Entradas e acompanhamentos, Receitas, Sem glúten
comentários 6

Molho pesto

O molho pesto é um clássico da culinária italiana, tradicionalmente feito com folhas de manjericão e queijo, faz muito sucesso aqui no Brasil. Existem várias versões desse molho pipocando pela internet, a minha não leva queijo e nem o pinoli. Pra quem não conhece, o pinoli é semelhante a uma amêndoa extraído de um pinheiro, muito utilizado na culinária italiana. Como no Brasil é difícil de encontrar e muito caro, substituí por nozes. Mas também pode ser substituído por castanha do Pará ou de caju.

Fiz o pesto utilizando o processador, as nozes não ficaram bem trituradas, o que deixou o pesto mais rústico e com pedacinhos crocantes deliciosos. Se você quiser um molho bem lisinho, adicione mais azeite de oliva o quanto baste para ajudar as hélices a triturar bem. Outra dica, se tiver um pilão e socador (eu não tenho, mas tá na lista pra comprar hahaha), utilize-os para triturar melhor os ingredientes, dá mais trabalho, mas irá ficar lisinho.

Além do pesto de manjericão, é possível preparar versões alternativas caso não goste muito dessa erva, como pesto de rúcula, de azeitonas, de abobrinha e de tomates seco. Estes até agora nunca preparei, mas devem ser deliciosos.

Ingredientes

Processador

As formas de consumir o pesto são inúmeras. Pode ser usado como molho de macarrão, espalhar sobre uma fatia de pão tostado, servir sobre saladas, brusquetas e pizzas. Se você ama o pesto como eu, pode muito bem fazer bastante e congelar em pequenos frascos, depois é só descongelar na geladeira ou em temperatura ambiente e utilizar normalmente.

Molho pesto

RÚSTICO
SABOR FORTE
RECEITA CRUA

INGREDIENTES:
3 xíc. de folhas de manjericão
1/2 xíc. de nozes (ou castanha de caju ou do Pará)
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de pimenta do reino (opcional)

COMO FAZER:
1- Coloque todos os ingredientes no processador ou liquidificador e triture até ficar homogêneo. Desligue o processador ou liquidificador de vez em quando e raspe a lateral com uma espátula ou colher e volte a bater, assim a mistura ficará mais homogênea. Se você tiver um pilão e socador, pode utilizá-los para triturar os ingredientes. Caso esteja difícil triturar, adicione mais azeite de oliva quanto baste;
2- Se não for usar logo, transfira o pesto para um pote com tampa e armazene na geladeira por até três dias. Use quando necessário para incrementar pratos.

DICA: Você pode adicionar 1/2 dente de alho pequeno e gotas de limão para ficar mais saboroso.

BOM APETITE!

    • André says

      Oi Sílvia! Rende cerca de um potinho (que está na foto) de 200 ml. Abraços!

  1. Estou fazendo pesquisas sobre leite vegetal para fazer cupcake vegano e achei você, adoreei tudo aqui, não sou vegana, mas vou fazer tudo, simplesmente ameiii vou recomendar…abraços

    • André says

      Oi Cristiana! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Espero que goste das receitas querida. Abraços!

  2. Bruna Lopes says

    Que maravilha! Estou mudando minha alimentação e por acaso, ou não , achei seu site no Pinterest e amei! Tava louca por essa receita, mas queria na versão mais saudavel ! Adorei suas receitas! Obrigada po compartilhar tanto conhecimento de um jeito facil e tão divertido!

    • André says

      Oi Bruna! Fico feliz em saber que tenha gostado do site e da receita 😀 Bom saber como você conheceu o blog hehehe. Abraços querida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *