Post novo, Pratos principais, Sem glúten
comentários 32

Torta de tomates assados

Diferente, saborosa, leve e saudável. Acho que esses adjetivos descrevem bem essa torta dos deuses. Ela surpreende tanto pelo visual (é lindona!) quanto pelo sabor. Fiz inspirado na receita da minha amiga querida Flávia, do blog Tô puta e vou cozinhar. Se você não conhece o blog, sugiro correr lá e se deliciar com as receitas e com os textos cheios de humor, são impecáveis! A torta dela também ficou lindona, na minha versão usei menos ingredientes e troquei alguns, mas o jeito de fazer é o mesmo.

A massa é super fácil de fazer e não contém glúten. A farinha que usei foi de grão de bico. Eu AMO usar ela pra fazer tortas salgadas e quiches. O sabor é maravilhoso e a textura fica igualzinha a massa podre, é bem delicada e derrete na boca. Para a massa usei só farinha de grão de bico, óleo vegetal, água e sal. Se você não encontrar farinha de grão bico em lojas de produtos naturais, pode utilizar os próprios grão cozidos para fazer a massa, já fiz desse jeito aqui.

Ingredientes recheio

Para cobrir a torta utilizei o tomate Sweet Grape, também chamado de tomate uva, ele é bem docinho e carnudo, uma delícia! Usei o vermelho, mais comum de ser encontrado, e o amarelo, que é uma variedade mais doce. Ambos comprei na feira aqui perto de casa. Se você não tiver tomates uva pode fazer com tomates cereja também.

Massa sem glúten e base tofu

Para encurtar o tempo de preparo, uma dica que dou, é começar a preparar os tomates assados por primeiro, isso porque eles demoram mais tempo pra ficarem prontos. Enquanto estiverem assando você vai fazendo a massa e o creme de tofu. Depois é só montar e pronto!

Tomates assados

torta de tomates assados sem glúten

Você vai precisar de…

para a massa:
Farinha de grão de bico – 2 xíc. = 220g aprox.
Óleo vegetal – 1/4 xíc. = 60ml
Água – 90ml
Sal – 1 colher de chá

para a cobertura:
Tomates uva ou cereja – 3 xíc. = 500g aprox.
Tofu soft – 2 xíc. e 1/2 esmigalhado = 500g aprox.
Manjericão – 1/2 xíc. de folhas frescas
Azeite de oliva – 2 colheres de sopa
Sal – 2 colher de chá
Páprica doce (opcional) – 1 colher de chá
Orégano e pimenta do reino a gosto (opcional)

Como fazer…
1- Lave os tomates cereja e transfira para uma assadeira. Adicione 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de páprica doce (opcional) e 2 colheres de sopa de azeite. Chacoalhe a assadeira para o tempero envolver todos os tomates.
2- Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até todos os tomates murcharem. No meio do tempo retire a assadeira do forno e chacoalhe para os tomates assarem por igual.
3- Enquanto os tomates estiverem assando, prepare a massa. Em um recipiente adicione todos os ingredientes da massa. Misture até formar uma bola homogênea.
4- Transfira a massa para um fôrma untada com óleo ou papel manteiga. Com as pontas dos dedos espalhe a massa sobre o fundo e a lateral, usei uma forma de 23cm de diâmetro com fundo falso. Faça furos na massa com um garfo para não formar bolhas de ar quando assar.
5- Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 10 minutos.
6- Em um liquidificador adicione o tofu, as folhas de manjericão e 1 colher de chá de sal. Bata tudo até ficar cremoso e homogêneo.
7- Com o creme de tofu pronto, e a massa e tomates assados, é hora de montar a torta. Espalhe o creme sobre a massa, em seguida adicione os tomates. Finalize com orégano e pimenta do reino a gosto (opcional).
8- Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 10 minutos.

Nota: 
– Se você colocar os tomates frescos em cima da torta, sem assar previamente, eles vão soltar todo seu líquido em cima do recheio e ensopar a massa. Por este motivo é necessário assá-los separados, o líquido que soltar é SUPER saboroso, guarde e utilize em outras receitas.

Pedaço de torta de tomates assados sem glúten

bom apetite

  1. André, esta receita parece maravilhosa, mas admito ter preconceito com tofu. Na verdade não é mais pré conceito… sempre que o uso a comida fica com o cheiro horrível e olha que já tentei mais de 1x. O que fazer? Tem alguma sugestão? Seja para substituir o tofu seja para tirar esse cheiro horroroso dele? Rsrs. Super grata!!!

    • André says

      Oi Juliana! Poxa que pena que você não curte tofu. Para eliminar o máximo possível do sabor residual eu indico caprichar na quantidade de manjericão. Quando sai do forno a torta não tem gosto de tofu, só no dia seguinte armazenada na geladeira que ele se destaca mais. Espero que você consiga resolver esse probleminha. Abraços!

  2. Fernanda says

    Parabéns pelo blog =)
    Será que posso trocar o óleo por manteiga? Comprei a farinha uns dias atrás e tava mesmo atrás de uma receita pra ela.

    • André says

      Oi Fernanda! Obrigado 😀 Eu nunca tentei fazer com manteiga, mas acho que funciona também, talvez seja necessário adicionar um pouco de água nesse caso. É testar pra ver se funciona. Abraços!

  3. Mariah says

    Olá André, tudo bem?

    Parabéns pelo blog! Quero muito fazer essa receita, mas não consigo gostar de tofu! Não tenho problemas com lactose, acha que dá pra fazer com cottage? Ou qual você indicaria?

    Muito obrigada!

    • André says

      Oi Mariah! Tudo bem sim, e com você? Obrigado! Não sei te dizer se dá pra fazer com queijo cottage, mas acredito que sim. Não conheço muito sobre queijos. Acho que dá até pra fazer com ricota. De nada e abraços!

      • Mariah says

        Oá André, boa noite! Fiz a torta com a ricota ficou beeem gostoso! Mas na hora de partir a massa desmanchou toda, vi nos outros comentários sobre farinha de linhaca, seria a solucao pra esse caso tbm? Muiiito obrigada!

        Abs

        • André says

          Oi Mariah! Sim, você pode usar um pouco de farinha de linhaça para evitar que a massa quebre. De nada e abraços!

  4. Flávia Balieiro says

    Bom dia André! Estava buscando receitas vegetarianas é que usasse a farinha de grão de bico, que encontrei seu blog. Rapaz que maravilha, aqui em casa sou celíaca e meu filho vegetariano. Então, perfeito!!
    Muito obrigada, que Deus abençoe!!

    • André says

      Oi Flávia! Espero que goste da receita, é perfeita pra vocês dois então hehehe. De nada e abraços!

  5. Carla says

    Oi André,

    Acabei de descobrir seu Blog por acaso e estou maravilhada com tantas coisas saudáveis e que com certeza ficam deliciosas, vou aproveitar suas receitas para fazer para o meu filho que tem diabetes e com suas ideias sua acho que vou poder acrescentar mais sabor nos pratos dele. Beijo grande e que Deus continue te iluminando e te ebençoando.

    • André says

      Oi Carla! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog, espero que você e seu filho gostem das receitas 😉 Abraços!

    • André says

      Oi Danni! Que bom que você gostou do site e das receitas, fico muito feliz 😀 Obrigado e abraços!

  6. Dani says

    Nossa! Descobri seu site só agora!! 🙁
    Quanta coisa deliciosa!!! E que dá para fazer, não é complicadésimo!!
    Muito obrigada por divulgar tudo isso! Vou tentar fazer váriasssss!!! =D

    • André says

      Oi Dani! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog. Espero que goste das receitas 😉 Abraços!

  7. Kamila says

    Gente,você é um amorzinho,tão Amorzinho que não tem ideia! Hahah
    Se eu quiser cortar os tomates ao meio e tirar as sementes,antes de por para assar,tem problema? Não gosto das sementes :X

    • André says

      Oi Kamila! Hahaha. Não tem problema tirar as sementes, só vai dar mais trabalho mesmo. Sério que você não gosta? Eu nem sequer percebo elas de tão pequenas hehehe.

  8. Simara says

    Olá André,

    Fiz essa receita e adivinha só?!! Todos adoraram!
    Olha que é difícil agradar a minha irmã mais velha!!
    Mudei somente o recheio, pois não tinha Tofu, fiz um molho branco com brócolis.
    Delícia!! Agora preciso fazer para o maridão!!

    Obrigada,

    Abraços,

    • André says

      Oi Simara! Uau, que bom que todos gostaram, fico feliz 😀 Tenta fazer com tofu, fica maravilhoso. De nada, abraços!

    • André says

      Oi Natalia! Sim, dá pra fazer com farinha de trigo branca. Abraços!

    • André says

      Oi Juliana! Fácil a receita né, e muito gostosa por sinal hehehe 😉 Abraços!

  9. Camila says

    André, concordo com o comentário acima – suas receitas são uma delícia e essas fotos dão fome não importa o horário do dia. Quando vc vai publicar um livro de receitas, hein? 🙂

    • André says

      Oi Camila! Obrigado pelos elogios querida 😉 Quero um dia poder publicar um livro de receitas, mas não faço a mínima ideia quando hahaha. Caso isso acontecer, irei divulgar por aqui. Abraços!

  10. Katharina says

    Nossa!! Que lindeza de massa! Vou comprar uma forma de fundo removível hoje ainda!

    • André says

      Oi Katharina! É bem útil ter uma forma com fundo removível em casa, utilizo com frequência. Espero que goste da receita 😉 Abraços!

  11. Roberta says

    Oi, André! Me tornei vegetariana (evitando ovos e leite/derivados o máximo possível) há menos de um mês e o seu blog tem sido de grande ajuda! As receitas são fáceis, super didáticas, deliciosas e com imagens lindas, parabéns (e obrigada)! Acha que dá pra fazer a receita dessa massa com farinha de arroz? Ou não fica a mesma textura? Beijos

    • André says

      Oi Roberta! Fico feliz em saber que meu blog esteja ajudando você 😀 Muito obrigado pelos elogios querida. Não indico você fazer com farinha de arroz, a textura não vai ficar a mesma, ela vai ficar borrachuda. Já tentei uma vez e não ficou bom 🙁 Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *