno no meio do tempo e chacoalhe a assadeira para assar por completo.
4- Retire do forno e chacoalhe a assadeira de vez em quando até esfriar por completo. Isso serve para deixar todos os ingredientes sequinhos e crocantes.
5- Adicione os flocos de milho e misture bem.
6- Transfira para potes com tampa e armazene em local seco e fresco. Dura cerca de 5 dias.

Rendimento: 2 1/2 xícaras

  1. Marília Gabriela says

    Sempre procurei granola salgada nos supermercados e nada! Amo comer nas saladas! Valeu pela receita! 👍🏻😘

    • André says

      Oi Marília! É difícil mesmo encontrar granola salgada em supermercados. Fica ótima em saladas né!? Espero que você goste da receita 😉 Abraços!

  2. Brenda says

    Nunca comi granola salgada, como seria o consumo dessa granola?
    Receitas maravilhosas.

    • André says

      Oi Brenda! A granola salgada é perfeita para polvilhar sobre saladas e pratos para dar uma crocância e sabor a mais, ou para ser consumida pura mesmo como um lanchinho da tarde. Abraços!

  3. Clarissa Dias says

    Oi André!! Nessa receita você disse q a durabilidade é de cinco dias, e pq a durabilidade da receita de granola doce é de 1 mês??

    Adorei as duas receitas, usei como base elas, recriei conforme o meu gosto, obrigadaaaa!!

    Vou comprar o seu livro, certoooooo

    • André says

      Oi Clarissa! Essa receita dura mais do que 5 dias na realidade, porém ela vai perdendo a crocância aos poucos. Já a granola doce não, ela se mantêm por mais tempo. Que bom que você gostou das receitas 😀 Espero que goste do livro também. Abraços!

  4. mariana says

    Olá, pelo que a receita vai ao fogo? Se simplesmente misturar os ingredientes dura menos ou algo assim?

    • André says

      Oi Mariana! Ela vai ao forno para ficar crocante e durar mais. Você até pode misturar todos ingredientes sem levar ao forno, porém nesse caso não use azeite de oliva. Eu não indico essa forma de preparo porque o sabor não vai ficar tão bom e nem crocante. Abraços!

  5. Vanessa Krohling Mayer says

    André!!!!! Eu caí no seu blog e fiquei de queixo caído! Tive que fazer um tour de receita em receita e fiquei mais apaixonada ainda. Fotografia sensacional, ingredientes brasileiros, explicação detalhada… Continue postando e inspirando os leitores! Eu amo cozinhar e ainda hoje vou testar algumas receitas. Abraços!

    • André says

      Oi Vanessa! Uau, fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Bom saber que tenha achado as fotos boas e a explicação detalhada, essa é a ideia hahaha. Obrigado pela mensagem motivadora querida, com certeza irei continuar postando 😉 Espero que goste das receitas. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *