Pratos principais, Receitas, Sem glúten
comentários 4

Torta de polenta

No final da semana passada deixei pra trás a minha amada e gelada Santa Catarina em rumo a uma vida nova. Faz dois dias que acabei de chegar de mala e cuia (e sozinho!) em São Paulo capital. Apesar de ser barulhenta, poluída e caótica, amo muito essa cidade. Em especial a agenda cultural imensa que ela oferece. Como sou apaixonado por arte, cinema, fotografia e design, não tem lugar melhor nesse país que aqui para morar. Ainda mais quando você vive pertinho do Maoz Vegetarian (fast-food vegetariano que serve falafel) e do Vegacy (restaurante vegetariano), estou no paraíso!!! Hahahaha.

Aos poucos vou me adaptando a essa nova vida, por enquanto não cozinhei nada por essas bandas. Mas a última receita que fiz, e que não tinha publicado ainda, foi de uma deliciosa torta de polenta. Muito popular no sul no país, em especial em Santa Catarina, a polenta é um prato típico italiano que foi trazido para o Brasil na época da colonização. O seu principal ingrediente é a farinha de milho fina, popularmente conhecida como fubá. O seu preparo é muito simples, basta escaldar o fubá com um pouco de sal, mexer por um tempo e pronto! Fácil, fácil.

Ingredientes

Para ser bem sincero não sou muito fã de polenta, acho ela sem graça. Como gosto de comida com sabor forte, não sou muito chegado a polenta. Certo dia vi no blog italiano da Emiko Davies uma receita de polenta coberta com cogumelos. Achei fantástico a ideia, foi dai que decidi fazer a minha própria versão. Trocando os cogumelos por tomates cereja, como não achei para comprar utilizei o que encontrei, tomates uva, mas se você não encontrar esses tomatinhos pode utilizar fatias de tomate normal.

Fazendo a torta

O resultado foi surpreendente. A torta ficou bem saborosa! A polenta que eu achava sem graça ficou uma delícia com alguns complementos, acabou em pouquíssimo tempo hahaha. Os tomates dão um toque especial, quanto mais você colocar mais saborosa a torta irá ficar. Eu me arrependi de não ter colocado mais, acabou ficando um pouco chocho no quesito quantidade de tomates. Temperei a torta com pimenta do reino, sal e azeite de oliva. E finalizei com folhas de manjericão frescas, recém colhidas na minha horta que infelizmente tive que deixar pra trás também.

Torta de polenta

Pedaço de torta de polenta

ÚMIDA
MACIA
SALGADA
SEM GLÚTEN

INGREDIENTES:
2 xíc. de farinha de milho fina (popularmente conhecida como fubá)
Tomate cereja ou tomate uva a gosto
1/2 colher de sopa de sal
Manjericão e pimenta do reino em pó a gosto
Azeite de oliva a gosto

COMO FAZER:
1- Em uma panela grande acrescente 5 xícaras de água e 1/2 colher de sopa de sal. Leve ao fogo alto até levantar fervura;
2- Diminua o fogo e acrescente aos poucos o fubá mexendo sem parar para que não empelote;
3- Mexa por uns 10 minutos ou até quando a mistura começar a engrossar e ficar pesada para mexer, desligue o fogo;
4- Unte uma fôrma (utilizei uma com 33 cm x 23 cm) com azeite de oliva. Despeja a polenta na fôrma e espalhe de forma homogênea;
5- Cubra a torta com a quantidade de tomates que preferir. Tempere com sal, pimenta do reino e regue com um pouco de azeite de oliva;
6- Leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos ou até os tomates murcharem e a polenta ficar dourada;
7- Retire do forno e finalize a torta espalhando algumas folhas de manjericão a gosto sobre.

DICA: Quanto mais tomate você colocar, mais gostosa a torta irá ficar.

BOM APETITE!

  1. Laura says

    André, amo polenta, mas sempre me queimo toda com aquelas borbulhas enquanto cozinha no fogo baixo e eu tenho que ficar mexendo. Esse é o preço de comer polenta ou eu estou fazendo alguma coisa errada e ela não deveria borbulhar tanto? Você tem alguma dica?

    • André says

      Oi Laura! Eu também me queimo às vezes com as bolhas enquanto cozinha hahaha. Quando isso acontece significa que a polenta está pronta, ai já pode desligar o fogo. A não ser que você quer ela mais consistente, ai o segredo pra isso não acontecer é mexer bem rápido sem parar. Espero ter te ajudado 😉 Abraços!

  2. Flora says

    Deliciosa, rápida, prática… adorei! Enchi a torta de tomatinhos e ficou bom mesmo! Amo sweu site!

    • André says

      Oi Flora! Que bom que você gostou da receita 😀 Fica muito bom né com bastante tomatinhos. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *