Pratos principais, Receitas, Sem glúten
comentários 5

Sopa de ervilha com hortelã

Cremosa, saborosa, prática e muito saudável! Essa sopa, ou creme, como você preferir chamar, pode ser servida quentinha em dias frios, ou gelada em dias quentes. Fica gostosa em qualquer temperatura e leva poucos ingredientes: inhame orgânico que recebi em casa da Bolsa de Orgânicos (já falei sobre o serviço deles aqui), ervilha, hortelã, sal e azeite de oliva.

O segredo para ficar saborosa é utilizar ervilhas frescas, nada daquelas enlatadas. As frescas são bem mais gostosas e não contém sódio, sem contar da cor verde vibrante linda. É possível encontrar na seção de congelados dos supermercados, geralmente é vendida em pacotinhos de 300 g. Eu sempre tenho no congelador, são bem práticas, cozinham super rápido. 

O preparo é muito simples, em menos de 30 minutos a sopa já está pronta. Basta cozinhar o inhame e a ervilha até ficarem macios e depois bater no liquidificador com os demais ingredientes. Receitinha bem prática, saborosa e nutritiva. Ah, e eu não poderia deixar de comentar que fica bem cremosa por causa do inhame, uma delícia!

ingredientes

A combinação ervilha + hortelã é uma das minhas preferidas. O sabor adocicado da ervilha fresca combina muito bem com o frescor da hortelã. Já fiz até risoto com esses dois. Um par perfeito! Não hesite em experimentar.

sopa-de-ervilha-cremosa

Você vai precisar de…
Ervilha fresca congelada – 1 xícara (170 g)
Inhame – 3 pequenos (215 g)
Azeite de oliva – 1 colher de sopa (15 ml)
Hortelã – 10 folhas de tamanho médio
Sal – 1/2 colher de chá (3 g)

Como fazer…
1- Descasque os inhames e corte em pedaços pequenos. Transfira para uma panela e cubra com água. Leve ao fogo e cozinhe até começarem a ficar macios.
2- Adicione a ervilha congelada e cozinhe até ambos estarem macios. Adicione as ervilhas no final do cozimento porque elas cozinham bem mais rápido que o inhame.
3- Coloque no liquidificador o sal, as folhas de hortelã, o azeite de oliva, as ervilhas e os pedaços de inhame. Adicione um pouco da água do cozimento, usei um pouco menos de 1/2 xícara, e bata até obter um creme liso. Se necessário, adicione mais água.
4- Experimente e ajuste os temperos se necessário.
5- Sirva com um fio de azeite de oliva e pimenta do reino moída na hora.

Rendimento: 1 porção

Dica: Você pode reservar alguns grãos de ervilha e salpicar sobre a sopa para dar um pouco de textura.

sopa-cremosa-de-ervilha-com-hortela

bom apetite

  1. Mariana says

    Oi André! Adoro seu blog! Acabei de fazer a geleia com chia. E logo que vi essa sopa amei! Amo inhame, ervilha e hortelã! Logo, acho que vou amar essa sopa! Você acha que fica boa se eu fizer com ervilha seca também? Muito obrigada. Abraços!

    • André says

      Oi Mariana! Fico feliz em saber que você gosta do blog 😀 Se você gosta desses três ingredientes tenho certeza que vai amar a sopa. Eu nunca fiz essa receita com a ervilha seca, mas acho que vai ficar boa também. De nada e abraços!

  2. Olá André!
    Esta sopa parece deliciosa!! 😀

    Fiquei com muita vontade de experimentar mas em Portugal é muito difícil encontrar inhame à venda, eu nunca provei essa iguaria. Será que posso substitui-lo por outro ingrediente sem alterar muito o gosto da receita? Pensei em batata doce, mas talvez tenha um sabor diferente, o que me sugeres?

    Um abraço de Portugal e parabéns pelo maravilhoso blog! 🙂

    • André says

      Oi Joana! Eu adoro essa sopa. Inhame é um ingrediente bem brasileiro mesmo. Acho que você pode substituir por batata doce sim. Vai ficar diferente o sabor, mas deve ficar bom também porque o doce da batata vai combinar muito bem com o sabor adocicado da ervilha. Outra opção mais neutra seria a batata comum. Espero que goste! Obrigado e abraços do Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *