Receitas, Sobremesas
comentários 26

Musse de chocolate

Essa receita de musse é certamente a mais fácil de todas que eu já fiz. E com certeza é a mais saudável. Esqueça aquela receita tradicional que leva ovos, açúcar refinado e creme de leite. Essa aqui é bem diferente e alternativa. O ingrediente base, que vai dar cremosidade e consistência perfeita ao musse, é o avocado. Sim! É o fruto mesmo! Sem preconceito por favor. Não acha avocado pra comprar? Tudo bem, pode utilizar seu priminho mais comum aqui no Brasil, o abacate. Testei essa receita com ele também e fica muito gostoso.

Como é a época do abacate e do avocado o preço está mais baixo, aproveitei e comprei vários avocados, que até então estava muito caro pro meu bolso. Há muita dúvida em relação a diferença entre ambos, vou tentar explicar aqui. O avocado é uma variedade do abacate. Ele possui mais nutrientes e menos calorias. É mais cremoso e tem sabor mais neutro, é tipo um abacate melhorado hahaha. O tamanho dele é menor, e o preço é maior se comparado com o abacate.

Voltando a receita…quando descobri essa forma de fazer musse com abacate (ou avocado) fiquei com o pé atrás, mas mesmo assim tentei. Existem muitas variações dessa receita, algumas levam xarope de agave, mel, açúcar ou stévia pra adoçar. Já outras levam cacau em pó ou alfarroba pra dar o sabor de chocolate. Já fiz três versões diferentes, porém nenhuma agradou meu paladar, eu sempre sentia o sabor de abacate na musse. Assim, criei a minha versão que apresento aqui, sem gosto algum de abacate ou avocado.

Ingredientes mosse

Apenas quatro ingredientes e em menos de 15 minutos já está pronto!!! Parece mentira, mas essa musse é realmente fácil de fazer e muito gostosa. Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até ficar homogêneo e cremoso. MUITO CREMOSO MESMO POR SINAL!

Essa receita é bem versátil, o avocado pode ser substituído pelo abacate. O cacau em pó pela alfarroba. O melado pelo xarope de agave, mel, açúcar ou stévia. E o extrato de baunilha pela essência. Pra mim, a combinação desses quatro ingredientes foi a melhor que experimentei.

Servi a musse polvilhada com nibs de cacau. Pra quem não conhece, os nibs são obtidos nas primeira etapas da produção de chocolate. As sementes do cacau são secas, tostadas e depois esmigalhadas até se formarem os chamados nibs. Eles possuem textura crocante e sabor amargo, são isentos de açúcar. São facilmente encontrados em lojas de produtos naturais.

Mousse de chocolate vegano

Você vai precisar de…
2 avocados maduros ou 1 abacate = 400g aprox.
Melado – 4 colheres de sopa
Cacau em pó – 2 colheres de sopa
Extrato ou essência de baunilha – 1 colher de chá

Como fazer…
1- Abra o avocado ou abacate no sentido longitudinal, retire o caroço e tire a polpa com uma colher.
2- Coloque no liquidificador com os demais ingredientes e bata até ficar homogêneo e cremoso. Se necessário, adicione um pouco de água para ajudar as hélices a triturar os ingredientes. Acabei adicionando 30ml de água para facilitar o processo, cuidado pra não colocar muita água.
3- Transfira a musse para um recipiente e leve à geladeira até gelar (etapa opcional).
4- Sirva acompanhada de frutas, castanhas, nibs de cacau ou puro mesmo.

Musse de chocolate cremoso

bom apetite

    • André says

      Oi Vitória! Que bom que você gostou da receita, fico feliz 😀 Abraços!

    • André says

      Oi Sofia! Na minha opinião com a baunilha fica MUITO melhor, bem mais gostoso. Sem ela parece que falta alguma coisa. Se você tiver a oportunidade sugiro usar. Abraços!

  1. Carolina Petri says

    Oi André! Amei o teu blog! As receitas, a linguagem, tudo. Uma pergunta sobre essa receita: dá para usar mel em vez de melado? Não ficaria mais saudável? Abraço!

    • André says

      Oi Carolina! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Sim, você pode usar mel no lugar do melado. Ambos são saudáveis, o melado é rico em cálcio e ferro. Eu acabo usando ele porque dou preferência para produtos de origem vegetal e porque não gosto muito do sabor do mel. Abraços!

  2. Hosanie says

    Você poderia criar um aplicativo com suas receitas … cheguei hoje aqui mas já amei !!

    • André says

      Oi Hosanie! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Já pensei em criar um aplicativo, mas acho muito difícil hahaha. Quem sabe no futuro. Abraços!

  3. DIOLENE BORGES MACHADO FURTADO says

    O melado pode ser obtido derretendo a rapadura em água!

  4. Liana Lobo says

    Amo esse mousse <3
    Faço adicionando 2 colheres de sopa de chia hidratada. Fica ótimo.

    • André says

      Oi Liana! Também adoro esse musse. Uau, deve ficar bom com chia, vou tentar da próxima vez. Obrigado pela dica 😉 Abraços!

  5. Djulyan Passos says

    Sou muito fã das suas receitas! Essa em especial, eu amo muito! Fiz variações dela com chocolate puro derretido e baunilha em fava! É bom demais

    • André says

      Oi Djulyan! Uau, fico muito feliz em saber que você gosta das minhas receitas 😀 Nossa, deve ter ficado maravilhoso mesmo com chocolate derretido e baunilha em fava, fiquei com vontade agora hahaha. Abraços!

  6. Kézia says

    Oi, André! Nunca comento as tuas receitas, mas sou fã de muitas delas! 🙂 Fiz há pouco essa mousse e gostei bastante! Usei um abacate e só depois fui ver que ele, inteiro, tinha quase 800g. Acabou ficando um pouco do gosto do abacate na sobremesa. Tu podes esclarecer se o peso estimado que consta da receita (400g) é referente à parte utilizada do abacate (polpa) ou a ele inteiro?
    Ah, sim, às vezes fico em dúvida na hora de fazer as receitas porque não sei o quanto elas rendem. Acho que seria legal acrescentar essa informação, se não for te dar mais trabalho, é claro.
    Obrigada!

    • André says

      Oi Kézia! Fico feliz em saber que você gosta das minhas receitas 😀 O peso que consta a receita (400g) é ele inteiro, com casca e caroço. Deve ser por isso que ficou um pouco de gosto de abacate, pois foi bastante. Agora comecei a colocar as gramas dos ingredientes nas receitas, pois como estamos falando de ingredientes naturais, eles variam muito de tamanho. Se você tiver uma balança, ajuda bastante para medir os ingredientes. Já pensei em colocar o rendimento das receitas, mas ainda não comecei a fazer de fato. Obrigado pela dica 😉 vou começar a fazer isso em breve. Abraços!

  7. Suéllen says

    Nossa, ficou tão bonito! Preciso providenciar logo o abacate.

    • André says

      Oi Suéllen! Ficou bonito, e o melhor de tudo bom, hehehe. Abraços!

    • André says

      Oi Márcia! Eu compro o melado pronto, é o que mais indico, pois ele contém muito mais nutrientes que o açúcar. Mas se você não achar, dá pra fazer com açúcar mascavo. Basta derreter o açúcar em banho maria (porque daí não queima) até virar o melado, se você quiser pode adicionar um pouco de água. Espero ter te ajudado. Abraços!

    • André says

      Oi Keidi! Eu compro o melado pronto, é o que mais indico, pois ele contém muito mais nutrientes e é menos processado que o açúcar. Mas se você não achar, dá pra fazer com açúcar mascavo. Basta derreter o açúcar em banho maria (porque daí não queima) até virar o melado, se você quiser pode adicionar um pouco de água. Espero ter te ajudado. Abraços!

  8. Thais Amorim says

    Huuuuummm! Estava esperando uma receita assim!
    Inclusive tenho uma polpa congelada de abacate… Será que muda a consistência?
    E o chocolate solúvel 50% será que resolve para substituir o cacau em pó?
    Vou experimentar!

    • André says

      Oi Thais! Acho que muda sim a consistência da polpa de abacate congelado, nunca congelei, mas deve mudar um pouco. É testar pra ver se fica bom 😉 Sim, dá pra usar chocolate solúvel 50% no lugar do cacau, eu só diminuiria dai a quantidade de melado, já que o chocolate solúvel já é doce. Espero que goste da receita. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *