Lanches, Receitas, Sem glúten
comentários 21

Snack de grão de bico

Ninguém precisa ser um expert em alimentação saudável para saber que os salgadinhos industrializados são uma verdadeira porcaria. A maioria das marcas oferecem salgadinhos cheios de sódio, gordura saturada, corantes e aromatizantes. Definitivamente isso não é nada bom.

Já vi em vários sites e blogs brasileiros e gringos uma receita bem simples de salgadinho de grão de bico. Tá ai uma alternativa MUITO mais saudável e natural para substituir os salgadinhos industrializados. Na minha primeira tentativa de fazer não deu muito certo porque deixei tempo demais no forno, acabou virando uma pedra de tão duro. Já na segunda tentativa prestei mais atenção e deu certo, ufa. Dica do dia: fique de olho no forno custe o que custar! Hahaha.

Ingredientes

Existem várias receitas distintas desse snack de grão de bico, mas todas são iguais no preparo, basta temperar os grão já cozidos e levar ao forno para assar até ficarem crocantes. A diferença entre as receitas está no tempero utilizado. Na minha versão usei uma combinação de páprica doce, cominho e sal. Para mim esses temperos combinam muito bem com o grão de bico. Mas é claro que você pode mudar, acrescentar curry, pimenta do reino e alho, por exemplo.

Grão de bico temperado - antes de ir pro forno

Depois de 40 minutos assando no forno o grão de bico ficou com uma casquinha crocante, saborosa e  irresistível. Infelizmente nem todos ficaram crocantes por igual, mas a maioria sim, se alguém souber como fazer isso por favor me avise. E repito, fique de olho no forno porque a linha que divide grãos crocantes de grãos queimados e duros é muito tênue. Mas nada como ficar de olho resolva isso.

Grão de bico crocante

VERSÁTIL
APERITIVO
CROCANTE
NUTRITIVO

INGREDIENTES:
3 xíc. de grão de bico cozido
3 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de sopa de cominho em pó
1 colher de sopa de páprica doce
Sal a gosto

COMO FAZER:
1. Comece preaquecendo o forno a 200 °C;
2. Escorra a água do grão de bico numa peneira, quanto mais seco ficar será melhor;
3. Transfira para uma assadeira antiaderente e regue com o óleo. Tempere com o cominho, a páprica doce e o sal a gosto. Misture bem os temperos usando uma espátula ou mexendo a assadeira em movimentos de vaivém;
4. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 40 minutos a 200 °C. No meio do tempo chacoalhe a assadeira para impedir que os grãos grudem no fundo. Retire do forno e adicione mais sal se necessário. Guarde em potes com fecho hermético.

DICA: Consuma logo em seguida enquanto estão quentinhos e crocantes. No dia seguinte vai estar um pouco mole.

BOM APETITE!

  1. Alexandra says

    Oi André, adorei a receita! Gostaria de colocar meu incômodo com relação a seu comentário sobre “nao sei o que é pior”! Temos que ter mais cuidado ao falar algumas coisas, seu ponto de vista sobre os salgadinhos industrializados está certíssimo, mas vc pecou na maneira como colocou as palavras! Só uma mãe sabe o que passa pra criar seus filhos! E por mais que uma mãe tenta fazer o melhor por eles tem o mundão aí pra oferecer as piores coisas! Julgar é muito fácil e “é a pior” coisa que alguém pode fazer! As mães já se sentem tão culpadas por tantas coisas! Precisamos de amor, apoio e compreensão… Obrigada!

    • André says

      Oi Alexandra! Que bom que você gostou da receita 😀 Poxa desculpa, alterei o texto agora, espero não causar esse incômodo para outros leitores. Imagino que não seja fácil ser mãe e a indústria não facilita a alimentação de forma saudável e acessível. De nada e abraços!

  2. Elaine Maruyama says

    Olá André, já tinha feito esses snacks em casa exatamente com os mesmos temperos q vc usou.
    Bom, o meu continuou crocante mesmo depois de 2 dias e olha que nem chegou a ficar 40 minutos no forno hein. O que deve ter feito a diferença foi o seguinte: assei em forma de pizza que é rasinha então o calor pega melhor nos grãos e além disso, depois de ter assado deixei durante um tempinho dentro do forno desligado. Ficou mega crocante e se manteve assim durante uns 2 dias.

    • André says

      Oi Elaine! Ah sim, assar o grão de bico numa assadeira rasa faz diferença. Descobri isso meses mais tarde depois de ter postado essa receita num programa de culinária. O calor se distribui bem melhor. O fato de você ter deixado mais tempo no forno desligado deve ter contribuído também pra deixar os grãos mais secos e crocantes. Muito obrigado pelas dicas querida 😉 Abraços!

  3. Isabel Romeo says

    André, obrigada por compartilhar sua receita conosco, vou provar e depois comento aqui. Só gostaria de expor que, como mãe, fiquei bastante incomodada com sua colocação. Acho cruel cobrar qualquer coisa a mais das mães que já estão imensamente sobrecarregadas e culpadas. Vamos ajudar ao invés de deixa las ainda mais culpadas e sem apoio.. Bjs

    • André says

      Oi Isabel! Espero que você goste da receita 😉 Desculpa se te deixei incomodada, não era a intensão. Não estou cobrando nada das mães, só acho errado comprarem produtos nada saudáveis. Acho que quem ama cuida bem, e isso inclui uma boa alimentação. É claro também que muitas mães são inocentes em alguns casos, compram salgadinhos sem saber o mal que faz. Abraços!

  4. niani lacerda says

    ola andre … gostaria de saber quanto tempo voce cozinhou o grao de bico na panela de pressao !!

    • André says

      Oi Niani! Vish, faz tempo que fiz. Não lembro quanto tempo deixei cozinhando, mas foi até ficar macio. Depende muito da potência do fogo. Abraços!

  5. Gabriella Muller says

    Oi André! Encontrei teu blog por acaso e adorei logo de cara! Apesar de não conseguir ter uma alimentação 100% saudável, estou sempre em busca, testando receitas e alternativas mais saudáveis.
    Acabei de fazer esse snack de grão de bico e adorei! Acabei colocando muito sal, mas na próxima acerto.
    Fiz na airfryer e ficou legal a questão da crocância uniforme. Abri algumas vezes para mexer e creio que isso ajudou.
    Parabéns pelo blog! As receitas são ótimas e as fotos são maravilhosas (dá vontade de fazer)!! Sucesso!

    • André says

      Oi Gabriella! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 O que importa é estar sempre testando receitas e alternativas mais saudável. Nossa, bom saber que ficou crocante uniformemente na AirFryer, obrigado pela dica querida. Creio que o fato de você ter mexido várias vezes tenha ajudado mesmo. Obrigado e abraços!

  6. Renata says

    Você deixa o grão de bico de molho na água? Por quanto tempo?

    • André says

      Oi Renata! Eu utilizo grão de bico cozido, assim que estiverem cozidos eu retiro da água e espero amornarem para fazer esse snack. Abraços!

  7. Lívia says

    Boa tarde! não tenho assadeira antiaderente…como faço pra não grudas?
    obrigada

    • André says

      Oi Lívia! É só untar a assadeira com óleo vegetal ou forrar com papel manteiga. De nada. Abraços!

  8. Natalia says

    André, usei a Air Frier para fazer o snak e ficou muito crocante.

    • André says

      Oi Natalia! Boa ideia usar o Air Frier, não tenho em casa, mas bom saber que funciona com ele. Abraços!

  9. Denise says

    Olá André, fiz a receita de aperitivo de grão de bico, mas ficou muito seco. Vc sabe o que posso ter feito de errado?

    • Oi Denise! É natural ele ficar um pouco seco, o meu também ficou. Para ficar crocante ele tem que ficar sequinho. Se você acha que ficou seco demais tenta colocar mais óleo vegetal na próxima vez. Abraços!

  10. Rodrigo Costa de Andrade says

    Fala André! Muito boa a receita! Imagino que pra deixar todos crocantes, vc deve misturar algumas vezes durante o tempo no forno ou colocar em um tabuleiro maior, de modo que nao fiquem amontoados. Parabéns pelo blog! Massa demais suas receitas! Abraço!

    • Oi Rodrigo! Boa ideia essa de misturar os grãos algumas vezes, eu misturei somente uma vez, talvez funcione. Essa de colocar num tabuleiro maior pensei depois de ter feito 😛 Obrigado pelas dicas, vou tentar na próxima vez. Fico feliz em saber que tenha gostado do blog e das receitas. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *