Lanches, Receitas, Sobremesas
comentários 22

Bombom de chocolate com coco

Tenho o costume de comer um ou dois quadradinhos da barra de chocolate depois do almoço. Sou daquele tipo de pessoa que gosta de comer algum docinho depois do salgado pra fechar a refeição. Digo docinho, porque o chocolate que consumo é meio amargo, geralmente com 70% de cacau. Então não é lá doce, e sim de meio amargo pra amargo. Mas pro meu paladar já é docinho. É incrível como essa história de paladar se altera com o tempo e de pessoa pra pessoa.

Eu amava chocolate ao leite e odiava o meio amargo quando era criança e adolescente. Com o passar dos anos comecei a me interessar mais pelo meio amargo por causa do seu sabor forte. Hoje já não consigo mais comer chocolate ao leite. Pra mim ele vai “arranhando” a garganta de tão doce que é. Tenho que tomar uns bons goles de água pra matar a sede que dá.

Do ponto de vista nutricional, é óbvio que o meio amargo e amargo sai na frente em disparada. Já que contém muito mais cacau, rico em antioxidantes, e menos açúcar. Geralmente os chocolates meio amargo não contém leite, mas isso não é regra, depende de cada marca. Vale conferir os ingredientes na embalagem para tirar a dúvida.

O chocolate que eu utilizei nessa receita tem 70% cacau e é da marca Arcor. Tem um preço bem acessível, paguei R$ 4,50 por uma barra de 140g. Engana-se quem acha que chocolate com alto teor de cacau é caro, a maioria das marcas são, mas nem todas. Outras marcas que possuem em sua linha de produtos chocolates sem leite, consequentemente sem lactose, são a Nugali, Lindt, Cacau Show, Native e Amma. Opções é que não faltam.

Ingredientes

Bolinhas de coco

Chocolate

Pra variar a sobremesa do almoço, decidi fazer esses bombons caseiros de chocolate com coco que vi neste blog. Fiz pequenas alterações da receita original, não utilizei mel e nem essência de baunilha, só usei coco ralado (fresco por sinal, mas pode ser o de pacotinho comprado em supermercado), chocolate e óleo de coco. Com ingredientes simples e com poucas etapas de preparo já estavam prontos esses bombons deliciosos. Depois é só guardar na geladeira e ir consumindo durante a semana.

Bombons

Bombons no pote

Bombom caseiro.

SEM LACTOSE
SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR
DERRETE NA BOCA

INGREDIENTES:
2 xícaras de coco ralado
5 colheres de sopa de óleo de coco
140g de chocolate meio amargo ou amargo (usei um com 70% cacau sem leite)

COMO FAZER:
1- Em uma tigela adicione o coco ralado e o óleo de coco. Mexa até formar uma pasta grossa;
2- Coloque um pouco da mistura nas mãos e esprema para unir o coco ralado e formar as bolinhas. Molde do tamanho que preferir;
3- Delicadamente coloque as bolinhas numa assadeira e leve ao freezer por cerca de 20 minutos para firmar;
4- Derreta o chocolate em banho-maria até ficar homogêneo;
5- Retire do freezer as bolinhas. Usando dois garfos, ou uma colher e um garfo, mergulhe cada bolinha de coco no chocolate até que esteja completamente coberta. Retire com o garfo e faça movimento suaves de baixo para cima para escorrer o excesso de chocolate;
6- Coloque os bombons sobre uma assadeira forrada com papel manteiga para facilitar a retirada depois;
7- Leve ao freezer por cerca de 10 minutos ou até o chocolate endurecer;
8- Retire da assadeira e transfira para um recipiente com tampa. Conserve na geladeira.

NOTAS:
– O óleo de coco não pode ser substituído por outro óleo vegetal porque os demais não irão solidificar em temperaturas baixas. É necessário endurecer para manter o coco ralado unido.
– Essa receita rendeu 20 bombons pequenos.

DICAS:
– Se você preferir um bombom mais docinho, adicione 4 colheres de sopa de açúcar cristal ao coco ralado.
– Você pode triturar o coco no liquidificador para ficar fino, caso não goste dele em flocos grossos e crocantes.

BOM APETITE!

  1. Oi André, bom dia! Estava procurando algumas receitas de bombons pra fazer um post e encontrei a sua receita de bombom de chocolate com coco. O seu blog é tão bem feito, que não pensei duas vezes. Fiz o post com a sua receita indicando com link. Obrigada por fazer receitas tão deliciosas. Parabéns!

    • André says

      Oi Solange! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog e da receita. Obrigado por indicar a receita 😉 Abraços!

  2. Alessandra says

    Muito boas suas receitas e o passo a passo. Parabéns. Sempre que tiver novidades se puder me avise. OBRIGADO!

    • André says

      Oi Alessandra! Que bom que você gostou das receitas, fico feliz em saber 😀 Você pode assinar o blog e receber um e-mail sempre que eu publicar algo novo por aqui. Para isso basta cadastrar seu e-mail na barra lateral (se estiver no computador) ou no final da página (se estiver no celular). De nada e abraços!

  3. Camila says

    Aiiiii, que delicia poder voltar a comer “prestígio” depois de ter veganisado kkkkk! André, que capricho e generosidade, estou amando esse seu cantinho! Muito obrigada e tudo de melhor!

    • André says

      Oi Camila! É muito bom esse “prestígio”, espero que goste 😉 Fico feliz em saber que tenha gostado do blog querida 😀 Abraços! Tudo de bom pra você também.

  4. Rejane Nobrega says

    Ótimas receitas ! Vou experimentar algumas. Muito bom não ter derivados do leite e nem origem animal pois não temos muitas receitas sem esses produtos. Parabéns !

  5. Mariana says

    Qual marca de chocolate geralmente vc usa? Estou amando seu blog, o descobri sem querer na internet. O visual é otimos e as fotos inspiradoras.

    • André says

      Oi Mariana! Fico muito feliz em saber que esteja gostando do blog 😀 Sobre a marca de chocolate, não tenho uma que utilizo com frequência, sempre estou variando. Mas ultimamente estou comprando as barras de chocolate da Cacau Show (52% cacau orgânico, 50% cacau, 70% cacau ou 85% cacau), e da Arcor 70% cacau (essa geralmente é mais barato). Sempre compro as sem leite. Abraços querida!

  6. Célia Regina says

    Adorei seu blog! Super útil, apresentação impecável dos ingredientes, perfeito!
    Ontem comi um chocolate assim, mas com alfarroba, se parece muito com chocolate. Vou fazer esta receita. Obrigada!

    • André says

      Oi Célia! Fico feliz em saber que tenha gostado do meu blog 😀 Uau, com alfarroba deve ser maravilhoso. Esse com chocolate é muito bom, espero que goste. De nada, e abraços!

  7. larissa crislayne says

    Olá, André.
    Acabei de fazer os bombons, ameii. Eu que amava chocolate prestígio, esse caseiro é um sonho. Beijos.

    • André says

      Oi larissa! Que bom que você gostou dos bombons, é muito bom né. Abraços!

  8. Ananda Borges says

    Que blog lindo! Tô amando!
    Ontem fiz o brigadeiro com a biomassa de banana e ficou MARAVILHOSO!! Me espantei com o tanto que ficou bom! hehehe
    Obrigada e parabéns! <3

    • André says

      Oi Ananda! Fico muito feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 É muito bom né o brigadeiro feito com biomassa, que bom que gostasse. Obrigado e abraços!

    • Tamires says

      não consegui.

      A quantidade de chocolate foi pouca e não consegui cobrir completamente as bolinhas.
      O que eu fiz de errado?

      : (

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *