Café da manhã, Sem glúten, Sobremesas
comentários 28

Pudim de tapioca com coco

A receita de hoje é tão simples e fácil de fazer que nem preciso me enrolar muito por aqui. Esse pudim de tapioca com coco, também conhecido como cuscuz, vai te surpreender em vários sentidos, a começar pelo seu sabor inigualável! Com uma combinação de ingredientes bem brasileiros (tapioca, coco e açúcar demerara), ele fica com uma textura bem macia e levemente grudenta por causa da tapioca.

Fiz com leite de coco caseiro e utilizei o resíduo da produção do leite, que é praticamente um coco ralado, para incrementar o sabor e a textura. Lá vai uma dica bem valiosa pra essa receita: não hesite em utilizar leite de coco fresco, o pudim ficará MUITO mais saboroso e nutritivo. Isso sem contar que é mais barato fazer o leite em casa. Tá eu sei, dá um trabalhinho, mas vale a pena. Utilizei um coco seco, aquele peludinho marrom, para fazer o leite. Usei toda a polpa que sobrou na receita, nada de jogar fora!

Ingredientes

Tapioca granulada

Só cinco ingredientes são necessários para fazer o pudim: tapioca granulada, leite de coco, coco ralado ou resíduo do leite de coco, açúcar demerara ou cristal e óleo vegetal. A tapioca a ser utilizada é a granulada, não a goma de tapioca. Ambos são subprodutos da mandioca, porém são bem diferentes. O primeiro normalmente é utilizado para preparar sobremesas, como cuscuz e pudim, já o segundo é muito usado para fazer tapioca de frigideira.

Pudim quente

Essa sobremesa é perfeita para ser consumida em dias quentes de verão. Além de ser geladinha, é super leve e de fácil digestão, já que não possui glúten e nem lactose.

Pudim ou cuscuz

Pudim

Você vai precisar de…
Tapioca granulada – 1 xícara e 1/2 = 290g aprox.
Coco ralado ou resíduo do leite de coco – 1 xícara e 1/2 = 115g aprox.
Açúcar demerara ou cristal – 1 xícara = 220g aprox.
Leite de coco – 800 ml (usei leite caseiro) – receita aqui
Óleo vegetal – 2 colheres de sopa (usei óleo de coco)

Como fazer…
1- Em uma panela grande adicione o leite de coco, açúcar demerara e 1 xícara do coco ralado ou resíduo do leite de coco. Misture bem até ficar homogêneo.
2- Leve ao fogo médio e adicione a tapioca granulada aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Continue mexendo em fogo médio até engrossar.
3- Unte uma fôrma de pudim (a minha tem 20 cm de diâmetro) com o óleo vegetal e polvilhe com o restante do coco ralado (1/2 xícara).
4- Transfira a mistura para a fôrma e deixe esfriar em temperatura ambiente.
5- Leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até gelar.
6- Desenforme o pudim e polvilhe com mais coco ralado se desejar. Sirva gelado.

Pudim de tapioca com coco fácil

bom apetite

    • André says

      Oi Juscimara! Eu nunca fiz calda para esse pudim, mas tem uma leitora que faz e compartilhou aqui nos comentários. O nome dela é Simone, está mais abaixo, neste post mesmo 😉 Abraços!

  1. Olá, primeiro parabens pelo site, é incrivel, tem muita receita otimo <3.

    Testei essa receita com a goma normal que era a que tinha e ficou ótimo, com a granulada deve ficar melhor, mas a textura e sabor ficaram incriveis.

      • André says

        Vish, boa pergunta hahaha. É mais que 1kg sim, só não sei te dizer exatamente quanto rende.

    • André says

      Oi Bárbara! Que bom que você gosta do blog, fico muito feliz 😀 Você fez com a goma de tapioca? Aquela normal que se usa pra fazer a tapioca de frigideira? Que bom que você gostou.

  2. Grazzi says

    Pode usar polvilho doce no lugar da tapioca granulada? Eu pensei em hidratar o polvilho antes. Não estou conseguindo encontrar essa.

  3. Vanessa Santos says

    Amei! Blog e receitas feitas com carinho.

    Brande Abraço.

  4. Maria Lucia says

    Estou encantada com seu blog…acho q não consigo sair mais dele!kkkk
    Parabéns e gratidão por tão maravilhosa iniciativa.

    • André says

      Oi Maria! Fico muito feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Obrigado querida, abraços!

  5. Maria says

    Aqui em Portugal também ficou magnífico. Obrigada pela sugestão é pelo seu blogue. Maria

    • André says

      Oi Maria! Que bom que você gostou 😀 De nada querida, abraços!

  6. Simone says

    Olá.
    Aqui em Belém, este maravilhoso pudim, tem o horrível nome de “bolo podre”, não me pergunte…
    Costumo usar um molho de leite de coco para servir. Fica bonitinho molhado e polvilhado com coco…
    Nunca fiz com demerara. Deve ficar ótimo. Obrigada pela dica.
    Abraços.

    • André says

      Oi Simone! Não acredito que ai se chama “bolo podre” hahaha que engraçado, mas é de mal gosto né. É tão bom esse pudim/bolo pra levar esse nome horrível. Uau, deve ficar ótimo com molho de leite de coco, como você faz esse molho? Fica bom com açúcar demerara, eu adoro, espero que goste 😉 De nada querida, abraços!

      • Simone says

        Oi André.
        A tapioca encontrada por aqui é bem “flocada”, quase não tem aquelas bolinhas muito duras. Então é mais comum só misturar tudo (a gosto)e levar a forma para gelar. Não precisa de fogo. A tapioca absorve o líquido e fica macia, porém firme.
        O molho pode ser só de leite de coco tirado bem grossinho e adoçado ou uma calda mais elaborada, fazendo um “doce de leite de coco” que demooooora no fogo, mas fica ótimo. Uso cerca de 1 litro de leite de coco para 1 e 1/4 xic açúcar. Vou testar com demerara com certeza.
        Abraços.

        • André says

          Que interessante Simone, é bem diferente então a tapioca granulada. Deve ser bom mesmo esse molho de leite de coco, vou experimentar da próxima vez. E esse doce de leite de coco parece ótimo, vou testar com certeza. Obrigado pelas dicas querida. Abraços!

  7. Aldrey Kelly says

    Olá André.
    Estou procurando por uma alimentação mais saudável e graças a Deus cheguei ao seu site!
    Com certeza irei fazer essa delícia!!!
    Obrigada por compartilhar conosco dessas maravilhas naturais e nutritivas.
    Grande abraço.

    • André says

      Oi Aldrey! Fico muito feliz em saber que tenha gostado do site. Espero que goste das minhas receitas. De nada, abraços!

  8. Que DELÍCIA!! Eu tenho resíduo de coco no congelador! Vou só procurar essa tapioca pra fazer essa delícia!!

    Beijos!

  9. Luciana says

    Que lindo esse pudim!! André fica cremoso? Os que eu fiz ficam ressecados e duros :/

    • André says

      Oi Luciana! É lindo né. Ele não fica cremoso, fica denso, porém bem macio. Um pouco grudento por causa tapioca. Ele não fica ressecado e nem duro, bem pelo contrário, fica bem úmido e gostoso. Espero que goste 😉 Abraços!

  10. Priscila says

    Oi André, tudo bem? Tudo show por aqui como sempre!
    Não tinha visto sua atualização do manifesto. Ficou demais! A comida fica ainda mais linda quando busca tantas causas assim. Só dá uma olhadinha lá, pois o título da segunda parte estar repetindo a primeira “luta por” e parece ser “luta contra”. Um abraço!!

    • André says

      Oi Priscila! Tudo bem sim querida. Que bom que você gostou do manifesto 😀 Acho que eu não expressei direito. Na primeira parte o título é “luta por” e logo em seguida tem o símbolo + (mais) na frente de cada palavra, + orgânicos, + acessível… Já na segunda parte o título também é “luta por”, só que é seguido pelo símbolo – (menos): – monopólio, – transgênico, e assim por diante. Não sei se ficou claro hehehe. Obrigado pela sua observação. Abraços!

  11. Juliana Castro says

    Não há uma receita neste blog que não seja deliciosa. Minha gente! Obrigada, André por compartilhar. A receita será testada no fim de semana. Yummy!

    • André says

      Oi Juliana! Obrigado pelo comentário inspirador querida. Espero que goste da receita 😉 Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *