Lanches, Pratos principais, Receitas
comentários 4

Mexido de tempeh

É bem provável que você esteja se perguntando que diabos é esse tal de tempeh? Pois bem, eu também não conhecia até esses dias atrás, quando conheci melhor a Mun Artesanal na feira de produtos naturais, a NaturalTech, aqui em São Paulo.

O tempeh tradicional nada mais é que um bloco feito de grãos de soja fermentados com fungos do gênero Rhizopus. É uma excelente fonte de proteínas de origem vegetal. Sendo vendido congelado na seção refrigerada de bons supermercados, empórios, lojas de produtos naturais e pela internet.

O grande diferencial da Mun Artesanal é que eles não utilizam soja no tempeh, mas outros grãos fermentados também ricos em proteínas. Os dois sabores disponíveis são: feijão fradinho com arroz negro e alecrim. E ervilha com quinoa vermelha. Eu já experimentei os dois e posso dizer que é uma delícia! Meu preferido é de ervilha.

Para quem mora aqui em São Paulo fica a dica, eles vendem diretamente na unidade de produção (Rua Afonso Pena, 322 – Bom Retiro – São Paulo – SP) ou pelo delivery, através do e-mail contato@munartesanal.com, nas redes sociais ou pelos telefones (11) 97 594 4116 e (11) 97 594 1177.

ingredientes

Por ser extremamente versátil, o tempeh pode ser usado para fazer almôndegas, hambúrgueres, espetinhos e sanduíches, por exemplo. No site da Mun Artesanal tem algumas receitas utilizando esse bloquinho (para ver clique aqui). Uma forma rápida e prática de prepará-lo é fazer um mexido, refogando o tempeh esmigalhado na frigideira por alguns minutos com os temperos que preferir. Depois servi o mexido numa tigela acompanhado de pão integral, brócolis, couve-flor, azeitonas e rúcula. Refeição saborosa e saudável em poucos minutos 😃

Outras formas de preparo incluem fritar, grelhar ou assar até dourar. Para melhorar seu sabor, você pode deixar marinando no shoyu, suco de limão, alho, cebola, páprica, óleo de gergelim torrado ou mostarda, por exemplo, por cerca de 1 hora antes de prepará-lo.

Tempeh

Mexido de tempeh

Você vai precisar de…
Tempeh – 275 g (usei de feijão fradinho com arroz negro e alecrim)
Alho – 1 dente picado
Óleo vegetal – 1 colher de chá
Páprica defumada – 1 colher de chá
Molho de soja/shoyu – 2 colheres de chá
Suco de limão – 2 colheres de chá
Cebolinha picada – a gosto (opcional)
Água – 2 colheres de sopa

Como fazer…
1- Esmigalhe o bloco de tempeh e reserve.
2- Aqueça o óleo em uma frigideira e doure o alho.
3- Acrescente o tempeh, a páprica, o shoyu, o suco de limão e a água. Misture bem e deixe refogar por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar. Se necessário, adicione um pouco mais de água.
4- Desligue o fogo e adicione a cebolinha picada (opcional). Experimente e acerte os temperos de acordo com o seu gosto, se necessário.

Tempeh de feijão e arroz negro.

bom apetite

  1. Andréa Kato says

    Conheci o tempeh comendo um super hambúrguer sabor feijão fradinho (meu preferido) dos meninos da Mun Artesanal. O tempeh tem um sabor único. Não há nada parecido. Quem não conhece vale experimentar. E quem conhece (como eu) não fica sem. É amor à primeira mordida!

    • André says

      Oi Andréa! Nossa, deve ser uma delícia esse hambúrguer deles, quero experimentar em breve. Verdade, o tempeh tem sabor único, muito bom! Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *