Receitas, Sobremesas
comentários 4

Flan de chocolate

Sobremesa por si só já uma coisa gostosa né, agora de chocolate então nem se fala, melhor ainda! Quando eu era criança adorava comer aqueles flans de potinho vendido nos supermercados. Hoje acho eles horríveis, super açucarados e artificiais. Assim, resolvi fazer pela primeira vez a minha versão, com sabor de chocolate de verdade e com bem menos açúcar. E não é que ficou bom 😆🙌

Um dos ingredientes que usei foi o líquor de cacau, derivado do cacau não muito conhecido. Também chamado de massa de cacau, é uma massa sólida obtida na prensagem em baixa temperatura das amêndoas do cacau, composta por manteiga de cacau e cacau em pó. Para se fazer chocolate, O VERDADEIRO CHOCOLATE, é misturado essa massa de cacau com açúcar e mais manteiga de cacau. Nada de leite, gordura hidrogenada, aromatizante artificial e essas coisas que se encontra em muitas marcas.

O líquor que usei é da marca Éh TudoCacau que conheci alguns meses atrás na Feira Sabor Nacional no Museu da Casa Brasileira aqui em São Paulo. Foi amor à primeira vista! A especialidade deles é fazer produtos derivados do cacau, como nibs, manteiga natural e desodorizada, cacau em pó e chocolate em pó. Tudinho orgânico, livre de agrotóxicos e elaborado com cacau puro e brasileiro. Como não amar?

No site da marca dá pra conhecer mais sobre cada produto e sua utilização na culinária, já que nem todo mundo (incluindo eu), não sabe como usar alguns derivados do cacau. Em breve será possível comprar os produtos pelo site.

ingredientes

Para fazer o flan usei o leite de aveia, já ensinei como fazer aqui, acho ele o mais indicado para essa receita. Como contêm amido naturalmente, ele engrossa quando é aquecido. Caso queira fazer um flan para comer direto do pote, você não precisa adicionar nenhum ingrediente espessante. Agora se quiser fazer um flan para desinformar, que nem o meu da foto, utilize fécula de batata para engrossar e deixar mais firme. Acredito ser possível substituir a fécula por polvilho doce, mas não tenho certeza, é preciso testar antes.

Para deixar o flan com aquela consistência gelatinosa tradicional, usei o ágar-ágar. Para quem não conhece, é uma gelatina de origem vegetal de sabor neutro, obtida a partir de folhas desidratadas de algas marinhas. Pode ser usada para substituir a gelatina de origem animal para deixar musses, pudins, flans e cremes mais consistentes. É possível encontrar em lojas de produtos naturais e de produtos asiáticos.

flan-na-forminha

flan-de-chocolate-vegano

gif-flan-de-chocolate-vegano

Você vai precisar de…
Leite de aveia – 3 xícaras (750 ml) – receita aqui
Açúcar mascavo peneirado – 3/4 xícara (100 g)
Líquor de cacau picado – 2 colheres de sopa (16 g) – ver nota
Fécula de batata – 2 colheres de sopa (14 g)
Ágar-ágar – 1 colher de sopa (8 g)
Extrato de baunilha – 2 colheres de chá (10 ml)

Como fazer…
1- Derreta o líquor de cacau em banho-maria e reserve.
2- Em um recipiente pequeno, dissolva o ágar-ágar em 3 colheres de sopa de água e reserve.
3- Em uma panela média, adicione o leite de aveia, o açúcar, a fécula de batata e o extrato de baunilha. Misture bem até ficar homogêneo.
4- Leve ao fogo médio e mexa sem parar. Quando começar a ferver acrescente o ágar-ágar e o líquor de cacau, mexa bem até engrossar. Desligue o fogo.
5- Unte com óleo vegetal forminhas para porções individuais (usei fôrmas de silicone para muffins/cupcake), ou uma fôrma de pudim (20 cm de diâmetro), e despeje a mistura. Espere amornar.
6- Leve à geladeira por cerca de 4 horas, ou até ficar firme.
7- Desenforme e sirva como preferir. Alguns eu polvilhei nibs de cacau e outros reguei com chocolate 70% cacau derretido.

Rendimento: 10 porções

Nota: Caso você não encontre o líquor de cacau, substitua por 4 colheres de sopa de chocolate 70% cacau, sem leite e picado.

flan-de-baunilha-sem-lactose

bom apetite

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

  1. carol krüger says

    a água para dissolver o ágar ágar deve ser em temperatura ambiente?!

    • André says

      Oi Carol! Eu adicionei o ágar-ágar quando a mistura começou a ferver, assim ficou mais fácil dissolver do que em água em temperatura ambiente. Eu adicionei o pó na mistura quente mesmo. Mas você pode adicionar também junto com os demais ingredientes da etapa 3, antes de levar ao fogo. Abraços!

    • André says

      Oi Jaqueline! Deve ficar bom também com tâmara, já fiz uma torta de chocolate adoçada com tâmara. Que legal, você é de Santa Catarina também 😀 Vou dar uma olhada no seu blog querida, obrigado pela dica 😉 Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *