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Hambúrguer de feijão

Se você é que nem eu que sempre tem em casa feijão cozido e congelado no freezer, então você já tem o principal ingrediente pronto para fazer esse incrível hambúrguer de feijão. Rico em proteínas, sem glúten, sem colesterol, levemente crocante por fora e bem suculento por dentro, esse hambúrguer é de dar água na boca.

Nem pense em arrumar desculpa para não fazer, isso porque é muito fácil e os ingredientes necessários são bem simples e baratos. Se não duvidar você já tem todos em casa: feijão, cebola, farinha de arroz (ou outra farinha que preferir), óleo vegetal, pimenta do reino e sal.

Ingredientes do hambúrguer

Essa receita é bem versátil e customizável. Utilizei feijão preto, mas pode ser feito também com o vermelho ou o carioca. Para temperar não é preciso utilizar só cebola e pimenta do reino, você pode muito bem incrementar e utilizar alho, salsinha, cebolinha e páprica por exemplo. E a farinha de arroz pode ser substituída por outra farinha, como de trigo ou aveia, caso não tenha alergia ou intolerância ao glúten é claro.

Hambúrguer de feijão

Esse hambúrguer por si só já é gostoso, mas acompanhado de tomate, rúcula e maionese de tofu fica irresistível. Obviamente você pode montar do jeito que preferir. Esse lanche é praticamente uma refeição completa, tem carboidratos, proteínas, gorduras e salada. Tudo isso com muito sabor e com aquele gostinho de comida caseira.

Hambúrguer

SUCULENTO
SEM GLÚTEN
SEM COLESTEROL
RICO EM PROTEÍNAS

INGREDIENTES:
3 xíc. de feijão cozido e escorrido (utilizei feijão preto)
1 xíc. de cebola picada
1/2 xíc. de farinha de arroz
Óleo vegetal
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto

COMO FAZER:
1- Coloque o feijão em uma tigela e amasse com o garfo. Não precisa amassar todos os grãos, pode deixar alguns inteiros para dar textura ao hambúrguer;
2- Em uma panela aqueça um pouco de óleo vegetal, usei mais ou menos 2 colheres de sopa. Adicione a cebola e frite até dourar;
3- Adicione o feijão amassado e misture com o cebola. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Se a mistura estiver muito mole, com muita água, deixe cozinhar por mais um tempo. Mexa sem parar até a mistura começar a ficar mais densa;
4- Desligue o fogo e espere amornar. Lembre-se que depois de esfriar a mistura irá ficar mais densa. Não se preocupe se ainda estiver mole e grudento;
5- Adicione a farinha de arroz e misture;
6- Unte as mãos com um pouco de óleo vegetal e molde os hambúrguer do tamanho que preferir;
7- Aqueça um fio de óleo vegetal e frite o hambúrguer em ambos os lados até ficarem dourados e crocantes. Frite somente o que for consumir na hora. Monte o seu lanche do jeito de preferir.

NOTAS:
– Você pode congelar os hambúrgueres que não foram fritados, eles duram em média de 3 meses no freezer.
– Para economizar espaço no congelador empilhe os hambúrgueres colocando papel manteiga ou um saquinho plástico entre eles, guarde em um pote fechado.
– Para fazer o hambúrguer que foi congelado, basta aquecer um fio de óleo em fogo médio e colocar o hambúrguer congelado mesmo, não precisa descongelar.

BOM APETITE!

  1. Ademir says

    Oi André,

    Muito obrigado pelas receitas. A transição para o veganismo não é fácil no começo, mas com a sua ajuda, tudo fica mais prazeroso e fácil. Tens uma boa didática e uma linguagem clara. Assim, não tem como errar.

    Vida longa ao seu blog, querido.

    • André says

      Oi Ademir! De nada 😉 É verdade, não é fácil no começo, mas aos poucos vai aprendendo várias receitas e dicas que facilitam a vida na cozinha. Ai fica tudo mais fácil. Fico feliz em saber que goste do blog e que esteja te ajudando 😀 Abraços!

  2. Mariana says

    Tem óptimo aspecto! Vou tentar amanhã!
    Rende quantas porções?
    Continue com o blogue, parece tudo óptimo!

    • André says

      Oi Mariana! Espero que goste 😉 Faz tempo que eu fiz esses hambúrgueres, não lembro exatamente quanto rendeu, mas em torno de 4 a 6 porções. Depende muito do tamanho que você for fazer. Abraços!

    • André says

      Oi Liandra! Vish, faz tempo que eu fiz, não lembro quantos rendeu. Depende muito do tamanho que você fizer, mas rende em torno de 4 a 6 hambúrgueres. Abraços!

    • André says

      Oi Marcela! Eu nunca fiz com farinha de trigo, mas acredito que dá certo sim. Também deve dar pra fazer com farinha de rosca. Se você fizer me avisa como ficou 😉 Abraços!

  3. Beatriz Mello says

    André, valeu pela receita!
    Eu nunca conseguia acertar nenhuma receita de hambúrguer vegetal e nenhuma me agradava, no sabor.
    Agora, esse hambúrguer de feijão me conquistou.
    Primeiro por ser fácil demais de fazer, segundo por ter um sabor maravilhoso e terceiro por me dar a possibilidade de comer lanches novamente, que era o que eu mais sentia falta! 😀

    Parabéns pela receita, e obrigada pela ajuda. Transformou meu mundo hahahhaha
    E a receita de creme de couve flor também é ótima, ótima opção para substituir maionese!

    • André says

      Oi Beatriz! Uau, fico muito feliz em saber que tenha gostado da receita 😀 Obrigado pelo comentário querida. Deve ter ficado ótimo com o creme de couve flor. Verdade, é uma ótima opção para substituir a maionese. Abraços!

  4. Roseli Ramos Martins says

    Parabéns Sempre!!!Querido André Luiz seu blog é D+++.

    • André says

      Oi Roseli! Obrigado, fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Abraços!

  5. Joele says

    Olá, André! Obrigada pela partilha, vai ser o meu almoço. Vim pesquisar uma receita para aproveitar o feijão que tinha de lado e esta conquistou o apetite para hoje. Não conhecia o blogue, mas pela amostra vou explorar as receitas e de certeza enriquecer mais a ementa. Obrigada!

    • André says

      Oi Joele! Espero que goste da receita 😉 Boa ideia fazer o hambúrguer com sobras de feijão. De nada e abraços!

    • André says

      Que bom que você do hambúrguer 😀 é muito bom né! Nossa, essa receita deve ser boa também. Vou testar na próxima vez. Obrigado pela dica. Abraços!

  6. Vanusa Maria says

    Olá! Posso substituir a farinha de arroz por aveia em flocos ou farelo de aveia?

    • André says

      Oi Vanusa! Sim, dá pra substituir por farelo de aveia. Eu não indicaria aveia em flocos por ser grossa, acho que a textura do hambúrguer não vai ficar boa dai. Mas com farelo fica bom. Abraços!

    • André says

      Oi Rachel! Que bom que você gostou da receita 😀 Obrigado pelos elogios. Abraços!

  7. Letícia Diniz says

    Estou entrando nesse universo vegetariano e saudável agora é tô amando suas receitas. Acabei de fazer o hamburguer de feijão e ficou uma delícia! Estou muito feliz! Beijos 😚

    • André says

      Oi Letícia! Uau, fico muito feliz em saber que você está amando minha receitas. Que bom que gostasse do hambúrguer, é muito bom né! Abraços querida!

  8. Priscila says

    Oi André! Amei seu blog e ontem já fiz o hamburguer de feijão e a maionese de abacate. Sou nutricionista e fiz um post inspirado no seu e usei algumas de suas fotos (com a devida menção da fonte), elas realmente são divinas, dá vontade de estar nesta mesa. Um abraço, Priscila (meu blog é nutripririciardi.com)

    • Oi Priscila! Fico muito feliz em saber que você gosta do meu blog 😀 Vou dar uma olhada no seu. Obrigado por ajudar a compartilhar as minhas receitas e meu blog. Abraços!

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