Café da manhã, Lanches, Post novo
comentários 23

Como fazer granola caseira

Fazer granola é mais fácil do que parece. A grande vantagem nessa história de fazer em casa é que você tem total controle dos ingredientes que vai ter. Afinal, sempre tem aquela marca que adiciona algum aromatizante artificial,  um conservante desconhecido ou outros ingredientes com nomes esquisitos. Tipo, edulcorante artificial sucralose. Oi? Hablas mi lingua? O que na frente da embalagem diz ser natural e saudável, na parte de trás, lá na lista de ingredientes com a maldita fonte pequena, se diz o contrário. Engraçado como muitos produtos se contradizem.

Ingredientes.

Fazer granola em casa é bem versátil, já que você pode variar os ingredientes de acordo com o seu gosto. Não curte castanha do Pará? Ou quem sabe ela anda muito cara pra comprar? Sem problema, dá pra substituir pela castanha de caju, de baru, pela portuguesa. Ou quem sabe por nozes, avelã ou amendoim. Opções é que não faltam, e se você gosta de todas que nem eu, vai ter uma infinidade de combinações e variações para experimentar.

Geralmente a granola é composta por cereais, grãos, frutas secas, oleaginosas, sementes, e algum adoçante. Não existe uma regra em relação a sua composição. A receita que criei, e que sempre utilizo, tem poucos ingredientes pra facilitar a vida na hora de reunir tudo haha. Além de conter só ingredientes integrais, para preservar os nutrientes. Ah, e na minha receita não tem frutas secas porque não gosto muito, mas você pode utilizar obviamente.

Castanha e amêndoas picadas

Granola doce

A granola pode ser consumida no café da manhã ou como um lanchinho entre as refeições. Acompanhada de frutas, leites vegetais ou ser consumida pura mesmo, já que é bem crocante e saborosa. No caso da foto abaixo, consumi com morango e tofu, que bati no liquidificador com um pouco de água e suco de limão, tipo mousse.

Granola com morango e tofu.

Você vai precisar de…
Aveia em flocos – 2 xícaras = 140g aprox.
Castanhas do Pará – 1/3 xícara = 60g aprox.
Amêndoas – 1/3 xícara = 60g aprox.
Melado – 1/3 xícara = 100g aprox.
Óleo de coco – 2 colheres de sopa (ou outro óleo vegetal)
Pitada de sal e canela (opcional)

Como fazer…
1- Pique as castanhas do Pará e as amêndoas em pedaços pequenos e/ou médios, do jeito que você preferir.
2- Numa tigela grande adicione todos os ingredientes e misture até ficar homogêneo. Todos os ingredientes devem estar levemente úmidos pelo melado e óleo de coco.
3- Transfira a mistura para uma assadeira e espalhe uniformemente.
4- Leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos. Retire do forno no meio do tempo e misture os ingredientes para dourar e ficar crocantes uniformemente, leve novamente ao forno.
5- Retire do forno e deixe esfriar. Não se preocupe se a granola ainda estiver um pouco úmida e mole, ao esfriar ela irá ficar sequinha e crocante.
6- Transfira a granola para um recipiente com tampa.

A granola dura em média 4 semanas se conservada em um recipiente bem fechado em local seco e fresco.

Granola crocante

bom apetite

  1. Regina says

    Primeira receita de granola que me faz ter coragem de tentar pois dá liberdade pra criar. Não consegui comprar amêndoas e as troquei por castanha de caju, assim como adicionei uva passa e damasco! (rebelde das frutas secas) kkk’ Que blog maravilhoso André, como aluna de nutrição vejo coerência e amor em suas receitas, isso é realmente incrível!

    Abraços e parabéns por esse espaço lindo!

    • André says

      Oi Regina! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog e da receita de granola 😀 O bom da granola é que pode variar sempre, já fiz também com castanha de caju no lugar das amêndoas. Hahaha se gosta de frutas secas porque não colocar né!? Muito obrigado pelas lindas palavras querida. Abraços!

  2. Camilla says

    Oi André, parabéns por todas as receitas! Estou super empolgada para fazer várias 🙂
    Infelizmente não possuo forno, você acha que conseguiria fazer no microondas ou até mesmo levando ao fogo?

    Abraços!

    • André says

      Oi Camilla! Obrigado! Que pena que você não tem forno 🙁 No microondas não deve funcionar, provável que a granola fique mole, já no fogo pode ser que sim. Eu nunca testei, mas se colocar pequenas porções numa frigideira em fogo baixo e ficar mexendo de vez em quando deve funcionar. Se fizer me avisa se deu certo 😉 Abraços!

  3. Aline Coelho says

    Gente de Deus! eu estou apaixonada por esse blog, obrigada André por compartilhar tantas coisas gostosas, fáceis e saudáveis . #jásalveinosfavoritos

    • André says

      Oi Aline! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog e salvado nos favoritos hehehe 😀 De nada e abraços!

  4. Susi Marion says

    Legal sou uma apaixonada pela culinária alternativa. Gosto tudo que é natural.
    Obrigado pelo teu trabalho, lindo e criativo , nos faz feliz com teu carinho aos leitores, dividindo e motivando nos pessoas criativas a se entusiasmarem ainda mais com tua receitas. É tudo tão lindo e dedica a simplicidade de nos fazer entender.
    Espero a partir de hoje ser uma seguidora do teu respeito e carinho por nossos alimentos que nos fazem bem e nos motivam a dividir com todos, essas receitas linda.
    Obrigada querido.

    • André says

      Oi Susi! Fico muito feliz em saber que tenha gostado do meu trabalho, espero que goste das minhas receitas 😉 Abraços!

  5. Flávia Pars says

    Olá, adorei a receita! Uma duvida por favor: moro no exterior e tenho dificuldade em encontrar oléo de coco. Qual outro óleo vegetal você me indica para substituí-lo com um bom resultado?
    Muito obrigada,
    Flávia

    • André says

      Oi Flávia! Que bom que você gostou da receita. Eu indico o óleo de girassol, apesar de que ele não vai aromatizar que nem o óleo de coco, ele vai deixar bem crocante a granola. De nada 😉 Abraços!

  6. Mariana says

    Olá, você que faz o melado?
    Com açucar mascavo?
    Obrigada!

    • André says

      Oi Mariana! Não, eu compro ele pronto. Mas dá pra fazer sim em casa com açúcar mascavo. É só colocar em banho maria (para não queimar), sem água mesmo, e esperar ele derreter. De nada, abraços!

  7. Simone says

    Olá. Linda a tua granola. Também gosto de fazer em casa, mas sou rebelde para seguir receita. Vou misturando tudo conforme a emoção do momento, sabe?
    Quero testar o tofu, tipo mousse. É um ingrediente que eu ainda não consegui colocar na minha rotina.
    Adoro as tuas ideias. Abraços.

    • André says

      Oi Simone! Também sou rebelde pra seguir receitas hahaha, vou criando e modificando de acordo com a minha vontade e com o que tenho em casa. Tenta sim fazer o mousse, eu adoro! Espero que goste 😉 Abraços!

  8. Clenira says

    Olá, André!!!
    Vou experimentar essa receita, pois também não gosto de frutas secas!!!
    Abraços.

    • André says

      Oi Clenira! Espero que goste da receita. O negócio é fazer em casa a granola, já que praticamente todas tem frutas secas. Abraços!

  9. Carolina says

    Olá! Bem legal a sua receita, e bem simples. Tentarei fazer 😉
    Desculpe a pergunta… Mas o melado na receita, posso substituir pelo mel? Sei que as suas receitas são veganas, mas é que eu tenho o mel e não tenho o melado, e fiquei na dúvida se a receita ainda daria certo.

    • André says

      Oi Carolina! Espero que goste da receita 😉 Pode sim substituir por mel, vai dar certo igual. Sem problema querida, não sou contra o consumo de mel, só não gosto mesmo do sabor hehe. Abraços!

  10. Também prefiro granola caseira! E com melado fica ótima, né?
    Amei a diagramação de jornal do blog.

    Abraços e sucesso!

    • André says

      Oi Aymê! Sim, fica muito bom com melado. Que bom que gostou da diagramação. Obrigado e abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *