Café da manhã, Lanches, Receitas
comentários 4

Biscoito de chocolate com jatobá

Alguns dias atrás tive a oportunidade de conhecer os boxes do Instituto Ata, do chef Alex Atala, no Mercado Municipal de Pinheiros aqui em São Paulo. Eu que sou apaixonado por ingredientes nativos do Brasil fiquei encantado e quis comprar quase tudo hahaha. São 4 boxes com produtos típicos de cada bioma: Caatinga e Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia e Pampas. Quem mora por aqui ou vier passear e gosta de produtos regionais de alta qualidade vale a pena visitar. 

É incrível como o Brasil é riquíssimo em ingredientes nativos. É uma pena que grande parte é desconhecido, dificilmente encontrado no mercado e na mesa dos brasileiros. Por isso que apoio iniciativas como do Instituto Ata, que promovem o regionalismo, a cultura, a sustentabilidade e a agricultura familiar.

Um dos problemas que vejo na difusão dos ingredientes nacionais, além da dificuldade de encontrar, é a falta de receitas que incentive seu consumo. Por esse motivo quero trazer cada vez mais receitas com ingredientes brasileiros por aqui.

Um dos produtos que comprei foi a farinha de jatobá produzida pela Central do Cerrado. Dá até para comprar pelo site deles aqui. Sei que algumas lojas de produtos naturais tem para vender também, mas não são todas.

Para quem não conhece, o jatobá é uma vagem de casca dura e marrom com cerca de 15 centímetros. Tem polpa adocicada de tom amarelado e consistência farinácea, de onde origina a farinha, que entra no preparo de biscoitos, bolos, pães e mingaus. (Fonte: Misture a gosto: Glossário de ingredientes do Brasil – Ana Luiza Trajano)

A farinha de jatobá é naturalmente sem glúten e rica em ferro. Tem cheiro forte, o que pode desagradar muitos, mas seu sabor adocicado é incrível. Resolvi combinar com chocolate 70% cacau para fazer biscoitos. Ficou IN-CRÍ-VEL! Sério! Já até repeti a fornada hahaha.

O adocicado da farinha combina perfeitamente com os pedacinhos amargo do chocolate deixando os biscoitos com sabor bem equilibrado. Isso sem falar da textura, eles ficam sequinhos e crocantes com um toque amanteigado típico da farinha. Realmente estou apaixonado por esses biscoitos e pela farinha hahaha 😍

Você vai precisar de…
Farinha de aveia – 1 xícara (110 g)
Farinha de jatobá – 1/2 xícara (33 g)
Açúcar demerara – 1/3 xícara (80 g)
Água filtrada – 75 ml
Chocolate 70% cacau, picado e sem leite – 3 colheres de sopa (30 g)
Óleo vegetal – 2 colheres de sopa (30 ml)
Bicarbonato de sódio – 1/2 colher de chá (3 g)
Sumo de limão – 1/2 colher de chá (2,5 ml)

Como fazer…
1- Preaqueça o forno a 180 ºC.
2- Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture até obter uma massa homogênea, ela irá ficar um pouco grudenta.
3- Modele os biscoitos com as mãos formando bolinhas e depois achatando. Use uma colher de sopa para medir a quantidade de massa para cada um.
4- Coloque em uma assadeira untada com óleo, forrada com papel manteiga ou num tapete de silicone. Deixe pelo menos 3 cm de espaço entre os biscoitos, eles irão crescer um pouco quando assar.
5- Leve ao forno preaquecido por cerca de 25 minutos. Vire na metade do tempo para assar do outro lado.
6- Retire do forno e espere esfriar. Não se preocupe se os biscoitos estiverem um pouco úmidos e macios ao sair do forno, ao esfriar ficarão crocantes.
7- Transfira para um frasco de vidro fechado e armazene em temperatura ambiente, dura cerca de 5 dias.

Rendimento: 19 biscoitos

Dica: Você pode fazer esses biscoitos numa versão sem glúten, basta usar farinha de aveia e chocolate sem essa proteína.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

  1. cristiane says

    Parabéns pela receita e pela divulgação de produtos brasileiros!

  2. Sabrina says

    Simplesmente encantada! Vou hoje mesmo procurar árvores de jatobá pela cidade que moro, agora é época deles.

    • André says

      Oi Sabrina! Que bom que gostou 😀 Que legal! Com farinha fresca deve ficar melhor ainda. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *