Café da manhã, Entradas e acompanhamentos, Receitas
comentários 32

Geleia de morango (sem açúcar)

Fazer geleia em casa é muito prático e fácil. Requer poucos ingredientes, nesse caso apenas 3, nenhum artificial como conservantes e aromatizantes. É bem comum encontrar no mercado geleias extremamente doces, com muito açúcar refinado e pouca fruta. Odeio esses tipos de geleias, não dá nem pra sentir o gosto da fruta, só do açúcar. Qual é o sentido disso?

Uma boa solução é fazer a própria geleia em casa, variando as frutas de acordo com a estação. Assim é possível ter controle dos ingredientes que ela vai ter. Para deixar mais natural ainda, decidi trocar o açúcar por tâmaras para adoçar. E vou te dizer, fica tão bom quanto adoçado com açúcar. Não hesite em testar 😉

A quantidade de tâmaras para adoçar a geleia varia de acordo com o seu paladar e com a doçura natural da fruta. Não existe uma quantidade exata, no meu caso 5 tâmaras já foram suficientes. Por ter uma coloração forte, quanto mais tâmaras forem adicionadas, mais escura ficará a geleia. Para deixar ela mais consistente e gelatinosa, como são as tradicionais, usei um pouco de chia.

Ingredientes

Morango e tâmaras na panela

Esta geleia de morango vai muito bem com fatias de pão, torradas, biscoitos, tapiocas e waffles, por exemplo. Também pode ser usada em tortas e outras preparações. Versátil, natural e saborosa!

Geléia de morango

Você vai precisar de…
Morangos picados – 1 xíc. e 1/3
Chia – 1 colher de sopa
Tâmaras sem caroço – 5 unidades (ou mais, dependendo da doçura dos morangos)

Como fazer…
1- Corte as tâmaras em pedaços pequenos e transfira para a panela com os morangos picados.
2- Leve ao fogo baixo e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar, até os morangos amolecerem bem e quase se desfazerem.
3- Transfira para o liquidificador e triture até ficar homogêneo. Se preferir, triture pouco os morangos para deixar a geleia mais rústica com pedacinhos.
4- Coloque a geleia em um pote de vidro e adicione a chia. Mexa bem e deixe amornar.
5- Leve à geladeira por cerca de 4 horas, ou até a chia hidratar e deixar a geleia consistente.

Esta geleia de morango dura cerca de 1 semana se conservada em um recipiente fechado na geladeira.

Geleia de morango com waffles.

bom apetite

  1. Tiago says

    Boa noite André! Muito legal o seu blog! Estou com uma duvida, eu usei 2kg de morangos e queria saber se tem problema congelar a geleia?

    • André says

      Oi Tiago! Que bom que você gostou do blog 😀 Nunca tentei congelar essa geleia, mas acredito que não tenha problema. Pode ser que ela fique um pouco aguada depois de descongelar. Mas é só aquecer um pouco na panela para tirar o excesso de líquido para resolver. Abraços!

  2. Ana Caroline Adolfo says

    Boa noite! Adorei seu blog! E suas receitas também. Será que eu posso fazer a geleia sem a chia? ou posso substituir por outro ingrediente?

    • André says

      Oi Ana! Que bom que você gostou do blog e das receitas 😀 Eu usei a chia para deixar mais nutritivo e com consistência gelatinosa. Mas dá sim para fazer sem ela, só não ficar gelatinosa como uma geleia, mas fica gostoso também. Abraços!

  3. Jackie says

    Nossa! Não conhecia seu blog! Amei! Vou fazer agora a receita mas com blue berries e tamaras! Acho q deve dar certo! Amei essa história de não ter açúcar!

    • André says

      Oi Jackie! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Nunca tentei com blueberry, mas deve dar certo também. Se fizer, me conta como ficou 😉 Abraços!

      • Jackie says

        Ficou muito boa!!! Fiz como vc falou. Coei a maioria e deixei um pouquinho in natura! Uma delicia! Obrigada! Hj vou testar os crackers! ❤

        • André says

          Que bom que você gostou Jackie! Espero que goste dos crackers também 😉 Abraços!

  4. Mariana says

    Fiz a receita acrescentando duas colheres de sopa de mel. Usei apenas uma xícara de morango bem picadinhos e o mel, ficou deliciosa! Vale a pena.

    • André says

      Oi Mariana! Que bom que você gostou 😀 Obrigado pela dica. Abraços!

  5. Lais says

    Oi, queria saber se adocar com aquele suco de maçã ou mel dá certo ..

    • André says

      Oi Lais! Eu nunca tentei adoçar com esses ingredientes, mas acredito que dá certo. Se você fizer me avisa como ficou 😉 Abraços!

  6. Tereza says

    Amo o seu blog! Vou fazer as receitas pro meu filho de 10 anos crescer forte e feliz! Vou começar pela geleia, pois morango é sua fruta favorita. Obrigada por compartilhar seu conhecimento em um site tão lindo como esse, que o universo te abençoe imensamente _/\_ <3

    • André says

      Oi Tereza! Que bom que você gostou do blog 😀 Espero que você e seu filho gostem desta receita. Abraços querida!

  7. Lis says

    Olá, André. Tudo bem? Conheci seu site através do portal Vista-se. Que trabalho maravilhoso, parabéns! Estou ansiosa para começar a fazer as receitas. Percebi pelos comentários que muitos leitores têm dúvidas com relação a alguns ingredientes, se podem ser substituídos ou não. No meu caso não é diferente…rs. Estou pensando em adoçar essa geleia com chocolate vegano. O chocolate que pretendo utilizar é adoçado com açúcar de coco.O que acha? Minha preocupação é com a textura da geleia. Suas sugestões serão bem-vindas! Obrigada!

    • André says

      Oi Lis! Tudo bem sim, e com você? Fico muito feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 espero que goste das receitas. Sobre a substituição, não sei te dizer como vai ficar a textura porque nunca fiz com chocolate. Mas uma coisa posso te dizer, ruim não vai ficar chocolate com morango hahaha, é testar pra ver. Me avisa como ficou se fizer 😉 Abraços!

    • André says

      Oi Maycon! Com açúcar mascavo eu sei que fica bom porque já fiz dessa forma também, mas com sucralose não sei te dizer. Abraços!

        • André says

          Oi Samara! Você pode usar de 1/3 a 1/2 xícara de açúcar mascavo. Vai depender da doçura dos morangos e da sua preferência, se vai querer mais doce ou mais azedinho. Abraços!

  8. Iselda Pereira says

    Uauuu… amei seu blog.
    Parabéns.

    Vou visitá-lo com periodicidade!

    • André says

      Oi Iselda! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Abraços!

  9. Clarissa Dias says

    André suas fotos, suas dicas são demais!!! Vou fazer essa geleia com certeza 🙂

    • André says

      Oi Clarissa! Fico feliz em saber que você gosta das minhas fotos 😀 Espero que goste da receita. Abraços!

  10. Marina says

    Olá André! Fiz com mirtilos, tâmaras e acrescentei um pouco de açúcar de coco. Ficou ótima!

    • André says

      Oi Marina! Que bom que você gostou. Boa ideia acrescentar um pouco de açúcar de coco. Comprei esses dias e não usei ainda. Abraços!

  11. Márcia says

    Boa noite André, estou começando a mudar os habitos de minha família e nesta busca por uma alimentação mais natural achei seu blog. Suas receitas são muito interessante e devem ser tbem gostosas. Nesta geléia será que dá pra substituir a tâmara por passas para adoçar? As tâmaras são mais difíceis de achar onde moro e tbem mais caras. Obrigado pelo trabalho e parabéns.

    • André says

      Oi Márcia! Que bom que você achou interessante minhas receitas. Sim, também dá para substituir as tâmaras por uvas passas para adoçar. Eu nunca utilizei porque não gosto de passas, mas sei que dá para adoçar com elas. Espero que goste da receita. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *