Entradas e acompanhamentos, Lanches, Receitas, Sem glúten
comentários 55

Cracker salgado (sem glúten e integral)

Lanchinhos leves e saudáveis entre as principais refeições são muito bem-vindos, ainda na correria da semana, não é? Faço com frequência cookies de aveia com alfarroba, trufas de tâmaras, barras de cereal e granola para comer durante o dia no trabalho. Como sempre levo um snack doce, decidi variar e fazer algo salgado pela primeira vez, mas sem deixar de lado a praticidade. E foi assim que nasceu a ideia de fazer os crackers, ou biscoito salgado, como você preferir.

Ao invés de usar farinha de trigo, como a maioria das receitas de crackers, usei a farinha de grão de bico que é bem mais nutritiva e gostosa. Fora que eu precisava usar ela porque tava enrolando aqui em casa hahaha. A farinha de grão de bico combina muito bem em receitas salgadas, e por não conter glúten, pode ser consumida por intolerantes e alergênicos.

Ingredientes cracker salgado sem glúten

Massa de cracker-biscoito sem gluten

Para ficarem saborosos, temperei os crackers com sal e páprica doce. Caso você não tem a páprica, pode muito bem utilizar o tempero que preferir e que tiver em mãos. Outras opções que adicionam sabor extra aos crackers são as ervas secas, páprica defumada, cominho, pimenta do reino e cúrcuma.

Massa aberta de cracker-biscoito

O preparo é bem fácil e rápido, basta misturar todos os ingredientes. Abrir a massa com um rolo, ou como no meu caso uma garrafa de Vodka hahaha, no meio do papel manteiga para não grudar. Cortar com uma faca ou cortador de pizza, e assar. Simples assim, sem mistério ou complicação.

Crackers cortados

Espessura do cracker

Crackers pronto para serem assados

Crocantes e deliciosos, esses crackers são uma ótima opção para ter sempre na cozinha ou na bolsa para beliscar quando a fome bate. Você também pode servir como aperitivo, acompanhado de geleia de pimenta (foto abaixo) ou cream cheese de castanha. O legal é fazer bastante quando tiver tempo livre e guardar em potes de vidro. Eles duram cerca de 2 semanas.

Cracker com geleia de pimenta

Você vai precisar de…
Farinha de grão de bico – 2 xícaras = 260g
Água – 7 colheres de sopa = 105 ml
Azeite (ou óleo vegetal) – 1/4 xícara = 60 ml
Gergelim preto (ou branco) – 2 colheres de sopa = 15 g (opcional)
Páprica doce – 2 colheres de chá
Fermento químico – 1 colher de chá
Sal – 1 colher e 1/2 de chá

Como fazer…
1- Preaqueça o forno a 200ºC.
2- Em uma tigela coloque todos os ingredientes secos e misture. Adicione o azeite e a água lentamente até formar uma bola de massa. Misture e amasse com a mão.
3- Coloque a massa sobre uma folha de papel manteiga e pressione com os dedos para espalhar. Coloque outra folha de papel manteiga em cima da massa e usando um rolo abra a massa finamente. Quanto mais fina a massa ficar, mais leve e crocante serão os crackers.
4- Retire a camada superior de papel manteiga e corte os crackers do tamanho que preferir.
5- Transfira para uma assadeira coberta com papel manteiga (usei duas assadeiras e o mesmo papel que abri a massa) e leve ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos, ou até que os crackers estejam com as bordas douradas. CUIDADO: depois de dourar as bordas eles queimam com facilidade, fique de olho após 15 minutos no forno.

Essa receita rende um pote de 500 ml cheio.

Cracker

bom apetite

  1. Roberta Lé says

    Amei seu blog e sua receita!! Vou testar hoje. Estou sem farinha de grão de bico em casa, então irei substituir por farinha sem glúten. Volto aqui para contar o resultado. Abraços

    • André says

      Oi Roberta! Oba, fico feliz em saber que gostou do blog e da receita 😀 Isso, me conta depois como ficou com a farinha sem glúten 😉 Abraços!

  2. Synara says

    O meu tambem nao deu liga, mesmo dobrando agua e azeite 🙁 o que fazer?

    • André says

      Oi Synara! É comum a massa não ter muita liga porque a farinha de grão de bico não contém glúten. Mas mesmo assim é passível modelar. Se você não conseguiu fazer os cracker sugiro adicionar cerca de 2 colheres de sopa de farinha de linhaça para dar liga. Se fizer me avisa se deu certo 😉 Abraços!

  3. Bia says

    Oi Andre
    Ontem fiz pnquec de milho porem passei o milho no liquidificador tb, so um pouco e ai misturei na massa da panqueca…gostei bstnte. Tb fiz os biscoitinhos, principio achei que nao ia dar certo pois nao estav dando liga, ms depois de ssado ficou um delicia…acabou logo pois muita gente provou, e gostou. Hj queria mis so que nao tinha farinha de grao de bico ai fiz com farinha de arroz e de aveia, tb coloquei chia e manjericao…no momento esta no forno…nao vejo a hora de provar…a massa crua ficou boa…depois conto o resultado

    • André says

      Oi Bia! Fico feliz em saber que tenha gostado da panqueca de milho 😀 A massa fica uma pouco quebradiça mesmo, sem liga, mas depois de assados ficam bem crocantes. Que bom que deu certo e gostaram. Isso, me avisa como ficou com farinha de aveia e de arroz, tô curioso pra saber se deu certo 😉 Abraços!

  4. Pollyana Martins says

    Puxa! O meu não deu liga e apesar de ter ficado delicioso, ficou esfarelando. Vou fazer uma farofa. E vou tentar de novo, talvez com mais azeite. O que indica?

    • André says

      Oi Pollyana! Poxa que pena 🙁 Tenta colocar um pouco mais de água e/ou azeite na próxima tentativa até obter uma bola de massa mais compacta, que não se esfarele. Espero que consiga 😉 Abraços!

  5. Marília says

    Melhor receita de ever! Levo todos os dias para o trabalho! E parabéns pelo livro, comprei recentemente e tá lindo demais ❤️

    • André says

      Oi Marília! Uau! Que bom que tenha gostado da receita 😀 Obrigado querida. Fico feliz em saber que tenha gostado do livro 😉 Abraços!

  6. Lindamaris says

    Bem, eu não tinha farinha de grão de bico e nem processador pra fazer a caseira… Então resolvi arriscar. E deu super certo, com sabor marcante! Substitui por 1 xícara de farinha de trigo integral + 1 xícara de resíduo de leite de amendoim torrado. Substitui o gergelim pela chia (mesma medida), e troquei a páprica por 1 colher de chá de curry em pó + 1 colher de chá de limão com ervas. Quero testar novamente utilizando apenas resíduo de leite de amendoim torrado e curry, ou então com trigo/ amendoim, mas hidratando a chia na água e reduzindo a quantidade de óleo pela metade. Dando certo, posto o resultado. Obrigada pela receita base!

    • André says

      Oi Lindamaris! Nossa deve ter ficado uma delícia essa sua versão. Obrigado por ter compartilhado 😉 Isso, me avisa depois como ficou a outra versão com o resíduo do leite. Abraços!

  7. Kíssila says

    Mudou a minha vida! Apaixonei, tentei ontem e deu super certo! Ficou muito delícia, obrigada por ter divido essa receita. Parabéns pelo projeto, estou encantada.

    • André says

      Oi Kíssila! Uau! Fico muito feliz em saber que tenha gostado da receita 😀 Obrigado e abraços!

  8. MARI says

    Adorei a receita! Estava procurando uma receita de snack salgado. Vou fazer!

  9. Lucia Valeska says

    Olá, André
    Adorei a receita gostaria de tentar, mas a farinha de grão de bico voce fez ou comprou? Como faço?
    Obrigada

    • André says

      Oi Lucia! Que bom que você gostou da receita 😀 Eu comprei pronta a farinha de grão de bico, ela geralmente é vendida a granel em lojas de produtos naturais. Abraços!

    • André says

      Oi Elaine! Nunca tentei com ghee, então não sei te dizer ao certo. Mas acredito que funciona também. Abraços!

    • André says

      Oi Karla! Eu nunca tentei fazer esses crackers com outra farinha, mas teve uma leitora que disse que substituiu por farinha de trigo branca, integral, aveia e linhaça e deu certo. Só não sei te dizer a quantidade exata que ela utilizou. Abraços!

  10. Solange says

    Fiz e aprovado. Parabéns. Acrescentei uma colher de chá de cúrcuma, que gosto muito.
    Obrigada por compartilhar.

    • André says

      Oi Solange! Fico feliz em saber que tenha gostado da receita 😀 Boa, deve ter ficado melhor ainda com cúrcuma, também gosto, vou tentar na próxima vez. Abraços!

  11. Simone Antonio says

    Gente essa receita é incrível, estou mudando minha alimentação a um tempo e procurava receitas como estas, para melhorar ainda mais a minha alimentação, eu fiz e me surpreendi. Realmente é maravilhosa, trouxe para o meu trabalho e o pessoal adorou 🙂 parabéns

    • André says

      Oi Simone! Fico feliz em saber que você e o pessoal do seu trabalho gostaram 😀 Em breve devo publicar outra receita de cracker só que com fubá, ainda estou aperfeiçoando ela 😉 Obrigado e abraços!

      • JULIANA ROSA DE SOUZA says

        Oi André! Vc jpa fez a receita do cracker com fubá? To ansiosa! bjo

        • André says

          Oi Juliana! Fiz algumas tentativas e acabei desistindo hahaha, não consegui um bom resultado. Mas assim que tentar de novo e conseguir publico aqui no blog 😉 Abraços!

  12. Que interessante a sua receita, André!
    Tenho uma receita super parecida, mas com farinha de arroz integral e pimenta caiena (gosto de MUITO tempero, rs). =)
    http://cozinhologoexisto.com.br/crackers-integrais-sem-gluten/
    Amo farinha de arroz para coisas crocantes, nunca experimentei com farinha de grão de bico. Me diz o que você acha da farinha de grão de bico nesse tipo de preparação, fica mais sequinha?
    Bjo grande,
    Manu

    • André says

      Oi Malu! Não acredito que você está por aqui 😱 AMO seu blog! Eu já tinha visto essa receitinha lá, quero tentar na próxima vez, deve ficar muito bom. Sim, a farinha de grão de bico fica mais seco mesmo, bem crocante. Diferente da farinha de arroz, ela possui sabor marcante, o que pode desagradar alguns. Mas eu adoro, espero que você goste também 😉 Abraços!

  13. Sílvia says

    Olá, é uma delícia! Entretantominha massa não dá certo!!, não da liga. Ela fica esfarelenta e quebradiça. Nas duas vezes que fiz ocorreu isso. Daí adiciono mais água até ficar um pouco melhor e conseguir minimamente cortar e obter um biscoitinho inteiro, mas bem delicado de se quebrar… Pq será?! Vou tentar hoje de novo, rs.
    Gosto muito do Tempero
    Alternativo. Um abraço 😉

    • André says

      Oi Sílvia! Que bom que gostou! Que pena que ficou esfarelenta e quebradiça, não sei porque isso esteja acontecendo. Tenta colocar mais água ou azeite na próxima vez mesmo. Se ainda ficar quebradiça adiciona um pouco de farinha de linhaça e amassa bem com as mãos. Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Abraços!

  14. Maria ignez says

    Oi André, sou sua fã! Nessa receita fiquei na dúvida, vc fala em duas xícaras de farinha =160g, mas minha medida de xícara tem 240g. Pode me ajudar? Grata!

    • André says

      Oi Maria! Nossa, peço desculpas, errei na hora de digitar, 2 xícaras = 260g aproximadamente, já arrumei no post 😉 Obrigado por me avisar. Abraços!

  15. Rita Ferigatte says

    Muito boa essa receita! Mesmo adaptando com os ingredientes que tinha. O modo de fazer é muito fácil. Fiz com farinha de trigo comum, integral,aveia e linhaça

    • André says

      Oi Rita! Que bom que você gostou, é bem fácil né! Deve ter ficado bom também com esses ingredientes. Abraços!

  16. Katia says

    Oi André,

    Adorei a sua receita! Mas me fale, por favor, que geleia é essa que acompanha os biscoitinhos?

    Um abraço agradecido! 😉

    • Katia says

      Nossa, André! Só agora acabei de ler o post e, me desculpe, vi que a geleia é de pimenta. Você fez a geleia também?

      Outro abraço agradecido! 🙂

      • André says

        Oi Katia! Que bom que você gostou da receita 😀 Sim, a geleia é de pimenta, foi eu que fiz também. Abraços!

  17. sara de oliveira says

    Namastê André,
    Tenho feito algumas da suas receita e tenho amado.
    Gratidão por compartilhar. Posso substituir o azeito por óleo de coco?
    Grata pelo retorno,
    Sara

    • André says

      Oi Sara! Fico feliz em saber que esteja gostando das minhas receitas 😀 Sim, você pode substituir, porém eu não indico muito. Como o óleo de coco tem sabor de coco e é levemente adocicado, vai alterar um pouco o sabor dos crackers. Mas da pra usar sim, eu geralmente uso óleo de coco para fazer biscoitos doces e bolos, fica uma delícia! De nada e abraços!

  18. Débora Bertagnoli says

    André, não acredito que descobri seu site só hoje! Que encanto! Quanta receita de ter vontade de sair correndo para a cozinha! Parabéns pelo trabalho de pesquisa sobre uma alimentação mais consciente (algo que estou buscando) e saborosa (pq também merecemos! rs). E obrigada por compartilhar com a gente 🙂
    Vou te procurar no instagram e a cada receitinha vou te marcar para você ver a carinha das suas receitas fazendo outras pessoas felizes e saudáveis! 🙂

  19. Karine Braione says

    Olá André! Estou adorando suas receitas. Sou vegana e não é tão fácil encontrar receitas saborosas, saudáveis e práticas. Parabéns! Gostaria de saber qual seria a melhor substituição para a farinha de grão de bico nesta receita, pois moro em cidade pequena e não encontro com facilidade. Abraço.

    • André says

      Oi Karine! Que bom que você está gostando das minhas receitas 😀 Você pode substituir por farinha de trigo integral. É uma versão com glúten dai, caso você não tem problema com isso. Abraços!

  20. Helena says

    Olá André.
    Gosto muito do seu blog, tem-me servido de inspiração para bastantes receitas, especialmente porque gosto delas bastante simples. Não tenho muito tempo para passar na cozinha.
    Assim que tiver oportunidade vou experimentar estas crackers. Já me fartei das de compra que acho que não têm sabor nenhum. Será que dará para fazer com farinha de milho em vez de farinha de grão de bico? Tenho mais facilidade em encontrar a de milho no sítio onde moro.
    Obrigado. Abraços!

  21. Suellen Simonetti says

    Oi Andre!adorei essa receita e adorei seu blog!as fotos sao muito lindas!te “descobri”faz pouco tempo mas quero faze-las em casa!essa receita da pra ser feita com qualquer farinha?a de arroz também da certo?
    Obrigada!!!

    • André says

      Oi Suelle! Que bom que você gostou da receita 😀 Não da pra fazer com qualquer farinha. Você pode usar a de arroz, mas é necessário adicionar linhaça ou farinha de linhaça hidratada pra dar liga a massa. Não sei exatamente a quantidade porque ainda não tentei, mas acredito que 1/4 xícara já é o suficiente. Se fizer me avisa como ficou 😉 Abraços!

  22. André, não acredito. Parece que você leu minha mente! Estava há uns dias olhando pra farinha de grão de bico aqui em casa e pensando “será que dariam um bom cracker?” Agora vou com certeza experimentar!
    Abraços!

    ps: A última receia lá no blog foi totalmente inspirada num post seu, depois da uma olhada 😉

    • André says

      Oi Carol! Sério? Não acredito hahaha. Fica muito bom os crackers com a farinha de grão de bico, super indico fazer 😉 Uau, que fotos lindas do seu blog, deixou as minhas no chinelo hahaha, amei. Vou começar a entrar com frequência. Ah, e que bom que você gostou do post da torta de tomates assados 😀 Abraços!

  23. Marina says

    Será que funciona com farinha de trigo integral? 🙂 Amo esses biscoitinhos! Aqui na minha cidade compro numa lojinha veggie e agora vou fazer em casa, obrigada! Adoro suas receitas e o site é lindo! <3

    • André says

      Oi Marina! Sim, funciona também com farinha de trigo integral. São bons né esses biscoitinhos. Que bom que você gosta das minhas receitas e do blog 😀 Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *