Receitas, Sem glúten, Sobremesas
comentários 73

2 anos, 1 grande novidade e 1 bolo vermelho para comemorar

Dois anos atrás eu lançava o meu blog com o objetivo de disseminar informações sobre como podemos tornar a relação homem-comida-meio ambiente mais harmoniosa possível, sem deixar de lado o prazer, é claro. Ao longo desse tempo publiquei por aqui receitas simples e gostosas (ao meu ver, é óbvio), que valorizam os alimentos de origem vegetal, integrais, orgânicos e produzidos localmente.

Aos poucos o número de leitores foram aumentando, contabilizando hoje quase 1,5 milhão de visualizações. Agradeço a todos que acompanham por aqui minhas aventuras na cozinha. Esse blog não existiria mais se não fosse o incentivo de vocês através dos acessos, comentários, e-mails, compartilhamentos e curtidas. Cada vez que algum(a) leitor(a) entra em contato comigo, seja para tirar dúvidas, pedir ajuda ou elogiar, meu coração transborda de alegria e me sinto mais inspirado a continuar. Muitíssimo obrigado mesmo!

A grande novidade da vez é que pela primeira vez Tempero Alternativo vai sair do mundo virtual e se materializar nas livrarias. É isso mesmo, vai virar livro graças a Editora Alaúde!!! ❤ O lançamento está previsto para a primeira semana de abril. O livro será do mesmo jeitinho do blog, com toques de humor, simplicidade, e receitas bem explicadas (assim espero rs) e fotografadas por mim. Serão 50 receitas veganas, quase todas inéditas, com várias opções sem glúten e sem açúcar.

Vai ter receitas para o café da manhã, como biscoito de fubá e muffins de castanha do pará. Entradas e acompanhamentos, como croquete de palmito, antepasto de pimentões e chips de banana. Pratos principais como nhoque de mandioquinha, torta de cebola caramelizada e almôndegas de quinoa com ervilha. E sobremesas como manjar de coco com jabuticaba e pavê de amendoim. Tá tudo uma delícia e uma lindeza só! Em breve irei divulgar mais informações 😉

Como esse post é especial de aniversário, tem que ter bolo né!? Ainda mais de um blog de culinária. Resolvi fazer um bolo inspirado no Red Velvet (vermelho veludo), muito tradicional nos Estados Unidos. Sempre quis fazê-lo, acho que mais pela cor do que pelo sabor hahaha. Basicamente ele consiste num bolo fofinho e aerado, por isso veludo no nome, com massa tingida com corante vermelho e recheado com cream cheese.

Ingredientes do corante natural

Eu nunca experimentei o tradicional, então não sei dizer se a minha versão vegana e sem glúten tem sabor parecido ou não. Mas uma coisa posso afirmar, ele fica MA-RA-VI-LHO-SO! Sério, muito bom mesmo! A massa fofinha e adocicada, com sabor de baunilha, combina perfeitamente com o creme azedinho de limão. Ele não fica nem um pouco açucarado e enjoativo.

De longe esse bolo não é rápido de fazer, por isso é bom se programar. O creme precisa ficar na geladeira por cerca de 3 horas para firmar. E a massa depois de assada, no meu caso em duas partes porque não tenho duas fôrmas iguais, precisa esfriar completamente para poder montar. Sem contar que antes disso tudo é necessário preparar o corante natural de beterraba, nada de corante artificial, por favor! Ah, e o bolo não fica com gosto de beterraba, se é que essa dúvida surgiu agora. Apesar de que tem várias etapas, ingredientes e demora um bocado, ele não é difícil de fazer. Basta seguir o passo a passo que não tem erro.

Pode parecer desanimador fazer esse bolo devido a lista enorme de ingredientes. Mas vai por mim, cada ingrediente tem uma função importante. Gosto de simplificar as coisas, mas nesse caso não deu. Não indico substituir ou eliminar alguns ingredientes, salvo aqueles que estiver escrito “opcional”. Você vai notar que tem um ingrediente bem incomum na receita, o psyllium. Essa foi a primeira vez que usei ele.

O psyllium é a casca retirada das sementes de uma planta nativa da Índia, riquíssimo em fibras. Sua ingestão deve ser acompanhado de água, é um laxante natural, normalmente é consumido em pequenas quantidades para evitar prisão de ventre. Você pode encontrar em lojas de produtos naturais e em farmácias, é vendido em pó ou em cápsulas (certifique-se se é vegetariano).

Nessas horas você deve estar se perguntando, porque diabos usei ele no bolo. Simples, bolos veganos e sem glúten costumam ficar secos e quebradiços no dia seguinte do preparo, para evitar isso, basta usar o psyllium. Ele mantêm a umidade do bolo e deixa mais elástico e macio. É opcional, mas indico usar para melhorar a textura.

Você vai precisar…

para o corante:
Beterraba – 3 pequenas (250 g)
Água filtrada – 600 ml

para a massa:
Mistura de farinha sem glúten – 3 xícaras (440 g) – receita aqui
Açúcar demerara – 1 xícara (215 g)
Óleo de girassol – 1/2 xícara (125 ml) + um pouco para untar a fôrma
Corante natural de beterraba – 300 ml
Farinha de linhaça – 2 colheres de sopa (10 g)
Água – 5 colheres de sopa (45 ml)
Cacau em pó – 2 colheres de sopa (10 g) + um pouco para polvilhar a fôrma
Extrato de baunilha – 2 colher de sopa (30 ml)
Psyllium em pó – 1 colher de sopa (5 g) – opcional
Fermento químico em pó – 1 colher de sopa (10 g)
Sumo de limão ou vinagre de maçã – 1 colher de sopa (15 ml)
Sal – 1/4 colher de chá – opcional

para o creme:
Tofu firme drenado e esmigalhado – 2 xícaras (500 g)
Castanha de caju não torrada e sem sal – 1/2 xícara (70 g)
Açúcar demerara – 1/3 xícara (75 g)
Óleo de coco derretido – 1/3 xícara (80 ml)
Sumo de limão – 3 colheres de sopa – (45 ml)
Extrato de baunilha – 1 colher de sopa (15 ml)

Atenção, antes de fazer é necessário um pré-preparo…
Coloque as castanhas de caju em um recipiente e cubra-as com água filtrada. Deixe de molho por pelo menos 4 horas. Essa etapa serve para deixar as castanhas macias e para tirar seus antinutrientes, como o fitato. Depois da demolha, escorra e descarte a água. Lave bem as castanhas em água corrente e utilize normalmente na receita.

Como fazer…
1- Comece preparando o creme (ver dica). Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até obter um creme liso e homogêneo. Desligue o liquidificador de vez em quando e raspe as laterais para ajudar no processo.
2- Transfira o creme para um recipiente com tampa e leve à geladeira por cerca de 3 horas, ou até firmar. É importante que se utilize óleo de coco para o creme, e não outro óleo vegetal, uma vez que ele é o responsável por deixar o creme mais consistente e firme para poder rechear.
3- Enquanto o creme endurece, prepare o corante. Descasque as beterrabas e corte em pedaços menores.
4- Coloque no liquidificador juntamente com a água e bata bem até ficar homogêneo.
5- Coe o suco utilizando uma peneira fina.
6- Transfira para uma panela e leve ao fogo médio até reduzir pela metade. Para a receita será utilizado 300 ml, caso você reduziu demais complete com água. Reserve até esfriar e ficar em temperatura ambiente.
7- Enquanto o corante esfria, comece a preparar a massa. Em um recipiente pequeno, coloque a farinha de linhaça e a água. Misture bem e reserve por cerca de 5 minutos.
8- Em um recipiente grande, misture os ingredientes secos: a mistura de farinha sem glúten, o açúcar demerara, o cacau em pó, o psyllium e o sal. Reserve o fermento, ele será adicionado por último.
9- Em outro recipiente, misture os ingredientes líquidos: o óleo de girassol, o sumo de limão, o extrato de baunilha, o corante natural e a farinha de linhaça hidratada.
10- Adicione os ingredientes líquidos aos secos, mexendo levemente com um batedor de arame ou com uma colher até obter uma mistura lisa. Reserve.
11- Preaqueça o forno a 180 ºC e unte uma fôrma redonda de 20 cm de diâmetro com óleo. Polvilhe cacau em pó e reserve.
12- Transfira metade da massa para um recipiente e adicione 1/2 colher de sopa de fermento químico. Misture delicadamente até incorporar. Só adicione o fermento quando for assar.
13- Transfira a massa para a fôrma e leve ao forno preaquecido por 25 minutos, ou até que um palito saia limpo ao ser inserido no centro.
14- Retire do forno e desenforme quando amornar.
15- Lave a fôrma e repita o processo com o restante da massa. Se você tiver 2 fôrmas de mesmo tamanho, e ambas couberem no forno, você pode assar as duas massas ao mesmo tempo.
16- Com ambas camadas assadas, desenformadas e em temperatura ambiente, corte o topo para que fiquem planas e niveladas.
17- Monte o bolo intercalando uma camada de massa, uma de creme, mais uma de massa, e finalize cobrindo o topo e as laterais com o creme.
18- Se não for servir logo, armazene na geladeira coberto com algum recipiente. Dura cerca de 3 dias.

Dica: ao fazer o creme é provável que você sinta o sabor residual do tofu. Para eliminar completamente, indico preparar o creme no dia anterior. Quanto mais tempo o tofu ficar misturado com os outros ingredientes, menos sabor residual ele terá.

Salvar

    • André says

      Oi Monica! Eu nunca tentei com farinha de trigo normal, então não sei te dizer ao certo se funciona. Mas acredito que sim. Se fizer me avisa como ficou 😉 Abraços!

  1. Thereza says

    Olá, parabéns pelo sucesso do blog!

    Eu posso substituir o açúcar demerara pelo mascavo?

    • André says

      Oi Thereza! Muito obrigado 😀 Eu nunca tentei com açúcar mascavo, mas acho que dá certo sim. Porém o bolo não vai ficar com essa cor vermelha, ele deve ficar marrom escuro. Abraços!

      • Thereza says

        Aqui de novo, André! Rsss

        Qual é o tamanho da forma do bolo mesmo?

        • André says

          Oi Thereza! Usei uma fôrma com 10 cm de diâmetro 😉 Abraços!

          • André says

            Desculpa Thereza, errei o tamanho, é 20 cm de diâmetro e não 10 como citei anteriormente. Abraços!

  2. Cintia Moura says

    Linda a cor da massa desse bolo! 🙂 A cor da beterraba é linda!!! Parabéns!

  3. Julia Priess Niehues says

    Oooi André. Parabéns pelos 2 anos, mas principalmente Parabéns pelo livro!! Que novidade maravilhosa. Com certeza também vou querer um, hehehe. Lindo seu bolo, mas me impressionou seu corante ser a beterraba e ter ficado tão lindo. Ja testei tantos bolos de beterraba que perderam a cor ao assar 😕. Com certeza vou testar sua receita. Mas quero uma opinião sua, você acha que o efeito seria o mesmo caso o corante seja feito em uma centrifuga de sucos?

    Beijo beijo😙

    • André says

      Obrigado Julia! Oba!!! Espero que goste do livro. Que pena que eles perderam a cor, é normal isso acontecer. Por isso indico usar o suco bem concentrado, com cor bem forte para isso não acontecer. É melhor ainda se você usar centrífuga, porque daí o suco já vem super concentrado, sem adição de água. Eu não indiquei isso porque são poucos que tem centrífuga. Abraços!

  4. Clarissa Dias says

    PARABÉNS!! Vou querer o livro certoooo!!! Avisa a gente direitinho! beijo

    • André says

      Obrigado Clarissa! Pode deixar, irei avisar quando o livro lançar 😉 Abraços!

  5. Camila says

    Oi André, Parabéns pelo livro. Não vejo a hora de poder ver, ler e experimentar as receitas. Por enquanto, vou experimentar essa aqui esse fim de semana, pq esse bolo parece bom demais.
    Obrigada, como sempre, por todas essas idéias, receitas e dicas que você compartilha conosco. <3

    • André says

      Obrigado Camila! Tomara que você goste do livro e dessa receita. Depois me conta o que achou desse bolo 😉 De nada querida. Abraços!

  6. Joseane says

    Moço, teu blog é maravilhoso! é bem compatível com as mudanças que venho fazendo na minha alimentação.
    Parabéns (e obrigada)!

    • André says

      Oi Joseane! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Obrigado e abraços!

  7. Patricia says

    Parabéns!! Este blog é muito bom mesmo, dá muita vontade de cozinhar! E o bolo é lindo, vou fazer, com certeza! 🙂

    • André says

      Obrigado Patricia! Fico feliz em saber que você gosta do blog e que te dá vontade de cozinhar 😀 Espero que goste do bolo. Abraços!

  8. Juliana says

    Oie! Nunca comentei aqui, mas te acompanho faz tempo. Já fiz um monte das suas receitas e todas deliciosas! Parabéns!

    • André says

      Obrigado Juliana! Fico feliz em saber que você acompanha o blog faz tempo e que já fez várias receitas e gostou 😀 Abraços!

  9. Paula Fontan says

    Parabéns, André!! Muito grata por você compartilhar suas receitas e dicas culinárias. Seu blog é muito bem elaborado, gostoso de ler e aprender.
    Muito sucesso com o lançamento do seu primeiro livro \o/\o/\o/
    Abração!

    • André says

      Obrigado Paula! Fico feliz em saber que goste do blog 😀 Obrigado e abraços!

  10. yara asche says

    Parabens Andre, muito sucesso com seu livro, tenho certeza que vai ser. Seu blog e uma delicia, as receitas sao otimas e so de olhar ja da agua na boca. Obrigada por compartilhar
    Yara

    • André says

      Obrigado Yara! Fico feliz em saber que goste do blog e das receitas 😀 De nada e abraços!

  11. Juliana A C Vargas says

    Parabéns André por essa conquista! Gosto muito do seu blog, sempre que posso faço algumas de suas receitas. Obrigada por compartilhar essas receitas incríveis!
    Sucesso!!!

    • André says

      Obrigado Juliana! Fico feliz em saber que você gosta do blog 😀 De nada e abraços!

  12. Carol says

    Sou nova aqui, e pra começar blog maravilhoso.
    Tipo perfeito.. parabéns <3

    • André says

      Obrigado Carol! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Abraços!

  13. VIVIANE BATISTA BEZERRA LOSADA says

    PALAVRA QUE TRADUZ SEU BLOG: MARAVILHOSO!!!! PARABÉNS

  14. Dayse Jerônimo F Rocha says

    André muito prazer em conhece -lo e ao seu Blog!
    Hoje foi a primeira vez que eu acessei e coincidiu com essa data tão festiva! Parabéns!
    Adorei as receitas dos leites vegetais, os queijos.
    Agora seu blog faz parte da minha vida!!!😙Obrigada!
    Sucesso no lançamento do livro!

    • André says

      Oi Dayse! Que coincidência mesmo, seja bem-vindo hehehe. Espero que goste das receitas 😉 Obrigado e abraços!

  15. parabéns, Andreeee!! <3 Seu trabalho é incrível, dá pra notar o cuidado e carinho que você colocar em cada post! Que venham mais e mais conquistas 🙂 Torço muito por você! Beijão querido

    • André says

      Obrigado Gabi!!! Seu trabalho é incrível também, você é uma inspiração pra mim ❤️ Desejo muito sucesso pra você também querida! Beijos e abraços!

  16. Tere Oliveira says

    Parabéns, muita saúde, amor e muito sucesso! Abraços!!!

  17. Bia Nunes de Sousa says

    A gente é que fica muito feliz de divulgar o seu trabalho, e eu mais feliz ainda por ter a felicidade de editar seu primeiro livro! Parabéns, André, que o blog tenha vida longa e que o livro seja um sucesso! Beijos! 🙂

    • André says

      Obrigado Bia! Eu que agradeço pela oportunidade que estão me dando em lançar o livro. Espero que seja um sucesso mesmo, e que tenha mais ❤️ Beijos!

  18. silvana rech says

    Parabéns André! Nestes dois anos que eu te acompanho tuas receitas sao sempre surpreendentes pela simplicidade em fazer e poucos ingredientes (Amo😍) … Quero muito teu livro! Esperando ansiosa!!!!

    • André says

      Obrigado Silvana! Fico feliz em saber que você acompanha o blog faz tempo 😀 Espero que goste do livro, assim que lançar irei avisar por aqui. Abraços!

    • André says

      Obrigado Ilana! Espero que você goste do livro, assim que lançar irei avisar aqui no blog 😉 Abraços!

  19. Amanda Gasparin says

    Que novidade maravilhosa André, parabéns!! Eu quero muito o livro 🙂
    Sempre tive muita vontade de experimentar o red velvet, fiquei animada com essa receita, vou fazer e te falo.
    Tudo de bom pra você 🙂

    • André says

      Obrigado Amanda! Espero que goste do livro. Experimenta sim, ficou bem gostoso. Amei a combinação da massa docinha, sabor de baunilha, com o creme de limão azedinho. Isso, me avisa se gostou 😉 Tudo de bom pra você também! Abraços!

  20. Lindo, lindo, tudo lindo!! Parabéns e continue esse sucesssssssso! Seu blog é inspiração! <3

    • André says

      Obrigado Julia!!!! Seu blog também é pura inspiração ❤ Abraços!

  21. Gabriele says

    Parabéns! Amo suas receitas e seu humor como mostra todas elas! Uma pergunta, se eu usar farinha de trigo ao invés da farinha sem glúten seria desnecessário o psyllium, talvez também daria certo não é?

    • André says

      Obrigado Gabriele! Fico feliz em saber que goste das receitas e do meu humor hahaha. Eu não cheguei a testar essa receita com farinha de trigo pra ver se dá certo, mas acredito que sim. Isso, não vai precisar do psyllium daí, já que tem o glúten pra deixar o bolo macio e úmido. Se fizer me avisar como ficou 😉 Abraços!

    • André says

      Obrigado Jo! Espero que goste do livro, quando for o lançamento irei avisar 😉 Abraços!

  22. Ana Paula says

    Olá André!!! Parabéns pela conquista, muito sucesso pra ti nessa nova etapa. Aqui na minha cidade talvez não chega tão prontamente o livro nas livrarias, então assim que possível indique um site onde possa adquirir esse primor literário.

    Abraços. 🙂

    • André says

      Obrigado Ana! Sim, pode deixar, irei avisar aqui no blog o dia do lançamento e os sites que estarão vendendo 😉 Abraços!

  23. Thatiana Aguiar says

    Parabéns, André! Mais do que merecido e necessário este livro! Adoro a filosofia do seu blog e as receitas, é claro. Muito sucesso!

    • André says

      Obrigado Thatiana! Fico feliz em saber que você gosta da filosofia e das receitas 😀 Obrigado e abraços!

  24. Edmara C.V.Fronza says

    Parabéns meu filho você merece, acompanho sua jornada e sei o quanto você queria lançar este livro para compartilhar as suas receitas, e agradeço aos leitores, fico muito orgulhosa com os comentários, obrigada.

    • André says

      Obrigado mãe! Fico feliz também pelos comentários dos leitores. Beijos 😘

  25. IZABELLA CRISTINA MELO DE GOIs says

    André, parabéns!! Estou muito feliz com a notícia do livro. Descobri seu blog tem mais de um ano e já fiz várias receitas e vivo a compartilhar os links kkkkkkk
    #govegan
    Abraços e muito sucesso! Você merece!
    😆

    • André says

      Obrigado Izabella! Fico feliz em saber que você faz e compartilha minhas receitas 😀 Obrigado e abraços!

  26. Angela Silva de Marins says

    Amei também, fico feliz em ver o investimento em receitas veganas e sem gluten. Com certeza vou querer esse livro.

    • André says

      Fico feliz em saber que tenha gostado Angela 😀 Espero que você goste do livro. Abraços!

    • André says

      Obrigado Heloisa! Espero que goste da receita e do livro 😉 Abraços!

  27. Fran Christen says

    Querido André, parabéns por mais esta conquista!
    Mérito é todo seu, em nos inspirar com receitas inusitadas em busca do equilíbrio com a natureza e bem-estar emocional.
    Sucesso!!!

    • André says

      Muito obrigado Fran! Que palavras bonitas, como sempre ❤ Obrigado e beijos!

  28. Maria Sylvia says

    Parabéns pelo teu trabalho , André! Sou tua fã e seguidora. Aprendo muito contigo. Gratidão!

    • André says

      Obrigado Maria! Fico muito feliz em saber que esteja aprendendo comigo 😀 De nada e abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *