Entradas e acompanhamentos, Lanches, Receitas, Sem glúten
comentários 4

Salada de grão de bico

O verão tá um pouquinho longe, mas nos últimos dias tá fazendo um calorzinho gostoso aqui em São Paulo. Quer dizer, um calorzão se estiver falando do meio-dia. Nada melhor do que uma comida leve e refrescante nessa hora, e melhor ainda se for saborosa e nutritiva não é!? Pois então, são com estas palavras que descrevo a salada de grão de bico. Leve, refrescante, saborosa, nutritiva, e não para por ai não, tem um bônus, ela é super, hiper, mega prática de fazer. Não tem desculpas pra não fazer.

Os ingredientes que utilizei foram: grão de bico, cebola, tomate, salsinha, suco de limão e sal. Ingredientes simples, que ao serem misturados se tornam magníficos. Se você quiser pode muito bem incrementar utilizando outros legumes e temperos como abobrinha, milho, cenoura, ervilha, orégano, manjericão, enfim, as possibilidades são ilimitadas. Mas a combinação simples dos ingredientes que usei já ficou muito gostoso, pra mim não precisa de mais nada.

Ingredientes da salada

Acho essa salada perfeita não só pelos seus atributos citados acima, mas também pela crocância da cebola crua. É muito gostoso o croc croc. Se você acha a cebola crua muito forte e ácida, experimente deixá-la de molho na água por alguns minutos antes de fazer a salada. Assim ela ficará com sabor mais suave e menos ácida.

Como eu comentei anteriormente, é muito fácil fazer. Basta misturar todos os ingredientes num recipiente, levar a geladeira por um tempo, para que o grão de bico absorva bem os temperos e pronto! É só servir! Que aliás, essa salada servida com um fio de azeite de oliva por cima fica espetacular.

Salada

LEVE
SABOROSA
REFRESCANTE
RICA EM PROTEÍNAS

INGREDIENTES:
1 xícara e 1/2 de grão de bico cozido
1/2 xícara de tomate picado (não tirei a casca e as sementes)
1/4 xícara de cebola picada em cubinhos
Salsinha a gosto (utilizei 3 colheres de sopa de salsinha picada)
1 colher de sopa de suco de limão
1 /2 colher de chá de sal

COMO FAZER:
1- Em um recipiente grande adicione todos os ingredientes;
2- Misture tudo e experimente, corrija o tempero se necessário, acrescentando mais sal, suco de limão ou salsinha;
3- Leve a geladeira por pelo menos uma hora para os grãos absorverem bem os temperos;
4- Sirva acompanhado de azeite de oliva (opcional).

NOTA: Essa salada dura em média de 3 dias na geladeira se mantida num pote fechado.

BOM APETITE!

  1. Maria da Conceição Fernandes says

    Olá, eu faço grão de bico elegendo produto novo. Cato, lavo bem e levo ao fogo brando até um leve aquecimento. Deixo-o repousar por uma hora, depois coloco na panela de pressão por 20′, cozinho em fogo brando. A seguir tempero com sal a gosto, preparo o molho separadamente com alho e cebola em óleo de girassol e misturo ao grão de bico, cozinhando normalmente em fogo brando, sem pressão, evitando que fique muito mole. Sirvo frio, rego com azeite de oliva. Espero que apreciem a maciez e o sabor.

    • André says

      Oi Maria! Obrigado pela dica, não tinha pensado nessa opção de cozimento. Abraços!

  2. teresinha . says

    Muito boa mas faltou a explicação de como cozinhar o grão de bico ficou muito vago a explicação

    • André says

      Oi Teresinha! O grão de bico cozinha normal. Eu sempre deixo ele de molho na água antes por cerca de 8 horas. Depois escorro a água e coloco na panela com água limpa. Leve ao fogo médio e cozinho até ficar macio. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *