Bebidas, Café da manhã
comentários 66

Como fazer leites vegetais II (opções acessíveis)

Ano passado fiz um post sobre como fazer leites vegetais, com quatro receitas básicas, de leite de amêndoas, de castanha do Pará, de caju e de coco. Até o presente momento, é o post mais acessado por aqui. Como sabemos, esses leites vegetais não são muito baratos pelo valor dos ingredientes, com exceção do leite de coco, que sai bem mais em conta fazer em casa do que comprar pronto. Pensando nisso, decidi fazer mais um post com receitas de leites vegetais, já que opções não faltam, mas dessa vez com opções BEM mais baratas e acessíveis.

Cada leite vegetal possui sua peculiaridade, se você não gostar de um, quem sabe gosta de outro. Nesse post apresento quatro opções: leite de amendoim, de inhame, de aveia e de arroz. Cada um possui seu tempo e forma de preparo. Mas os utensílios usados são sempre os mesmos, liquidificador e coador. Este último pode ser uma peneira fina, um pano de prato fino, ou um coador voal (foto abaixo). Pra quem não conhece, o coador voal é ideal para coar leites vegetais e suco verde. Ele pode ser feito em casa ou comprado em lojas de produtos naturais, por exemplo. Ele facilita e MUITO na hora de coar, além de ser super fácil de limpar, e seca bem rapidinho. Se você faz leites vegetais com frequência, sugiro comprar um.

Voil

Coando o leite

Alguns leites vegetais possuem sabor neutro, para deixá-los mais saborosos, você pode adicionar essência ou extrato de baunilha para dar um sabor especial. E algum adoçante, como mel, melado, tâmaras hidratadas ou açúcar cristal ou demerara. É opcional, mas dá uma boa diferença no sabor, utilize esses ingredientes a gosto.

 

LEITE DE AMENDOIM

É um leite vegetal bem nutritivo e barato. De cor branquinha, tem sabor delicioso de amendoim e produz bastante espuma. Pode ser feito de duas maneiras, cozinhando ou não os amendoins. Na primeira forma de preparo (que eu sempre faço) ele fica com sabor mais suave, já na segunda opção, fica com gosto um pouco amargo e forte. Lembre-se de utilizar amendoim sem casca e sem sal. Ele pode ser torrado, assim o leite vai ficar com sabor mais encorpado, ou cru, ai o leite vai ficar com sabor mais suave.

leite de amendoim

Você vai precisar de…
Amendoins sem casca e sem sal (torrado ou não) – 1 xícara = 160g aprox.
Água filtrada – 800 ml
Tâmaras hidratadas sem caroço – 3 unidades (opcional)

Como fazer…
1- Lave bem os amendoins em água corrente com o auxílio de uma peneira.
2- Transfira para um recipiente e cubra com água. Deixe de molho por cerca de 8 horas em temperatura ambiente.
3- Escorra a água e transfira os amendoins para uma panela. Cubra com água e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e deixe descansar por cerca de cinco minutos.
4- Descarte a água e leve os amendoins e as tâmaras (opcional) para o liquidificador. Adicione 800ml de água filtrada e bata bem até ficar homogêneo.
5- Com um pano de prato limpo e fino, ou com um coador voal, coe o leite. Está pronto!

Esse leite dura cerca de 5 dias se bem conservado na geladeira.

Rende aproximadamente 750ml.

Você pode espalhar o resíduo do leite de amendoim sobre uma assadeira e levar ao forno em temperatura baixa até ficar seco e levemente torrado. Utilize para incrementar a granola ou para fazer cookies, por exemplo.

 

LEITE DE INHAME

É o leite vegetal menos comum. Tem sabor suave e textura cremosa, é ótimo para fazer shakes com frutas. Assim como o leite de amendoim, pode ser preparado de duas formas, cozinhando ou não o inhame. Pela praticidade, o melhor é fazer com ele cru, pois fica pronto rapidinho. Porém, do ponto de vista nutricional, é melhor cozinhar. Isso porque o inhame possui antinutrientes que diminuem a absorção dos seus nutrientes, para eliminar isso basta cozinhar o inhame e descartar a água. Utilizando o inhame cozido você não precisa coar o leite, assim não irá ter resíduo como os demais leites vegetais.

Leite de inhame.

Você vai precisar de…
Inhames – 3 unidades = 240g aprox.
Água filtrada – 800 ml
Tâmaras hidratadas sem caroço – 3 unidades (opcional)

Como fazer…
1- Descasque os inhames e corte em pedaços menores. Transfira para um panela com água e cozinhe até ficarem macios.
2- Escorra a água e coloque os inhames no liquidificador. Acrescente a água filtrada e as tâmaras (opcional). Bata bem até ficar homogêneo.
3- Caso esteja utilizando tâmaras para adoçar, coe o leite com o auxílio de um pano de prato limpo e fino, ou com um coador voal. Caso não esteja usando as tâmaras, não precisa coar o leite.

Esse leite dura cerca de 5 dias se bem conservado na geladeira.

Rende aproximadamente 1 litro.

 

LEITE DE AVEIA

É outro leite super barato e nutritivo. Tem sabor forte e levemente adocicado, além de ser cremoso por causa do amido naturalmente presente na aveia. Ao ser esquentado ele engrossa, é perfeito para receitas ou bebidas, como chocolate quente. É o leite vegetal mais prático pra fazer, em menos de 15 minutos já está pronto! Não é preciso cozinhar ou deixar os ingredientes de molho antes.

Leite de aveia

Você vai precisar de…
Aveia em flocos – 1 xícara = 100g aprox.
Água filtrada morna – 800 ml

Como fazer…
1- Adicione a aveia e a água morna no liquidificador. Deixe descansar por cerca de cinco minutos.
2- Triture bem até ficar homogêneo.
3- Com um pano de prato limpo e fino, ou com um coador voal, coe o leite. Está pronto!

Esse leite dura cerca de 3 dias se bem conservado na geladeira.

Rende aproximadamente 750ml.

Utilize o resíduo do leite aveia para fazer mingau ou incrementar receitas de bolos, pães e cookies.

 

LEITE DE ARROZ

É o leite vegetal com consistência mais aguada e fina. O pobre coitado é bem sem graça, tem pouco sabor. Por esse motivo indico você adicionar essência ou extrato de baunilha para dar um toque especial. E outro ingrediente a gosto para adoçar, como tâmara, mel, melado ou açúcar cristal.

Leite de arroz

Você vai precisar de…
Arroz integral cru – 1/2 xícara
Água filtrada – 3 xícaras (750 ml)

Como fazer…
1- Coloque o arroz em um recipiente e cubra com água. Deixe de molho por cerca de 12 horas, de preferência da noite para o dia.
2- Escorra e descarte a água. Enxague bem o arroz.
3- Coloque o arroz numa panela com 2 xícaras de água e leve ao fogo. Um pouco antes da água ferver, desligue o fogo e abafe a panela por uns 30 minutos.
4- Passe tudo para o liquidificador e bata em velocidade máxima por cerca de 2 minutos.
5- Acrescente o restante da água (1 xícara) e bata novamente.
6- Apoie uma peneira em cima de uma tigela grande e forre com um tecido fino de algodão ou com um saco de voal próprio para leites vegetais.
7- Despeje o leite sobre o coador e esprema bem, até sair todo o líquido.
8- Se quiser, junte o adoçante de sua preferência e bata novamente no liquidificador limpo.
9- Transfira o leite para um pote de vidro com tampa. Conserve na geladeira por até 3 dias, ou no freezer por até 2 meses.

  1. Roberta Tavares says

    Oi! Gratidão por dividir tantas idéias interessantes!

    Na sua opinião, eu poderia usar o leite de aveia em receitas salgadas? Tipo um molho branco?

    Um beijo!

    • André says

      Oi Roberta! De nada 😉 Sim, fica ótimo o leite de aveia em receitas salgadas. Eu já fiz molho branco com ele para lasanha e ficou muito bom. Ele engrossa e fica numa consistência boa. Por ter sabor um pouco forte, pode incomodar alguns, mas eu gostei. Abraços!

  2. DIVINA VENÂNCIO says

    Eu descobri mais alguns “leites”, de linhaça, nozes, quinua, sementes de abóbora, gergelim, girassol…se quiser, me diga que te envio por e-mail, aí é só me dar os créditos, ok?

    Bjus.

    • André says

      Oi Divina! Ah sim, já conheço esses leites vegetais. Tenho um livro só com receitas de leites e manteigas vegetais. Não precisa me mandar, mas obrigado pela dica 😉 Abraços!

  3. DIVINA VENÂNCIO says

    André, há uns errinhos aí: nos leites de amendoim e aveia, o rendimento não pode ser 750ml, se colocamos 800ml de água. E no de arroz, colocamos 1 litro de água e o rendimento é 500ml? Corrija, please…

    • André says

      Oi Divina! Está certo sim, no meu caso o leite de amendoim e aveia rendeu 750 ml. Esse rendimento pode ser um pouco mais ou menos. Apesar de que foi utilizado 800 ml, tanto a aveia quanto o amendoim retém um pouco da água, mesmo que bem coados. Fora que transferir de um recipiente para outro sempre tem alguma perda. Já o leite de arroz é a mesma coisa. Quando ele cozinha, hidrata e absorve muita água. Já testei outra receita de leite de arroz que é melhor que a antiga, acabei de atualizar o post. Abraços!

  4. Juliana says

    Oi André tenho algumas castanhas portuguesas e gostaria de fazer leite com elas, é possível? Como devo proceder? Parabéns pelo blog muito interessante!!! Abraços.

    • André says

      Oi Juliana! Nunca tentei fazer leite com castanha portuguesa, não sei se é possível. Desculpa por não poder te ajudar. Abraços!

  5. Raquel says

    Oi, André! Resolvi espiar o seu blog porque sou fã da Paula Lumi e amo as receitas dela. Descobri há dois anos que tenho uma intolerância meio séria a lactose e fiquei muito triste porque achava que nunca mais comeria muitas coisas. Quando vi suas ideias e receitas, fiquei super encantada. Parabéns pelo trabalho! Queria saber se dá certo fazer aquela receita sua de sorvete de chocolate com o leite de arroz, porque fiz com o de coco e fiquei encanada com o sabor residual do coco. Dá certo usar leite de coco industrializado? Precisa diluir? Vou ficar muito feliz se vc me responder, porque a coisa que mais desejo comer é um sorvete cremosinho nesse calor. Obrigada!

    • André says

      Oi Raquel! Fico feliz em saber que tenha gostado das minhas ideias e receitas 😀 Nunca fiz com leite de arroz a receita do sorvete, acredito que não vai ficar tão cremoso porque ele não tem gordura, como o leite de coco. Também nunca fiz com leite de coco industrializado, como ele é mais grosso e tem cheiro mais forte pode ser que o sabor residual seja maior. Por isso indico o leite de coco caseiro. Se você ficou encanada com o sabor residual do coco, você pode aumentar a quantidade de chocolate para “esconder” seu sabor ou colocar um pouco de cacau em pó. Creio que isso já vai resolver o problema. De nada e abraços!

  6. Paola Cristini Gama Silva says

    Olars, moço, muito bacana teu trabalho, achei o texto bem acessível pra iniciantes (vulgo eu). Fiz a tua receita de leite de aveia e achei bem digna, (ainda que tenha coado só uma vez e tenha ficado um sedimento bem compacto que deixou o resto do leite ralo), mas a aveia é bem pobre em gorduras se comparada aos outros ingredientes para leite vegetal. Eu tô procurando um leite mais gordo e que se mantenha emulsionado, e talvez esse seja o trunfo do leite de soja, pela quantidade de lecitina, mas com amendoim o sabor parece mais interessante. Ainda não testei o de amendoim, e queria saber da tua experiência se ele emulsiona bem ou separa em duas fases (pela tua foto ele me pareceu bem homogêneo, mas o meu de aveia também tava assim no início, hehe)
    Novamente, parabéns e obrigada por dividir essas informações!

    • André says

      Oi Paola! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog e que o texto te ajudou 😀 Que bom que você gostou do leite de aveia, é comum os leites vegetais caseiros se separarem em duas fases porque não tem nenhum emulsificante ou lectina. O leite de amendoim é bem saboroso, espero que você goste. Ele não se separada em duas fases como o de aveia ou de coco, ele fica mais homogêneo. De nada querida. Abraços!

  7. janinha says

    Oi, André, adorei as receitas de leites vegetais. O de amendoim deve ser delicioso. Eu faço sempre o de aveia e gostei da idéia de aproveitar o resíduo p/ fazer mingau. Gostaria de saber como vc faz este mingau. Abraços.

    • André says

      Oi Janinha! Que bom que você gostou das receitas, fico muito feliz 😀 O de amendoim é bem gostoso mesmo. Você pode misturar o resíduo do leite com um pouco de água, especiarias a gosto como canela, cravo, noz-moscada, e algum adoçante como melado, stévia ou açúcar. Eu adiciono extrato de baunilha para dar um sabor extra. Depois sirvo com oleaginosas e frutas a gosto. Espero que goste 😉 Abraços!

  8. Oi, André…bom dia! Eu já fiz leite de aveia, porém, com o farelo. Sei que existe uma diferença entre as apresentações no que se refere ao carboidrato, se não me engano. Vou experimentar fazer com a versão em flocos. Talvez tenha diferença no sabor. Adorei tudo! bgdaaaa

    • André says

      Oi Cassia! Acredito que mude um pouco no que se refere ao teor de carboidrato, mas não sei o quanto. Já o sabor não sei te dizer se muda muito. Espero que goste da receita 😉 Abraços!

  9. Priscila says

    Oi André,
    Adorei as receitas e adorei seu blog…
    Gostei tbém como vc responde a todos com muita simpatia, parabéns!
    Vou experimentar o lei te aveia, fiquei curiosa.
    Sucesso!

    • André says

      Oi Priscila! Quem bom que você gostou das receitas e do blog, fico feliz em saber 😀 Espero que goste do leite de aveia. Abraços!

  10. Luiza says

    André!

    Achei por acaso seu blog e amei!
    Já testei todos esses leites que você colocou aqui. O de arroz não deu muito certo, o de aveia é o que menos gosto por ser mais consistente e o de amendoim é meu favorito para fazer achocolatado!
    Dia desses achei outra receita que com certeza é a mais barata que já achei. Leite de sementes de melão! Afinal as sementes seriam jogadas fora…

    • André says

      Oi Luiza! Que bom que você gostou do blog 😀 Uau, que legal ter testado todos os leites. É muito bom achocolatado com o leite de amendoim né. O leite de aveia eu costumo fazer chocolate quente por ser mais consistente, fica ótimo! Ah sim, já vi uma receita de leite com sementes de melão, mas nunca fiz. Verdade, ao invés de jogar fora dá para fazer leite. Obrigado pela dica querida 😉 Abraços!

  11. Mariana says

    André, acabo de tomar uma deliciosa vitamina de banana com leite de amendoim que fiz agora de manhã. Nossa, que leite saboroso! Muito obrigada por compartilhar! Amei! Gratidão e abraço.

    • André says

      Oi Mariana! Uau, fico feliz em saber que tenha gostado do leite de amendoim. Ele fica maravilhoso batido com banana né. Uma delícia! Abraços!

    • André says

      Fico feliz em saber que tenha gostado das receitas e das dicas Juliana 😉

  12. Juliana says

    Olá André, eu gostaria de fazer meu próprio iogurte com leite vegetal e probiótico. Qual deles você recomenda? Tentei com o de aveia, porém não deu certo. Você tem alguma receita?

  13. Simone says

    Qual a quantidade de água recomendada para colocar de molho?

    • André says

      Oi Simone! Recomendo você usar água o suficiente para cobrir dois dedos acima do ingrediente. Abraços!

  14. Diana says

    Oi André

    Estou colocando um monte de receitas no meu Pinterest, para encontrá-las mais rapidamente rsrs adoro o site! Fiquei só com uma dúvida sobre o leite de aveia. Neste post você fala para deixar de molho 4h, certo? Mas eu li na sua receita de chocolate quente uma nota dizendo para deixar de molho 15 min… porquê essa diferença? Me ajuda a entender.. rsrs

    Obrigada!

    • André says

      Oi Diana! Fico feliz em saber que você gosta do site 😀 Tinha esquecido de atualizar essa informação no post do chocolate quente rsrs, obrigado por me lembrar. Na época em que fiz o chocolate quente, foi ano passado, eu deixava a aveia em flocos de molho na água em temperatura ambiente por 4 horas. Mais tarde descobri que se deixar em água morna, como mencionei na receita deste post, ela hidrata rapidamente, por cerca de 5 minutos. Entendeu? Já atualizei o post do chocolate quente 😉 desculpa a confusão. Abraços!

      • Diana says

        Ótima dica então! Naquela hora do desejo do chocolate quente, só preciso esperar 15 minutinhos e não 4 horas ahaha.. Obrigada André, abraços!

  15. Luciele says

    Hey, senti falta do leite de avelã e de amêndoas. E esse blog não é vegan? Tem mel ali no meio como ingrediente pra adocicar. Fora isso, adorei o post.

    • André says

      Oi Luciele! Tem receita do leite de amêndoas em outro post de leites vegetais > temperoalternativo.com.br/2015/01/16/leites-vegetais-2/ Sobre o leite de avelã, nunca fiz porque acho cara demais pra fazer leite, mas deve ser ótimo. Todas as receitas do blog são veganas, mas não gosto de classificar o blog como vegano. Eu não consumo mel porque não gosto do sabor, não porque sou contra o consumo. Muitos leitores consomem, por isso dei a dica. Abraços!

  16. Linda says

    Voce nao colocou o leite de avela, de castanha de caju que tb sao muito bons…acho que sao os mais saborosos….mais nao sabia do de inhame…fica bom para vitaminas? Nao fica amargo nao?

    • André says

      O leite de aveia está no post querida. O de castanha de caju está em outro, esse aqui > temperoalternativo.com.br/2015/01/16/leites-vegetais-2/ Sim, fica ótimo para vitaminas o leite de inhame. Fica bem cremoso e não fica amargo. Abraços!

  17. Que blog maravilhoso ! Parabens ! acabei de conhecer e ja amei, copiei a receita dos leites, e outras…farei todas.
    Estou procurando uma alimentação mais saudavel e amei as receitas simples daqui…
    Um abraço

    • André says

      Oi Val! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Espero que goste das receitas. Abraços!

  18. Melissa says

    Que blog maravilhoso! Queria morar aqui!
    Ainda estou em processo de veganização, e um dos meus maiores problemas são os doces, que eu amo tanto! Você tem alguma receita de leite condensado caseiro vegano? Sabe se eu tentar a mesma receita do leite condensado comum com algum leite vegano dá certo?

    Parabéns pelo blog! <3

  19. Izabela says

    Será que dá para usar aquele resto de amendoim, que sobra do leite, para fazer a pasta de amendoim?

    • André says

      Oi Izabela! Eu acho que não dá pra usar o resíduo do amendoim pra fazer a pasta. Eu nunca tentei, mas acredito que não dê certo porque o óleo do amendoim fica todo leite, ai não daria pra fazer a pasta. Mas se você tentar me avisa se deu certo 😉 Abraços!

      • Izabela says

        Oi André, eu tentei fazer e não deu muito certo mesmo, usei a pasta e metade amendoim, não ficou com gosto de pasta de amendoim, mais do amendoim docinho…

        Aproveitando, esta casca que você fala é a pele dele que é para tirar? Eu queria entender porque precisa tirar esta pele.
        Obrigada!

        • André says

          Oi Izabela! Imaginei que não daria certo. Obrigado por compartilhar essa informação querida. Sim, a casca que falo é a pele do amendoim. Não é obrigado a tirar a pele, mas indico tirar porque ela deixa um sabor meio amargo no leite. Fora que com a casca o leite não fica branquinho, mas isso é detalhe. Abraços!

  20. Lunara says

    Uma opção para o leite de arroz como bebida, seria acrescentá-lo a outros leite de sabor mais acentuado. Eu uso para baratear a receita 😛

    • André says

      Boa ideia Lunara! Já tinha pensado em fazer isso, mas nunca fiz de fato, é um boa dica. Obrigado querida. Abraços!

    • André says

      Oi Antonio! Para tirar a casca do amendoim, coloque eles numa assadeira e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 10 minutos. Mexa no meio do tempo para assarem por inteiro. Coloque os amendoins em um pano de prato e esfregue para que as cascas se soltem com facilidade. Não precisa tirar toda a casca, mas quanto mais tirar melhor. Abraços!

  21. lucia mara says

    Talvez pudesse usar o de alpiste?
    Ingredientes:
    2 c (sopa) de alpiste
    500ml de água
    Modo de Fazer:
    passar a noite de molho, bater no liquidificador e coar.

    • André says

      Oi Lucia! Nunca fiz leite de alpiste, mas parece ser uma boa opção. Vou tentar na próxima vez. Obrigado pela receita querida. Abraços!

  22. Daniele says

    Olá André! Fiquei super feliz em ter conhecido seu blog ,pois neste momento estou em busca de alternativas para substituir o leite de vaca ,pois descobrimos que minha filha é intolerante a proteína do leite .Vi que além das receitas do leite vc tem outras opções de receitas q não levam o leite e q pelas fotinhas parecem maravilhosas rsrrs !!!Parabéns pelo seu blog! !Bjs

  23. Bruna says

    Oi, quais desses você indica pra “substituir” o de amêndoas? Eu faço o de côco e amo, mas tenho medo de usar eles em receitas que pede o de amêndoas. Pelo gostinho de côco. Eu nunca tomei o de amêndoas então nem sei como comparar. Você disse que o de inhame o gosto é suave, pode ser por esse?

    • André says

      Oi Bruna! Indico você substituir pelo de inhame mesmo. Ele tem sabor bem suave, já o de amendoim e de aveia não. Também amo leite de coco, mas pra receitas ele altera um pouco o sabor final. Abraços!

  24. Cristiane says

    Olá! Tenho restrição de ingestão de proteínas por doença renal e estou tentando alternativas de fontes vegetais, pois segundo minha nutricionista, as lesões que causam são menores. E possivel você informar a quantidade de proteínas para cada porção de leite vegetal? Desde já agradeço muito! Cristiane

    • André says

      Oi Cristiane! Infelizmente não sei te informar sobre a quantidade de proteínas de cada leite vegetal, não tenho esse conhecimento. Pesquisei na internet sobre, mas também não achei nada. Desculpa querida. Abraços!

  25. Monique says

    Olá! Você mencionou que faz o leite de amendoim de duas formas, mais só colocou uma… Como é a outra? Obrigada.

    • André says

      Oi Monique! Dá pra fazer o leite de amendoim de duas formas, uma é cozinhando ele, como descrevi na receita. E a outra é não cozinhando, ai você só pula essa etapa de cozinhar. Basta deixar de molho por cerca de 8 horas, depois escorre a água e coloca o amendoim no liquidificador com água filtrada, é só bater tudo e coar. Abraços!

  26. Yolette Borges Barboza says

    Sou vegana e uso o leite de soja. Estou tentando me livrar dele e já tentei fazer outros como o de arroz, o de aveia e o de castanhas, mas eles são insípidos, aquosos, ralos e realmente não dá prazer bebê-los com café ou chocolate por exemplo. Então continuo no velho leite de soja. Tem algum truque para torná-los mais densos e saborosos?

    • claudia becker says

      Olá! Eu tenh feito leite de coco em casa. Fica uma delícia. Rale o coco e coloque no liquidificador, 1 xícara de coco ralado e 2 de água, mas vc pode ver qual a densidade do leite que vc mais gosta. É uma delícia. Castanha ou amendoim tbém faço com frequência. Fica ótimo.

    • André says

      Oi Yolette! Para deixar os leites vegetais mais densos é só diminuir a quantidade de água indicado na receita. E para deixar mais saborosos tenta adicionar essência ou extrato de baunilha, e algum ingrediente adoçante, como mel, melado, tâmaras, açúcar, stévia… Você bebe o leite de soja comprado pronto? Os industrializados geralmente vem com alguns ingredientes a mais para deixar mais denso e saboroso, por isso indico incrementar os leites vegetais caseiros. Ah,a dica da Claudia é muito boa! Leite de coco é ma-ra-vi-lho-so, tenta substituir o de soja por ele. Abraços!

    • Carolina says

      Tente colocar menos água qdo for preparar o leite vegetal. Tb tinha esse mesmo problema e colocando menos água e fica mais encorpado.

    • Helga says

      Olá, André,

      Adoro seu blog! Você recomenda misturar os leites? Por exemplo, colocar de aveia com o de amêndoas para ficar com um custo menor? Ou não dá certo a mistureba? Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *