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7 formas de adoçar sem açúcar branco

O consumo excessivo de açúcar branco é um dos grandes problemas da alimentação contemporânea. Como muitos sabem esse ingrediente não é nem um pouco natural e saudável, responsável pelo surgimento e desenvolvimento de muitas doenças. Deixei de utilizar essa porcaria (porque é!) já faz mais de 3 anos.

São muitos os ingredientes naturalmente doces que você pode usar para adoçar bebidas e receitas sem precisar recorrer ao açúcar ultra processado. Reuni em uma lista 7 ingredientes mais saudáveis que também tem o poder de adoçar. Sempre tenho eles na despensa da cozinha e uso com frequência. Cada um tem sabor, cheiro, cor, doçura e utilização diferente. Optei por colocar estes ingredientes na lista porque são os que mais uso, além de serem mais baratos e acessíveis, com exceção do açúcar de coco 🙁

Outros alimentos naturalmente doces que você pode usar para adoçar várias preparações incluem frutas secas (damasco, uva passa, figo, ameixa), xarope de bordo (maple syrup), rapadura, purê de maçã, coco, canela e leite de amêndoas.

Açúcar de coco.

Açúcar de coco

O que é? Basicamente é o néctar do coco evaporado com textura e sabor parecido com o açúcar mascavo. Diferente do açúcar branco, o açúcar de coco tem baixo índice glicêmico, não interferindo muito no açúcar do sangue. Como é um produto novo no mercado, sua produção em baixa escala o torna caro se comparado com o açúcar de cana.

Onde encontrar? Em lojas de produtos naturais, empórios, grandes supermercados e lojas online, geralmente vendido em embalagens fechadas. Algumas marcas que comercializam: Copra e Amma.

Como usar? Pode ser usado em receitas e bebidas, como sucos, shakes e cafés. Acrescenta um toque rústico as preparações e se dissolve com facilidade. Como não é tão doce quanto o açúcar branco, é necessário acrescentar um pouco mais para adoçar. Eu particularmente acho o gosto desse açúcar uma delícia! Ah, e não tem gosto de coco.

Açúcar demerara

Açúcar demerara

O que é? Açúcar obtido a partir da cana de açúcar, passa por pouco refinamento e não recebe nenhum aditivo químico. Seus grãos são marrom claros e têm alto valor nutricional. Diferente do açúcar mascavo, o demerara não altera a cor e o sabor dos alimentos.

Onde encontrar? Facilmente encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais, sendo vendido a granel ou em embalagens fechadas. Algumas marcas que comercializam: Native e Mãe Terra.

Como usar? Como adoça menos que o açúcar branco, é necessário adicionar um pouco mais para adoçar. Seus grãos são grandes e de difícil dissolução, é importante dissolver totalmente antes de experimentar, senão você vai achar que adoçou pouco e irá colocar mais. Para dissolver com mais facilidade, triture os grãos do açúcar no liquidificador. Exemplos de receitas com açúcar demerara: muffins de amêndoas com tangerina, bolo de fubá e pudim de tapioca com coco.

Açúcar mascavo

Açúcar mascavo

O que é? Também fabricado a partir da cana de açúcar, o açúcar mascavo é mais rústico, escuro e úmido. Como não passa pela etapa de refinamento, conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Seu sabor é bem parecido com o do melado, o que desagrada algumas pessoas, sua cor e sabor altera o resultado das preparações.

Onde encontrar? Facilmente encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais, sendo vendido a granel ou em embalagens fechadas. Algumas marcas que comercializam: Jasmine, Mãe Terra e Monama.

Como usar? Assim como o demerara, o açúcar mascavo adoça menos que o açúcar branco, assim é preciso adicionar um pouco mais para adoçar. Costumo usar em bolos, musses e cookies. Exemplos de receitas com açúcar mascavo: nega maluca, brigadeiro, cookies de aveia e creme de avelã com cacau.

Melado

Melado

O que é? É um líquido denso e viscoso obtido através da evaporação da água do caldo da cana de açúcar. Possui sabor forte, coloração escura e baixo teor de açúcar. É rico em ferro, cálcio e potássio. Apesar de ser mais nutritivo que o açúcar refinado, o melado tem muita caloria e possui alto índice glicêmico, deve ser consumido com moderação.

Onde encontrar?  Por ser um alimento típico do Brasil, é bastante popular e barato. Facilmente encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais. Geralmente está do lado do mel.

Como usar? Como tem sabor forte e marcante, deve ser usado com cuidado. Seu sabor lembra o açúcar mascavo. Pode ser usado para adoçar barras de cereais e granolas, além de deixar as preparações assadas mais crocantes. É um ótimo substituto do mel nas receitas, principalmente as aquecidas, pois não perde seus nutrientes. Ajuda a dar liga a pratos crus ou a base de tortas doces. Outro exemplo de receita que utilizei melado: musse de chocolate.

Extrato de baunilha

Extrato de baunilha

O que é?  Líquido de coloração escura produzido com as favas e sementes de baunilha embebidas no álcool por um longo tempo até absorver seu aroma e sabor.

Onde encontrar? Em grandes supermercados na seção de importados, em empórios e lojas online. Como é um pouco difícil de achar você pode fazer em casa, o custo é bem mais barato e rende bastante, já expliquei aqui no blog como fazer.

Como usar? Poucas gotas já são suficiente para adoçar e aromatizar cookies, pudins, bolos, musses, shakes e leites vegetais, já que seu sabor é bem forte e concentrado.

Dica: Procure comprar extrato de baunilha e não essência, o extrato é bem mais saboroso e sem ingredientes artificiais ou conservantes.

Estévia

Estévia

O que é? É uma planta medicinal nativa da América do Sul muito utilizada pelos índios. Semelhante a uma erva, pode ser usada como adoçante. Em sua forma natural é aproximadamente 10 a 20 vezes mais doce que o açúcar refinado. Já na sua forma de pó branco, refinada até restar apenas os compostos moleculares de gosto doce, chega a ser de 300 vezes mais doce.

Onde encontrar? Você pode comprar a estévia natural, fresca ou desidratada, em lojas de produtos naturais e casas de chás, a versão desidratada é mais fácil de ser encontrada. Ou comprar a estévia em forma de pó branco ou líquido, em lojas de produtos naturais e em supermercados na seção de adoçantes. Eu particularmente não gosto da versão em pó por ser difícil de dissolver em líquidos.

Como usar? Pode ser usada para adoçar bebidas como sucos, cafés, chás e shakes. Na forma natural costumo fazer uma infusão com água quente e usar o chá resultante para adoçar as bebidas.

Tâmaras

Tâmaras

O que é? É uma fruta produzida pela tamareira, palmeira originária do Oriente Médio, rica em fibras, nutrientes e calorias. Possui sabor agridoce forte quando seca, ou suave quando fresca.

Onde encontrar? É comum encontrá-las em lojas de produtos naturais. Sendo vendidas a granel, na versão seca e sem caroço.

Como usar? Pode substituir o açúcar em shakes, vitaminas e geleias. Para isso, basta hidratá-las em água morna por cerca de 15 minutos, triturar com um pouco de água e utilizar a gosto. Exemplos de receitas aqui no blog incluem shake de banana e geleia de morango. Também pode ser usada como ingrediente para dar liga, substituindo o ovo em receitas doces. Utilizo com frequência em massas de tortas, como a torta de prestígio e a torta sorvete de morango. Elas fornecem uma textura macia e úmida a bolos e brownies, outras receitas que uso elas incluem o brownie de castanha de baru e o brownie de chocolate meio amargo.

Dica: Se você fizer um purê de tâmaras com leite vegetal, terá uma calda espessa similar ao caramelo.


Fontes bibliográficas:
Leites e manteigas vegetais: receitas caseiras – Melissa Jing
Vegano? Por que não? – Kristy Turner
Essencial: a arte da gastronomia sem fogão – David Côte e Mathieu Gallant

  1. Gena says

    André, como/onde encontrar muda de stévia, vc sabe? Uso a stévia em pó ou líquida mas gostaria de experimentar o chá. Agradeço se alguém puder me ajudar. 🙂

    • André says

      Oi Gena! Pior que não sei aonde encontrar muda de estévia. Eu compro folhas desidratada numa loja de ervas na zona cerealista aqui em São Paulo. Você chegou a procurar na internet? Abraços!

  2. Anna Carolina says

    Olá André! Excelente post
    Algumas receitas que faço, como bolo brevidade acrescento rapadura ao invés de açúcar branco. O sabor sutil do alimento dá um toque especial para o bolo, muito melhor que o refinado, mostrando que às vezes a mudança de sabor de um preparo pode ser mais agradável do que o “comum”
    Abraços!

    • André says

      Oi Anna! Que bom que você gostou do post 😀 Olha só, nunca tinha pensado em colocar rapadura na massa do bolo, boa ideia. Obrigado pela dica, vou tentar na próxima vez. Deve dar mesmo um toque especial. Abraços!

  3. Ola André, muito bom seu blog…
    Tenho uma pequena industria de sucos de laranja, nectar de maracuja, goiaba e uva.
    Estou procurando a bastante tempo um fornecedor de frutose de maçã, gostaria de adoçar meus sucos com este produtos. Cso alguem saiba onde encontrar me de um toque.
    http://www.coopersucos.com.br
    Obrigado.

    • André says

      Oi Elias! Que bom que você gostou do blog 😀 Infelizmente não conheço nenhum fornecedor de frutose de maçã. Espero que alguém possa te ajudar com isso. De nada e abraços!

  4. Pedro says

    Olá André. Nos sites que pesquisei sobre como usar a Stevia em receitas para substituir o açúcar nunca há qualquer indicativo de proporção do tipo: x colheres de chá de Stevia dissolvidos em x copos de água corresponde a x colheres de sopa de açúcar. Você tem alguma experiência para compartilhar sobre essa proporção?

    • André says

      Oi Pedro! É difícil dizer a proporção de stevia para substituir o açúcar porque isso depende muito da preparação e do paladar da pessoa. Eu uso o chá da stevia para adoçar, não aquele pozinho branco que é mais comum de encontrar, então não tenho experiência para te dizer sobre a proporção. Desculpa não poder te ajudar. Abraços!

  5. Vanessa says

    Oi André ,primeira vez que visito teu blog e já adorei.Excelentes receitas,deliciosas e o mais legal:natureba.Sou vegetariana á 6 anos por amor aos animais e uma vida mais saudável e feliz,indo ao rumo do veganismo.Mas eu tenho uma dúvida em relação a rapadura:VC acha ela uma opção saudável ,para substituir o açúcar branco?Eu gosto de rapadura,mas as vezes fico pensando se faz ou não mal pra saúde?! Muitas pessoas falam que é mais saudável,o que VC me diz..

    • André says

      Oi Vanessa! Nossa só agora vi seu comentário, desculpa a demora para responder. Fico feliz em saber que você gostou do blog 😀 Sim, a rapadura é bem mais saudável que o açúcar branco, às vezes uso ela, sempre tenho em casa. Ela tem a composição nutricional bem parecida com o açúcar mascavo, até o sabor são bem idênticos. Abraços!

  6. Simone says

    Olá! Teria sugestões para adoçar suco de maracujá naturalmente ? Obrigada

    • André says

      Oi Simone! Das opções de adoçantes que citei no post você poderia usar o açúcar demerara, de coco, melado e estévia. Abraços!

    • André says

      Oi Dhuca! Que bom que você gostou do post, fico feliz 😀 Abraços!

  7. Viviane Silva says

    Excelentes as dicas! Amei a página!E o açúcar orgânico, tem alguma vantagem em utilizá- lo?

    • André says

      Oi Vivi! Que bom que gostou das dicas 😀 O açúcar demerara e mascavo que sempre compro é de produção orgânica, por não ter resíduos químicos dos agrotóxicos. O valor nutricional do orgânico ou do produzido com agrotóxicos não altera, porém eu sempre indico o consumo do orgânico pela sua produção ser natural e sustentável. Beijos e abraços!

    • André says

      Oi Lulubel! Eu não falei sobre o xilitol porque nunca usei e não tenho conhecimento suficiente para falar sobre ele. E até onde eu sei é um produto super refinado, não sei se é uma boa alternativa, como disse não tenho muito conhecimento sobre. Abraços!

    • André says

      Oi Jo! Eu não falei do mel porque eu não gosto do sabor e nunca utilizei, ai não sei falar sobre ele. Mas pode sim ser utilizado para substituir o açúcar. Abraços!

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