Receitas, Sem glúten, Sobremesas
comentários 4

Musse de jabuticaba

Janeiro, fevereiro, agosto e setembro são os meses em que as jabuticabeiras ficam com seus troncos e galhos repletos de jabuticabas. Eu amo essa frutinha redonda de polpa doce e caroço azedinho. Essa maravilha típica da Mata Atlântica só existe no Brasil, se você não tem acesso a ela, pode muito bem substituir por outra fruta na receita, como uva.

Estamos no final da época, mas só agora consegui jabuticaba para fazer essa musse. Aproveitei que viajei no feriado para Santa Catarina e colhi algumas na casa dos meus avós. Infelizmente não é difícil encontrar essa belezinha nos supermercados, elas estragam muito rápido. Mas é possível encontrar em feiras livres com maior facilidade.

Jabuticaba

Com essas frutinhas em mãos, reunir os demais ingredientes é muito fácil. Você só vai precisar de leite de coco (usei caseiro), amido de milho, água e açúcar cristal ou demerara. Geralmente as receitas de musse no Brasil levam leite condensado e creme de leite, como resultado, fica super gordurosa e açucarada. Essa versão não leva nenhum ingrediente industrializado e de origem animal, é vegano, e por isso, sem lactose.

Ela não fica aerada como as tradicionais, por isso que fiquei na dúvida se chamaria de musse ou não, mas é possível fazer merengue sem ovos e incorporar à mistura no final do preparo para ficar com textura mais leve de musse.

Já mostrei aqui no blog duas versões veganas de musse, uma feita com base de tofu (musse de maracujá) e outra feita com base de biomassa de banana (musse de chocolate). Essa de jabuticaba é bem leve, refrescante, cremosa, e com um sabor azedinho delicioso. Isso sem contar da cor linda, é impossível resistir!

Ingredientes...

Suco de jabuticaba

Mousse de jabuticaba com calda...

Mousse de jabuticaba

Você vai precisar de…
3 xícaras de jabuticaba
2 xícaras de água
2 xícaras de leite de coco
1/2 xícara de amido de milho
2/3 xícara de açúcar cristal (ou demerara)

Como fazer…
1- Coloque as jabuticabas e a água numa panela e leve para cozinhar. Quando as cascas de todas as frutas se romper, desligue o fogo.
2- Transfira o suco para um recipiente passando por uma peneira, esmague bem as frutas para sair a polpa. Irá render aproximadamente 2 xícaras de suco.
3- Numa panela, adicione o suco de jabuticaba, o leite de coco, o amido de milho e o açúcar cristal. Misture bem até o amido de milho dissolver e ficar homogêneo.
4- Leve ao fogo médio e mexa sem parar até engrossar.
5- Transfira para um recipiente e deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois leve a geladeira por aproximadamente 4 horas, ou até a musse ficar gelada e consistente.

bom apetite

    • André says

      Oi Rebeca! Eu nunca tentei fazer essas substituições, mas acho que com mel e melado dá. Já as tâmaras não indico, a não ser que você triture bem até ficarem bem lisinha, ai acho que dá para usar. Se fizer me avisa como ficou 😉 Abraços!

  1. francisco sales says

    olá! é possível colocar açúcar mascavo em vez do cristal?

    • André says

      Oi Francisco! Sim, você pode usar o mascavo. Porém a cor da mousse vai ficar bem escuro, mas se você não se incomodar com isso pode usar sem problema. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *