Entradas e acompanhamentos, Receitas, Sem glúten
comentários 18

2 receitas simples de maionese vegetal

Vamos e convenhamos, a maionese tradicional feita com ovos e com óleo não é lá muito saudável. Por ser feita com ovos crus, é comum haver a proliferação de bactérias nesse meio, e não raramente, alguém é contaminado. Para evitar esses problemas existem diversas opções de maioneses alternativas, sem ovos.

Mas não se engane, hoje existem várias maioneses veganas industrializadas com altos níveis de gorduras saturadas e aditivos. É comum encontrar uma lista enorme de ingredientes nessas maioneses, nem sei porque tem tantos. A maioria delas são ultra processadas, por isso passo longe dessas maioneses e aposto nas versões caseiras.

Já vi várias receitas de maioneses veganas, mas a que eu normalmente faço é de tofu e de abacate. Naturais, nutritivas e muito, mas muito cremosas! Ambas versões levam poucos ingredientes e ficam prontas em menos de 10 minutos. É muito fácil fazer, não tem erro. Tenho certeza que alguma delas você vai gostar, ou quem sabe as duas 😉

MAIONESE DE TOFU

Cremosa, de sabor suave e rica em cálcio e proteínas, a maionese de tofu vai bem em sanduíches, hambúrgueres e saladas. Pode ser usada para rechear salgados e dar cremosidade em pratos como risoto e estrogonofe. Ela só leva quatro ingredientes: tofu, azeite de oliva, vinagre de maçã ou suco de limão, e sal. Mas você também pode temperar a gosto para dar um toque especial, acrescentando ervas ou alho em pó.

Ingredientes maionese de tofu

Maionese de tofu

Usei essa maionese acompanhada de hambúrguer de feijão. Receita do hambúrguer aqui.

Hambúrguer de feijão

Você vai precisar de…
250 g de tofu
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher e 1/2 de sopa de vinagre de maçã (ou suco de limão)
1/2 colher de chá de sal

Como fazer…
1- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura lisa e cremosa.
2- Experimente e ajustes os temperos a seu gosto, se necessário.

MAIONESE DE ABACATE

Cremosa, rica em vitamina E e gorduras boas, essa maionese combina muito bem com massas e saladas. Assim como a maionese de tofu, pode ser usada para rechear salgados e dar cremosidade em vários pratos. Você só vai precisar de abacate, azeite de oliva, vinagre de maçã, mostarda e sal.

Ingredientes maionese de abacate

Maionese de abacate

Costumo utilizar essa maionese para incrementar massas. Abaixo, macarrão penne sem glúten (feito com farinha de milho) com maionese de abacate.

Macarrão penne sem glúten com molho de maionese

Você vai precisar de…
2 xíc. de abacate maduro (amasse um pouco antes e meça depois)
4 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de vinagre de maçã
1 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de sal

Como fazer…
1- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura lisa e cremosa;
2- Experimente e ajustes os temperos a seu gosto, se necessário.

bom apetite

  1. Cecilia says

    Amei estas suas receita as maionese são ótimas fiz aqui em casa pro aniversário do meu neto e todos adoraram agora me informaram pra todas as festinhas eu fazer obrigado

    • André says

      Oi Cecilia! Fico feliz em saber que tenha gostado das receitas de maionese 😀 Que legal que todos gostaram. Abraços!

  2. Débora Lopes de Lima says

    Uau!!! Que delícia a maionese de abacate, estou encantada! Confesso que fiquei com receio mas era o que eu tinha em casa. Substitui o vinagre de maça pelo limão e ficou maravilhosa. Muito agradecida por compartilhar a receita!

    • André says

      Oi Débora! Que bom que gostou da maionese de abacate 😀 Eu amo, faço com frequência. De nada e abraços!

  3. Patricia says

    Gostei das receitas, mas na receita da maionese de abacate posso substituir pelo limão? Pois o vinagre é totalmente prejudicial à saúde.

    • André says

      Oi Patricia! Sim, você pode substituir o vinagre por limão. Só diminui a quantidade para não ficar muito azedo daí. O vinagre de maçã em pequenas quantidades não é prejudicial à saúde, bem pelo contrário, faz muito bem. Abraços!

  4. José says

    Obrigado por compartilhar, André! Pela sua experiência, qual a duração dessa maionese, considerando que, aparentemente, vc come a receita sozinho?

    • André says

      Oi José! De nada! Tanto a maionese de tofu, quanto a de abacate, dura em média de 3 dias na geladeira. Sim, eu como a receita sozinho. Abraços!

  5. Oi André,
    Faz pouco tempo que estou adaptando a alimentação em busca de alternativas mais saudáveis e nessa busca de receitas encontrei seu blog, estou amando, vou testar essa receita da maionese de tofu, pareceu muito saborosa, a de abacate tenho um pouco de receio, não consigo imaginar abacate com algo que não seja adocicado, mas esta ficou tão bonita com a massa que deu até vontade de arriscar (risos)

    • André says

      Oi Iracema! Que bom que você está gostando do meu blog 😀 A maionese de tofu é maravilhosa, eu adoro, espero que goste. Engraçado, muitas pessoas não conseguem imaginar abacate em receitas salgadas. Eu já não gosto muito em receitas doces hahaha. Mas fica muito bom, tentar fazer metade da receita só pra experimentar, quem sabe você curta 😉 Abraços!

  6. Yanne says

    Olá, adorei as receitas. 🙂
    Gostaria de saber se o uso da mostarda para a maionese de abacate é obrigatório e também quanto tempo a maionese de tofu pode ficar na geladeira. Obrigada!

    • André says

      Oi Yanne! Que bom que você gostou das receitas 😀 Você não precisa utilizar a mostarda na maionese de abacate. Utilizo ela para deixar mais saboroso a maionese, mas não tem a necessidade não. A maionese de tofu dura em média de 3 dias na geladeira. De nada, abraços!

      • André Cabral says

        Oi André, como você faz a escolha da mostarda? É industrializada, você mesmo prepara ou compra de um fornecedor que fabrica de forma artesanal?

        • André says

          Oi André, eu normalmente uso a mostarda amarela da Heinz. Segundo as informações da embalagem ela só contém vinagre, água, mostarda, sal e corantes naturais cúrcuma e páprica. Abraços!

  7. Keli says

    Acabei de fazer a de tofu e amei! Faz pouco mais de 1 mês que estou na dieta 100% vegana e a única coisa que me fazia falta era algo similar a margarina (que pudesse ser feito pra durar alguns dias e passar no pão). Já estava ficando cansada do húmus, Rs. Maionese eleita pra substituir esse vazio, obrigado pela receita!

    • Oi Keli! Fico feliz em saber que tenha gostado da receita. Essa maionese é ótima mesmo para passar no pão, com ou sem hambúrguer. Abraços!

  8. Leticia N Santos says

    Gostei muito. Alguma dica pra escolher o tofu? Aki em Goiânia encontro uns com gosto forte e passa pra receita…

    • Oi Letícia! Tenta comprar tofu de outra marca se você encontrar. Caso contrário, utiliza mais azeite de oliva e vinagre de maçã (ou suco de limão) para “esconder” o gosto forte. Um pouco sempre vai ficar. Espero ter ajudado. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *