Receitas, Sobremesas
comentários 2

Picolé de acerola

Vem chegando o verão e com ele as altas temperaturas. Não tem nada melhor do que um picolé ou sorvete para se refrescar né!? Apesar de que sou natural do sul do Brasil, onde as temperaturas no inverno podem chegar abaixo de zero, eu ODEIO o frio e AMO o calor. Aproveitando que começou a época da acerola, que ocorre na primavera e verão, resolvi fazer picolé com elas para se refrescar.

Essa frutinha de sabor ácido, com casca vermelha e polpa alaranjada, tem uma quantidade espantosa de vitamina C: pode chegar a 100 vezes o teor encontrado na laranja e no limão 😱 (Fonte: Misture a gosto: glossário de ingredientes do Brasil – Ana Luiz Trajano). Ou seja, a gripe passa longe de quem consome essa belezinha, já que a vitamina C fortalece o sistema imunológico, protegendo o organismo contra vírus e bactérias.

acerola

ingredientes

Você só vai precisar de 5 ingredientes (ou 4) para fazer esse picolé. Ele não leva açúcar para adoçar como os industrializados, mas melado, muito mais nutrientes! Além disso usei inhame para a base, pode parecer estranho seu uso para fazer picolé, mas vai conferir cremosidade. Ninguém vai sentir a presença dele porque tem sabor neutro, o azedinho da acerola vai prevalecer. Confia em mim hahaha.

Outro ingrediente, não tão comum, é a goma xantana. Ela é um aditivo totalmente natural, um polissacarídeo obtido pela fermentação de bactérias. Não contém glúten e pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos naturais para comprar. É um ingrediente opcional, não precisar usar, mas tem uma função: diminui a formação de cristais de gelo no picolé, deixando ele com textura mais cremosa e aveludada. Ela não altera o sabor, só a textura mesmo, deixando mais suave.

forma-de-picole-e-palitinhos

picole-vegano-e-sem-acucar

Essa receita rende líquido o suficiente para 6 picolés (9 cm X 4 cm), e sobra um pouquinho ainda para raspar do copo do liquidificador e comer de colher hahaha. Eu usei forminhas de picolé de plástico que comprei na 25 de março aqui em São Paulo. Você encontra fácil fácil em lojas de 1,99 e afins, custa em torno de R$ 13 essa aí da foto de cima. Outra forma de fazer é usando aqueles copinhos de café de plástico como forminha, caso não queira comprar uma.

picole-de-acerola-sem-acucar-e-vegano

Você vai precisar de…
Acerola – 2 xícaras (250 g)
Inhame – 3 médios (200 g)
Água – 100 ml
Melado – 2 colheres de sopa (30 ml)
Goma xantana – 1/4 colher de chá (opcional)

Como fazer…
1- Descasque o inhame e corte em pedaços pequenos. Coloque em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo e cozinhe até ficar macio.
2- Enquanto o inhame estiver cozinhando, lave as acerolas e retire os cabinhos. Coloque no liquidificador e adicione a água. Bata bem até ficar homogêneo.
3- Coe o suco com uma peneira e descarte as sementes.
4- Lave o copo do liquidificador e coloque o suco de volta. Adicione o melado, a goma xantana e os pedaços de inhame já cozidos e escorridos.
5- Bata bem até ficar homogêneo e cremoso.
6- Transfira a mistura para as forminhas de picolé e coloque os palitinhos. Leve ao freezer por cerca de 4 horas, ou até congelar por completo.
7- Desenforme e sirva logo em seguida.

Rendimento: 6 picolés

picole-de-acerola

bom apetite

  1. Suellen Simonetti says

    Da pra fazer com maracuja por exemplo??ou que fruta tambem da certo??Obrigada

    • André says

      Oi Suellen! Dá pra fazer com a fruta que preferir. Acredito que vai ficar ótimo com maracujá. De nada e abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *