Entradas e acompanhamentos, Pratos principais, Receitas, Sem glúten
comentários 11

Lasanha de abobrinha

Dias atrás tive a oportunidade de conhecer o Instituto Chão aqui em São Paulo na Vila Madalena. Pra que não conhece, o Instituto Chão é uma associação sem fins lucrativos que vende alimentos orgânicos pelo preço que foi adquirido do produtor. O objetivo da associação é promover o comércio justo e o consumo consciente. Para se manter, a única fonte de financiamento são os frequentadores do instituto, que podem contribuir com o quanto puderem e quiserem. Além da feira de orgânicos que acontece de quarta a sábado, no local tem mercearia, café com produtos orgânicos e artesanais, plantas e cerâmicas artísticas.

Fico muito feliz com esse tipo de iniciativa, espero que o Instituto Chão continue por muitos e muitos anos, e que tenha mais e mais Institutos Chão espalhados pelo Brasil a fora. Se você mora em São Paulo e não conhece, corre lá meu bem! Nem preciso dizer que sai do instituto com minha sacola carregada de frutas e legumes orgânicos frescos, pagando um preço super justo. A abobrinha e os tomates utilizados nesta receita foram comprados lá.

Ingredientes

Acredito que essa receita de lasanha de abobrinha é a mais alternativa que publiquei aqui no blog. Na realidade já nem posso mais chamá-la de lasanha, já que é bem diferente da original, mas como ela é montada em camadas que nem uma lasanha, acabei chamando assim mesmo hahaha. Mas fique a vontade pra chamar do jeito que preferir, o que importa é fazer e se deliciar 😉

O que temos aqui é uma lasanha livre de ingredientes de origem animal, sem glúten e crudívora, ou seja, é uma receita crua que preserva todos os nutrientes, sabor e o frescor dos ingredientes. Pode parecer que a lasanha é sem graça, mas engana-se quem pensa assim, ela é uma explosão de texturas e sabores. É sensacional!

Lasanha de abobrinha

Como descrever essa maravilha? Bom, ela tem camadas crocantes de abobrinha contrastando com camadas super cremosas do “cream cheese” de castanha. Tem camadas de sabor suave, como a de tomate, combinando com camadas super saborosas de molho pesto. É muito bom mesmo, e super fácil de fazer. Os ingredientes chaves dessa receita que vão dar sabor, são o molho pesto e o “cream cheese” de castanha, então nem pense em substituí-los.

Lasanha crudívora

LEVE
SABOROSA
RECEITA CRUA
SEM GLÚTEN E LACTOSE

INGREDIENTES:
1 abobrinha italiana grande
2 tomates médios
1/2 xícara de “cream cheese” de castanha (receita aqui)
Molho pesto a gosto (receita aqui)
Sal e pimenta do reino (opcional) a gosto

COMO FAZER:
1- Corte a abobrinha e os tomates em fatias finas no sentido horizontal, não precisar descascar os legumes. Para ter mais controle no corte das fatias da abobrinha, você pode cortar ela ao meio, sentido vertical, antes de fatiar;
2- Em travessa (usei uma de 25cmx16cm) monte a lasanha. Comece com uma camada de abobrinha, depois com uma de tomate, de “cream cheese” de castanha e de molho pesto. Repita até terminar os ingredientes, ou até a altura/quantidade de lasanha desejado. Não precisa seguir essa ordem de camadas, varie do jeito que preferir;
3- Finalize a lasanha com folhas de manjericão (opcional), sal e pimenta do reino (opcional) por cima.

DICA: Se você não quiser as fatias de abobrinha crocante, você pode marinar elas para que fiquem bem macias e suculentas. Para isso, deixe as fatias de molho por 1 hora na geladeira numa mistura de suco de meio limão, 1/4 de xícara de azeite de oliva e sal a gosto. Depois, retire as fatias da marinada e seque-as com pano para tirar o excesso de água, utilize normalmente na receita.

BOM APETITE!

  1. Suzianne says

    Estou adorando suas receitas, acabei de conhecer seu site. Uma dúvida, essa receita da lasanha de abobrinha, pode ser feita para levar ao forno? Se sim, quantos minutos? 🙂

  2. Angela Silva de Marins says

    Parabéns pelas receitas veganas e sem gluten que é minha maior dificuldade de encontrar.

    • André says

      Oi Angela! Obrigado, fico feliz em saber que estou te ajudando com receitas veganas e sem glúten. Abraços!

  3. Olivia says

    André! Boa tarde!
    Descobri recentemente seu blog e estou simplesmente apaixonada!!! Pelas receitas, pelas fotos, pela maneira que escreve.
    Estou em transição para o veganismo e suas receitas são inspiradoras!
    Estava atrás de receitas e lasanhas e esta certamente vai ser a primeira que tentarei.
    Muito obrigada por compartilhar conosco!!
    =)))

    • André says

      Oi Olivia! Que bom que você gostou do blog, fico feliz em saber 😀 Espero que goste das receitas e dessa lasanha de abobrinha, é bem diferente e saborosa. Abraços!

  4. Erika says

    Que delícia, dá vontade de fazer todas as receitas! Vou divulgar o seu blog entre meus amigos. Um abraço!

    • André says

      Oi Erika! Fico feliz em saber que tenha gostado 😀 Divulgue, divulgue, por favor hehehe. Abraços!

  5. gabriela says

    Geeente! Tô te amando pela dica do Instituto Chão. Tava procurando essa semana por um lugar assim, e É DO LADO da minha casa <3.

    Seu blog é lindo, tô apaixonada!

    • André says

      Oi Gabriela! Que bom que você gostou da dica do Instituto Chão 😀 Não acredito que é do lado da sua casa!!! Hahaha que sortuda ein. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *