Pratos principais, Receitas, Sem glúten
comentários 20

Assado de lentilha

A época do ano em que a comilança rola solta está chegando. E pensando na ceia de Natal, resolvi publicar aqui uma receita perfeita para essa ocasião especial, um assado de lentilha muito saboroso e gostoso. Bom, não poderia ser diferente, já que leva bastante temperos que gosto muito, logo, não poderia ficar ruim.

Acho que essa é a receita com mais número de ingredientes já publicada no blog, são 10 ao total. Uma ocasião especial merece uma preparação especial né não!? Que por sinal não é nada complexa ou difícil. Para fazer basta cozinha a lentilha, fazer um refogado com os temperos, misturar tudo e pôr para assar. Simples assim!

Esse assado fica com uma casquinha dourada e crocante por fora, e macio e úmido por dentro. Isso sem contar do cheiro MA-RA-VI-LHO-SO, minhas papilas se triplicaram quando senti o cheirinho saindo do forno hahaha.

É uma forma bem diferente de servir as lentilhas, em fatias desenformado, ou em colheradas direto da fôrma. O assado pode aparecer na mesa como prato principal ou acompanhamento, tanto quente quanto frio, em ambos casos fica bem gostoso.

Você vai precisar de…
Lentilha crua – 1 1/2 xícara (300 g)
Cebola – 1 média (150 g)
Farinha de linhaça – 1/3 xícara (35 g)
Molho de tomate – 1/4 xícara (60 ml)
Pimentão cortado em cubinhos – 1/4 xícara (50 g)
Azeite de oliva – 2 colheres de sopa (30 ml)
Alho – 3 dentes pequeno (10 g)
Sal – 1 1/2 colher de chá
Páprica defumada – 1 1/2 colher de chá
Pimenta do reino – a gosto (opcional)

Atenção, antes de fazer é necessário um pré-preparo…
Coloque as lentilhas em um recipiente grande e cubra com o dobro de água. Deixe de molho por pelo menos 8 horas. Essa etapa é opcional, porém ao hidratar a lentilha com antecedência ela cozinha bem mais rápido. Sem contar que a demolha neutraliza os fitatos presente nos grãos, um antinutriente que dificulta a digestão e a absorção dos nutrientes.

Como fazer…
1- Escorra a água da demolha e lave bem os grãos em água corrente.
2- Transfira para uma panela grande e cubra com água. Adicione 1 colher (chá) de sal e leve ao fogo médio. Cozinhe até os grãos ficarem macios.
3- Enquanto a lentilha cozinha, descasque o alho e a cebola, corte em cubinhos e reserve.
4- Quando a lentilha estiver cozida, escorra a água com uma peneira.
5- Transfira para um recipiente grande e adicione o molho de tomate, a farinha de linhaça, o restante do sal (1/2 colher de chá), a páprica defumada e a pimenta do reino. Misture bem até a farinha hidratar e começar a dar liga. Reserve.
6- Preaqueça o forno a 200 °C.
7- Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até murchar e ficar translúcida.
8- Adicione o pimentão e o alho, refogue por mais 1 minuto, aproximadamente.
9- Transfira o refogado para o recipiente com a lentilha e misture bem até ficar homogêneo.
10- Unte uma fôrma de bolo inglês (23 x 10 cm) com óleo e disponha a mistura. Pressione com as costas de uma colher para ficar compacta e alise o topo.
11- Pincele um fio de azeite e leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos, ou até formar uma casquinha dourada e crocante.
12- Retire do forno e deixe esfriar por cerca de 15 minutos.
13- Desenforme com cuidado, corte em fatias e sirva logo em seguida. Se preferir, sirva diretamente da fôrma em colheradas.

Rendimento: 8 fatias grossas

    • André says

      Oi Beatriz! Sim, rola fazer sem a páprica defumada. Ela serve só pra dar um sabor a mais. Abraços!

  1. Naiara says

    UAU!
    O que você indicaria para substituir o pimentão? Queria fazer chegando em casa, mas não tenho pimentão rs

    • André says

      Oi Naiara! Você pode ignorar o pimentão na receita, não precisa substituir por nada que vai dar certo também. Espero que goste 😉 Abraços!

  2. Olá André,tudo bem? Estou empreendendo em comida vegana congelada. Tudo muito simples por enquanto. Gosto muito da Paula Lumi e conheci seu blog através do blog dela. Adorei. Vc poderia me dizer quais receitas suas vc já testou congelando? esse assado de lentilha pode congelar? Um abraço. Já sou seguidora

    • André says

      Oi Daisy! Tudo bem sim, e com você? Que legal, fico feliz pela notícia do empreendimento 😀 Desejo muito sucesso para você nessa jornada. Geralmente eu congelo os hambúrgueres veganos que tem receita aqui no blog e funciona, porém esse assado eu nunca tentei. Mas acredito que dê certo. Se tentar me avisa como ficou 😉 Abraços!

  3. Julia Braga says

    Oi André!!
    Parabéns pelo blog! Adoro suas receitas!😋
    Fiz o Assado de Lentilhas para nosso jantar de Natal e foi o maior sucesso! Ficou igualzinha a sua😍
    Um abraço!

    • André says

      Oi Julia! Obrigado! Fico feliz em saber que você gosta das minhas receitas. Uau, que bom que fez sucesso o assado de lentilha 😀 Abraços!

  4. Geisa Lopes says

    Adorei! Super linda e prática.

    Certamente vou fazer para o Ano Novo. =)

    • André says

      Oi Geisa! Fica bem lindo esse assado né. Espero que você goste 😉 Abraços!

  5. Mariza Praun says

    André, adorei essa receita. Sempre faço lentilhas no Ano Novo. Dessa vez vou preparar dessa maneira. Um abraço!

    • André says

      Oi Mariza! Que bom que você gostou da receita 😀 É uma boa forma de servir lentilha no Ano Novo, fica bem saboroso e diferente. Por aqui devo fazer na ceia de Natal e na ceia de Ano Novo, amo lentilha! Abraços!

  6. Eduardo Garcia Acedo says

    Olá André, tudo bem? 🙂

    Está linda a sua receita, sempre faço vegburquers e almondegas de lentilha que são basicamente o mesmo processo que fez, somente uso um pouco de farinha de arroz para dar mais liga ao preparo.

    Vou ter um almoço aqui em casa o final de semana e, apesar de ser do ramo, estava meio sem ideia do que fazer, aí veio você e me deu essa luz, vou fazer como sempre faço o Kibe vegan assado, ou seja numa forma quadrada e corto os cubos pra servir.

    Obrigado pela dica, parabéns pelo site e pelas lindas fotos!

    Abraço!

    Edu Acedo.
    Chef de Culinária Natural Vegetariana

    • André says

      Oi Eduardo! Tudo bem sim, e com você?

      Já fiz hambúrguer de lentilha também e fica muito bom né, amo lentilha em qualquer preparação! Boa ideia usar farinha de arroz, obrigado pela dica.

      Fico feliz em saber que meu post tenha te ajudado a ter ideia do que fazer. Adoro quibe assado, já fiz um de abóbora desse jeito que você comentou.

      De nada! Obrigado e abraços!

  7. Diliane Lima says

    Conheci esse site semana passada e estou in Love 😍. A farinha de linhaça pode ser substituida pela farinha integral?

    • André says

      Oi Diliane! Fico feliz em saber que esteja gostando do blog 😀 Nunca fiz com farinha de trigo integral, mas acredito que dê certo também porque ela fornece liga. Se fizer, me avisa como ficou. Abraços!

  8. Juliana Sousa says

    Adorei a receita, aliás o site é todo maravilhoso! E que fotos ! Você que fotografa, andre?

    • André says

      Oi Juliana! Fico feliz em saber que tenha gostado da receita e do site 😀 Sim, sou eu que faço as fotos. Abraços!

  9. Letícia says

    Nossa! Deve ser muito bom isso! Posso colocar lentilha que já estava cozida e escorrida na geladeira? Ou é importante que seja a cozida na hora? Obrigada pela receita !!!!

    • André says

      Oi Letícia! É muito bom mesmo, super indico fazer. O ideal é fazer com lentilha cozida na hora porque ela está úmida e quente, facilitando a hidratação da linhaça e promovendo a liga entre os grãos. Porém, dá pra fazer com lentilha já cozida, basta hidratar a farinha de linhaça antes com um pouco de água e juntar a lentilha até formar uma pasta grossa como da foto. Adicione água aos poucos até conseguir essa consistência. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *