Café da manhã, Lanches, Receitas, Sem glúten
comentários 27

Mini broa de milho

Na internet é possível encontrar uma infinidade de receitas diferentes de broa de milho, fica até difícil escolher qual fazer. Na dúvida procurei pelo passo a passo da receita tradicional, mas não me animei muito em fazê-la. Isso porque demora um monte para ficar pronta, a massa precisa descansar 2 horas para fermentar.

Não contente com isso procurei por receitas bem mais rápidas com fermento químico, e não com o fermento biológico. Além disso, optei por fazer uma broa sem glúten, troquei a farinha de trigo pelo polvilho doce. Obviamente o resultado não fica igual, mas fica tão gostosa quanto as outras. Os demais ingredientes que usei foram o açúcar mascavo claro, óleo vegetal, água, fermento e sementes de erva doce. Este último ingrediente é opcional, mas dá um toque especial no sabor, sugiro utilizar.

Ingredientes

Por ter um sabor mais neutro, fica ótima acompanhada de geleia de fruta, pasta de amendoim ou melado. Eu consumi com geleia de cupuaçu e acompanhada de uma xícara de café. Uma ótima opção para o café da manhã ou da tarde. Uma dica, elas são bem mais gostosas quando consumidas quentinhas, recém tiradas do forno. No dia seguinte ficam um pouco secas, mas ainda assim estarão gostosas.

Broa de milho sem glúten

Você vai precisar…
Fubá – 2 xícaras
Polvilho doce – 1 xícara
Água – 1 xícara
Açúcar mascavo claro – ½ xícara
Óleo vegetal – ⅓ xícara (usei de girassol)
Fermento químico em pó – 1 colher de sopa
Sementes de erva doce – 1 colher de chá (opcional)

Como fazer…
1- Preaqueça o forno a 200 ºC.
2- Em uma tigela peneire o açúcar mascavo, a farinha de milho e o polvilho doce. Descarte as possíveis “pedrinhas” do açúcar que irão ficar na peneira.
3- Adicione as sementes de erva doce (opcional), o óleo vegetal e a água. Misture tudo até ficar homogêneo.
4- Acrescente o fermento por último e misture delicadamente até incorporar na massa.
5- Molde as mini broas, utilizei cerca de duas colheres de sopa de massa para cada uma.
6- Unte uma fôrma com um pouco de óleo e disponha as broas deixando um espaço entre elas porque irão crescer um pouco. Polvilhe um pouco de fubá (opcional).
7- Leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos, ou até ficarem douradas e firmes.
8- Retire do forno e sirva ainda quentinhas. Guarde o que sobrar num pote hermético.

Mini broa

bom apetite

  1. Paloma says

    André, primeiramente, parabéns pelo blog. Além das receitas serem bem atraentes, o design da sua página é bem legal.
    Fiz as broinhas agora e ficaram deliciosas. Utilizei açúcar demerara e deu super certo. Elas esfarelam um pouco, mas, como você disse, falta o glúten e também o ovo pra dar liga.
    Tenho uma sugestão: na hora de molda-las, faça com pegador de sorvete. É mais prático do que com a colher de sopa.

    Forte abraço e sucesso! 🙂

    • André says

      Oi Paloma! Obrigado! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Que bom que gostou da broas. Obrigado pela dica do pegador de sorvete, deve ser mais prático mesmo, vou tentar na próxima vez 😉 Abraços!

  2. Diana says

    oi André,queria saber se a massa fica com a consistência meio ´´líquida.´´Desde já agradeço.

    • André says

      Oi Diana! Não, o certo é ficar moldável a massa. A sua ficou muito líquida? Abraços!

  3. Nicole Schindler says

    Oi André.
    Posso substituir o açúcar mascavo por demerara? Ou pelo açúcar mascavo escuro?
    Obrigada.

    • André says

      Oi Nicole! Sim, você pode substituir pelo açúcar mascavo escuro na mesma quantidade. Se substituir pelo demerara, que também dá, é necessário diminuir a quantidade, já que é mais doce. De nada e abraços!

  4. Jessica says

    Olá, tudo bem? Acabei de fazer a receita e acho que não deu muito certo, a broa ficou bastante sequinha e se disfazendo. Segui certinho todos os passos, não sei o que pode ter acontecido. Um abraço

    • André says

      Oi Jessica! Tudo bem sim, e com você? Poxa, que pena 🙁 No dia seguinte é normal ela ficar um pouco seca por ser uma receita sem glúten, mas não era pra se desfazer fácil assim. Não sei o que pode ter acontecido, é difícil dizer o motivo. Você usou um fubá bem fininho? Abraços!

  5. Zeni Medeiros Dias says

    Tive uma grata surpresa ao ver tua receita, pois já faz um tempinho que procuro uma receita de broa de milho que não tivesse a farinha de trigo nos ingredientes.

  6. Camila Balestiero says

    Oi André, gostei muito da receia! Bem simples e parece muito gostosa!
    Uma perguntinha… posso usar o açúcar orgânico granulado? O problema dele é que, ao peneirar, fica bastante na peneira, daí não tenho certeza se a quantidade de açúcar seria maior, em razão dessa “perda”. Obrigada!

    • Camila Balestiero says

      apenas uma retificação, é que gostei muito da **receita**. 🙂

      • André says

        Oi Camila! Que bom que você gostou da receita, fico feliz em saber 😀 O Açúcar orgânico granulado que você se refere é o demerara? Se sim, você pode bater no liquidificador até ficar bem fininho, ai não precisa peneirar. Eu medi 1/2 xícara de açúcar mascavo claro e peneirei, ficou um pouco de resíduo na peneira, eu descartei. Não precisa adicionar um pouco a mais por causa dessa perda. Abraços!

  7. Andrea Gass Coelho says

    Muito obrigada por compartilhar essas delícias, ficaram maravilhosas as broas 🙂

    • André says

      Que bom que você gostou da receita Andrea 😀 De nada, abraços!

  8. Fernanda says

    Oi André! Primeiro, seu blog é realmente maravilhoso, muito bem explicado e apresentado! Comecei a te seguir no Instagram tb 🙂
    Apenas uma duvida: vc usou fermento químico ou biológico nessa receita? Eu usei o biológico seco, acabei de tirar do forno e aparentemente está macio, mas não cresceu muito…
    Gratidão e forte abraço!

    • André says

      Oi Fernanda! Uau, fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Eu usei fermento químico em pó seco. Pode ter sido o fermento mesmo que fez a broa não crescer muito, mas espero que tenha ficado gostosa hehehe. Abraços querida!

  9. Eli says

    Nossa aaaaa! Tou tão feliz…meu filho vai fazer 3 aninhos, como é difícil oferecer comidinhas gostosas, ele é alérgico à proteína do leite e ovo…vc é demais!!!!!

    • André says

      Oi Eli! Ai que bom querida, fico feliz em saber que tenha gostado da receita 😀 Abraços!

  10. Meire Dellafina says

    André, conheci seu blog hoje, e estou adorando…essa receita de Mini Broa de milho, eu posso fazer salgada? Será que é só substituir o açúcar pelo sal?

    • André says

      Oi Meire! Fico feliz em saber que esteja gostando do blog 😀 Nunca fiz salgada essa receita, mas deve ficar bom também. Eu tiraria a erva doce também na versão salgada. Se fizer salgado me avisa como ficou 😉 Abraços!

  11. Sara says

    Oi, André!
    Você conhece alguma marca de fubá sem glúten? Não encontrei.
    Um abraço! 🙂

    • André says

      Oi Sara! Originalmente o fubá é sem glúten. Mas pode acontecer de algumas marcas não serem porque processam na mesma máquina ingredientes com glúten, ai tem contaminação. Eu sei que a marca Granfino produz fubá sem glúten. Não lembro de outras agora, mas assim que souber te aviso. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *