Pratos principais, Receitas, Sem glúten
comentários 8

Risoto de palmito com tomate seco

Essa é a minha última receita participando do #MovimentoPanelaLimpa promovido pela marca de arroz Uncle Ben´s. Já fiz um arroz integral com molho de palmito (receita aqui) e arroz com legumes (receita aqui). Ambas receitas são muito saborosas, simples e rápidas de fazer, ainda mais se você utilizar a linha de arroz Express da marca.

O risoto de hoje não é nem um pouco diferente, parece ser sofisticado e cheio de frescuras pra fazer, mas na verdade não. Teoricamente nem poderia chamá-lo de risoto, já que não é feito com arroz arbóreo e nem leva vinho, mas quem liga pro nome do prato quando ele é maravilhoso!

Reuni em um único prato duas coisas que amo: palmito e tomate seco. Para incrementar o sabor usei páprica doce e salsinha. E para deixar cremoso, que nem a receita tradicional, usei fécula de mandioca/polvilho doce dissolvido em água, nem há a necessidade de usar creme de leite para deixar o risoto mais irresistível.

Ingredientes...

Todos os ingredientes

Também dá pra fazer esse risoto utilizando sobras de arroz. Assim você evita o desperdício de forma prática e apetitosa arroz requentado 😉 Ninguém vai desconfiar que o risoto é feito com arroz requentado.

Risoto de palmito com tomate seco

Você vai precisar de…
1 embalagem de arroz branco ou integral Uncle Ben’s Express*
1/2 xíc. de palmito picado
6 tomates seco hidratados** e picados
1 colher de chá de páprica doce
1 colher de chá de fécula de mandioca (opcional – serve para dar cremosidade)
Salsinha a gosto

Como fazer…
1- Prepare o arroz como diz a embalagem. Existem duas opções de preparo, na panela ou no micro-ondas;
2- Transfira o arroz para uma tigela e adicione o palmito, os tomates seco, a páprica doce e a salsinha. Mexa tudo até ficar homogêneo;
3- Dissolva a fécula de mandioca em 1/3 de xícara de água. Adicione ao arroz e mexa até ficar cremoso. Sirva logo em seguida.

* O arroz Uncle Ben’s Express já vem temperado com alho e cebola, assim não é necessário adicionar estes temperos para deixar o arroz mais gostoso.

** Para hidratar o tomate seco cubra todos com água morna e deixe hidratando por cerca de 20 a 30 minutos.

Risoto de palmito e tomate seco

 

bom apetite

Este é um publieditorial, porém o texto, as fotos e a receita foram criados por mim.

  1. Denise Dietrich Bittencourt says

    Eu adoro tuas receitas!
    Em ocasiões especiais surpreendo as pessoas com elas e me delicio com o sabor e os elogios que recebo.
    Obrigada André!

    • André says

      Oi Denise! Fico muito feliz em saber que goste das minhas receitas 😀 É muito bom né surpreender as pessoas com pratos gostosos e receber elogios né. De nada e abraços!

  2. Linda says

    Andre, estou impressionada com as receitas do seu blog… Amei…mei filho tem alergia a trigo, leite e soja e encontrei muita coisa boa! A do merengue da agua de grao de bico , foi de espantar! Maravilhoso!

    • André says

      Fico feliz em saber que tenha gostado do blog. Espero que goste das receitas 😉 Abraços!

  3. Ianna says

    Muito boa todas as receitas que você escreve aqui! Fico com água na boca e com mta vontade de colocar em prática cada maravilha aqui descrita! Gratidão pela sua dedicação para nos deixar mais sábios na cozinha! Bjao

    • André says

      Oi Ianna! Fico feliz em saber que tenha gostado das receitas 😀 De nada querida. Abraços!

  4. Mariana says

    Olá, o tomate seco você compra pronto ou faz?
    Nunca encontro pra comprar.

    Obrigada!

    • André says

      Oi Mariana! Eu compro em lojas de produtos naturais a granel, eles vem seco mesmo. Mas também podem ser encontrados em supermercados em conserva, já hidratados e temperados. Espero que você encontre 😉 Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *