Entradas e acompanhamentos, Lanches, Sem glúten
comentários 16

Chips de batata doce (assado)

Com algumas batatas doces, com um pouquinho de óleo e com algumas pitadas de sal e páprica doce, você pode fazer deliciosos chips crocantes e assados. Sem ingredientes artificiais, sem gordura em excesso e sem glúten, só ingredientes comuns e naturais. O chips de batata doce é um snack perfeito para saborear entre as refeições. Um ótimo substituto dos salgadinhos industrializados fedorentos, porque né, alguns fedem pra cacete hahaha.

Ingredientes chips de batata doce assado

Batata doce cortada com faca afiada

Fazer chips assado e deliciosamente crocante ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil, mas não impossível. Um dos segredos para deixar bem crocante, é cortar o mais fino possível as batatas, mantendo a mesma espessura do começo ao fim de cada corte. Eu sei que isso é difícil, ainda mais se você estiver usando uma faca como eu, mas com a prática é possível.

Se a fatia ficar muito grossa, como na foto abaixo, não sair inteira ou começar fina e terminar grossa, indico você deixar de lado e utilizar em outra receita. Com as fatias que não saíram certas, cozinhei e fiz um purê 😀

Tipos de cortes da batata.

Batatas temperadas e cortadas

Batatas doces prontas para irem ao forno

Outra dica para fazer chips crocantes é assar em temperatura mais baixa, 140 ºC, por um longo tempo. Assim, as fatias vão assando e secando lentamente e uniformemente, com menos chances de queimarem. Já fiz uma vez com temperatura mais alta, 200 ºC, num período de tempo mais curto. Porém, a maioria das fatias queimaram com facilidade. Então indico você assar em temperatura baixa por um longo tempo.

Deixe assando e vai bater um papo com a vizinha, passear com o cachorro ou ler um livro, mas deixe os chips quietinhos assando lentamente. Talvez nem todas as batatas fiquem crocantes na primeira tentativa, mas não desanime, com a prática você consegue 😉

Batatas sequinhas

Chips de batata doce

Você vai precisar de…
Batata doce – 2 unidades grandes = 500g aprox.
Páprica doce (opcional) – 1 colher de chá
Óleo vegetal (usei de girassol) – 2 colheres de sopa
Sal – 1 colher de chá

Como fazer…
1- Lave bem as batatas esfregando a casca com uma esponja. Seque-as com um pano.
2- Com uma faca bem afiada ou com um mandolin (ver nota) corte as batatas em fatias bem finas e uniformes.
3- Em uma tigela, adicione as fatias e os demais ingredientes. Misture bem até todas ficarem cobertas pelo óleo e pelos temperos.
4- Forre duas assadeiras com papel manteiga e distribua as fatias lado a lado, sem sobrepor.
5- Leve ao forno preaquecido a 140ºC por cerca de 30 minutos.
6- Retire do forno e vire todas as fatias com ajuda de um garfo para assar do outro lado. Retorne ao forno por mais 30 minutos.
7- Retire do forno novamente e vire as fatias. Retire aquelas que já estão douradas e crocantes, ou quase crocantes, e deixe esfriarem. Não se preocupe se algumas estiverem um pouquinho macias e úmidas no meio, ao esfriarem irão ficar sequinhas e crocantes.
8- Retorne as demais ao forno por mais 10 minutos. Nesse meio tempo fique de olho para não deixar queimar. Vá tirando aos poucos as fatias que já estão no ponto.
9- Deixe esfriar e consuma no mesmo dia do preparo, enquanto estão crocantes. Ou guarde num recipiente bem fechado. No dia seguinte irão perder um pouco da crocância.

Nota: Mandolin é um cortador de alimentos muito utilizado em cozinhas profissionais. Com ele é possível cortar fatias bem finas e uniformes de legumes. Caso você tem um, utilize para cortar as batatas, vai facilitar muito sua vida. Caso não tenha, utilize uma faca bem afiada.

Chips de batata doce crocante e assado

bom apetite

  1. Raquel says

    Oi André, tudo bem?
    Você acha que ralar as batatas seja uma boa ideia? Naquela parte do ralador que tem uma lâmina média inteira?
    Acho demais as suas receitas e a sua escrita dá gosto de ler 🙂

    Beijo!

    • André says

      Oi Raquel! Tudo bem sim, e com você? Eu já tentei ralar nessa parte do ralador, porém não consegui cortar em fatias iguais, foi um desastre hahaha. Mas se você conseguir é uma boa. Fico feliz em saber que goste das receitas e do texto 😀 Abraços!

  2. Camila says

    Estou adorando o seu blog. Parabéns pelo empenho em fazer conteúdo tão bom e bonito. Farei amanhã essa delícia de batata chips. Abraços

    • André says

      Oi Camila! Fico feliz em saber que esteja gostando do blog 😀 Espero que goste da receita. Abraços!

  3. simone says

    O trabalho compensa… A primeira vez que eu fiz, até tirei do forno, desidratei um pouco no micro, voltei pro forno rsrsrs
    Eu nunca fiz com a casca. Vou testar.
    Lindos os teus chips.

    • André says

      Oi Simone! O trabalho compensa mesmo, é muito gostoso. Fica mais nutritivo com a casca, fora que é um trabalho a menos ter que tirar haha. Espero que goste 😉 Abraços!

  4. Maria Carolina says

    Nossa André, amei seu site!! Vou recomendar a todos que gostam de receitinhas saudáveis. Já estou explorando as receitas de café da manhã para incrementar o café das minhas meninas. Abraço e obrigada por compartilhar. À propósito, lindas fotos e texto impecável (raridade hoje em dia).

    • André says

      Oi Maria! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Espero que goste das receitas. De nada querida, tento dar o meu melhor pra fazer as fotos e os textos. Abraços!

  5. Li says

    Oi, estava procurando uma receita de suco de maçã e achei a sua, maravilhosa, passei a seguir esse blog e estou adorando. Já comi chips de banana verde TB, acho que deve ser outra receita interessante não acha? Grande bjo e mto obrigada por tantas receitas deliciosas.

    • André says

      Oi Li! Que bom que você gostou da receita de suco de maçã 😀 Eu também já comi chips de banana, é muito bom. Nunca fiz, mas é outra receita interessante sim. Quando eu fizer vou publicar aqui no blog. De nada querida. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *