Entradas e acompanhamentos, Lanches, Receitas
comentários 19

Antepasto de casca de banana verde

Não sei você, mas eu sempre tenho um aperto no coração quando jogo fora as cascas de banana verde depois que faço biomassa. São muitas cascas jogadas fora, uma boa parte da banana é desperdiçada, sem contar nos inúmeros nutrientes perdidos. Sempre pensei em aproveitar mas nunca sabia como.

Algum tempo atrás eu estava com minha amiga numa dessas feirinhas veganas de São Paulo, e vi de longe um sanduíche de casca louca de banana. Curioso, me aproximei para ver do que se tratava. Para minha surpresa, era um sanduíche recheado com casca de banana refogada com vários temperos, que aliás eu não lembro quais eram, mas só sei de uma coisa, era muito gostoso. Não dava para acreditar naquilo, a textura era parecida com frango desfiado e tinha um sabor incrível. Achei a ideia SEN-SA-CI-O-NAL!

Foi ai que pensei em fazer um antepasto com a casca de banana verde. Como eu estava com pouco tempo no dia que fiz a biomassa, eu lavei bem e congelei as cascas pra fazer outro dia. É importante que as bananas usadas sejam de procedência orgânica, uma vez que as demais contêm aditivos químicos na casca, o que não aconselho o consumo. Eu fiz com bananas orgânicas da horta da minha vó ❤

Depois de descongeladas, fiz o antepasto rapidinho. Basicamente refoguei a cebola e o tomate no azeite, adicione as cascas picadas, temperei com sal e pimenta do reino, e pronto! Simples, prático, saudável, nutritivo, sem desperdício, e claro, com muito, mas muito sabor mesmo.

ingredientes

casca-de-banana-verde-picada

As cascas tem aparência feiosa mesmo, mas deixe seu preconceito de lado e vai fazer esse antepasto por favor! Eu fiz com temperos bem básicos, mas é claro que você pode incrementar com outros que tiver em casa, como pimentão, alho, alho-poró e ervas frescas ou secas.

Esse mexido de casca, tô chamando de antepasto porque é mais bonito hahaha mas na verdade não passa de um mexido né, pode ser usado para acompanhar massas (como na última foto) e torradas, ou como recheio de tortas, pastéis, coxinhas, lasanhas, pizzas e sanduíches, por exemplo.

antespato-de-casca-de-banana

Você vai precisar de…
Casca de banana verde – 7 cascas – 350 g aprox.
Cebola – 1 média – 125 g
Tomate – 2 pequenos – 215 g
Azeite de oliva – 2 colheres de sopa
Sal – 1/2 colher de chá
Pimenta do reino – a gosto (opcional)

Como fazer…
1- Lave e corte a cebola, o tomate e a casca de banana em cubinhos, reserve.
2- Aqueça o azeite de oliva em uma panela e refogue a cebola até dourar.
3- Adicione o tomate e misture, deixe cozinhar até murchar.
4- Acrescente a casca de banana, o sal e a pimenta do reino (opcional). Mexa bem e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar.

Esta receita rende 2 xícaras.

Dura cerca de 3 dias se conservado em um recipiente fechado na geladeira.

antepasto-de-casca-de-banana-verde-com-macarrao

bom apetite

Salvar

Salvar

  1. Marcos says

    André! Virei seu fã! Acabo de fazer a biomassa de bananas verde e já vou fazer o antepasto com as cascas. Poderíamos marcar para nos conhecermos pessoalmente e tomarmos um “alguma coisa” que você sugira é que esteja dentro do seu excelente conceito vergano. Fiquei encantado com o seu estilo de fazer tudo tornar-se tão simples e o seu cuidado com o seu público. Grande abraço!

    • André says

      Oi Marcos! Espero que você goste do antepasto 😉 Sim, podemos marcar alguma coisa, me manda um e-mail para combinarmos (contato@temperoalternativo.com.br). Que bom que você gostou do estilo do blog 😀 Abraços!

  2. jose carlos says

    Muito bom tenho sítio na região de plantação de banana sul de minas vou passar as sua dicas pro pessoal local conhecer e fazer as receitas, farei o teste drive, que acha.
    bom dia e obrigado pelas dicas

    • André says

      Oi Jose! Que legal que você tem plantação de banana 😀 Espero que vocês gostem da receita. De nada e abraços!

  3. Irani Maria says

    Nossa,amei sua dica.tenho muitos pés de banana no quintal de casa,e,nao sabia como não desperdiçar as cascas.entao,procurei,e encontrei suas dicas,faceis,rapidas e deliciosas.obrigada.

    • André says

      Oi Irani! Fico feliz em saber que tenha gostado das dicas 😀 Que delícia ter vários pés de banana no quintal. Espero que goste da receita 😉 Abraços!

  4. Cecilia says

    Parabéns! Adorei as receitas e seu cuidado com as fotos e aparência dos pratos! Muito bonito, além de gostoso!

    • André says

      Oi Cecilia! Fico feliz em saber que tenha gostado da receita e das fotos 😀 Obrigado e abraços!

  5. Marta says

    Aí que delicia! Parabéns André, estou m amando suas postagens. Simples, objetivas, fotos lindíssimas e, o melhor de tudo, naturais e vegetarianas. Amo

    • André says

      Oi Marta! Obrigado, fico feliz em saber que tenha gostado das minhas postagens 😀 Abraços!

  6. Maria Carolina says

    André, boa noite!
    Seu blog é fantástico… todas as receitas são maravilhosas, as fotos são lindas e dá vontade de sair cozinhando, mas o principal é a filosofia que está por trás deste trabalho lindo, cuidar do nosso planeta com receitas que dão vontade de fazê-lo…
    Um grande abraço, continue com esa luz!!! Sucesso!!!

    • André says

      Oi Maria! Fico muito feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Espero que goste das receitas. Obrigado e abraços!

  7. Aline Coelho says

    Opa! minha próxima arte na cozinha, obrigada pelas delícias que vc compartilha André!

    • André says

      Oi Aline! Espero que goste da receita 😉 De nada e abraços!

    • André says

      Oi Jo! Experimente por favor! Deixa o preconceito de lado rsrs. Abraços!

    • Leila Lima says

      jo, pode experimentar que eu fiz e dá bem certo. rendeu recheio de omelete, recheio de pao, e so nao rendeu mais pq eu comi tudo! hahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *