Entradas e acompanhamentos, Pratos principais, Receitas, Sem glúten
comentários 11

Sopa cremosa de abóbora com sementes crocantes

Algum tempo atrás ganhei de um amigo do meu pai uma abóbora japonesa, também conhecida como abóbora cabotiá. Não sei o porque e como, mas a pobre coitada ficou um tempão no canto da cozinha esquecida. Depois se mudou para a geladeira, e por lá ficou mais um bocado de tempo esquecida, coberta até no talo por outros legumes e verduras.

Queria fazer algo diferente com a abóbora mas não sabia o que. Não muito tempo depois o friozinho do inverno se fez presente nesse canto do Brasil. Inverno começou, dias nublados, vento congelante, uma abóbora na geladeira dando sopa, opa, SOPA! Era esse o destino da abóbora que a tanto tempo estava esquecida, sopa!

Abóbora

A sopa que fiz é bem simples, utilizei somente metade da abóbora (5 xícaras de abóbora picada), cebola, óleo vegetal, sal e curry. Mas o sabor e a cremosidade dessa sopa é inacreditável, depois de cozida e triturada no liquidificador, a abóbora fica muito cremosa. Utilizei abóbora japonesa, mas você pode fazer com qualquer outra espécie, paulista, seca, brasileira ou moranga.

Para complementar essa delícia, tirei todas as sementes do miolo e separei das fibras. Essa parte é chata, mas você vai ver que vale a pena depois. Torrei as sementes com um fio de azeite e temperei com sal e curry. Ficou bem crocante e gostoso. Na hora que servi a sopa, polvilhei as sementes. Esse é um jeito gostoso de aproveitar o alimento por inteiro, sem desperdiçar nada, nesse post aqui já falei sobre.

Sopa

A combinação da cremosidade da sopa com a crocância das sementes é irresistível. Sugiro você experimentar essa receita pelo menos uma vez nesse inverno. Para mim um prato dessa sopa já me deixou saciado. Além de ser nutritiva, rica em betacaroteno, aquece e conforta o corpo.

Pratos de sopa

Sopa cremosa de abóbora

SOPA CREMOSA
SEMENTES CROCANTES
LEVEMENTE ADOCICADA
RICA EM BETACAROTENO

INGREDIENTES:
5 xíc. de abóbora picada (usei a abóbora japonesa, mas pode ser outra)
1 xíc. de cebola picada
1 colher de chá de curry
1 colher de chá de sal
Sementes de abóbora a gosto (usei todas que vieram dentro da abóbora)
Óleo vegetal o suficiente para fritar a cebola

COMO FAZER:
1- Numa panela grande aqueça o óleo vegetal. Acrescente a cebola picada e deixe até dourar, mexa de vez em quando para fritar por inteiro;
2- Adicione a abóbora picada e mexa por alguns segundos para envolvê-la com a cebola. Adicione água, tampe a panela e deixe cozinhar até ficar macia;
3- Depois de cozinhar, escorra a água do cozimento caso ainda tenha, e reserve. Espere a abóbora amornar para colocar no liquidificador;
4- Transfira para o liquidificador e triture até ficar homogêneo, se ficar muito grosso, adicione um pouco da água do cozimento até a consistência desejada. Eu não precisei colocar água;
5- Para finalizar a sopa prepare as sementes. Numa frigideira pequena aqueça um fio de óleo vegetal. Coloque as sementes de abóbora e tempere com sal e curry a gosto. Mexa de vez em quando para que ambos os lados fiquem dourados;
6- Polvilhe a sopa com as sementes a gosto e consuma em seguida, pois logo perderão sua crocância.

NOTA: Você pode incrementar a sopa com outros temperos de sua escolha, como salsinha ou cebolinha.

BOM APETITE!

  1. Ana Paula says

    Eu adoro essa sopa creme! Eu acrescento duas cenourinhas pequenas. Fica maravilhoso, eu como todo dia. Se deixasse eu só comia isso! Gostei da dica das sementes, vou tentar fazer da próxima vez.

    • André says

      Oi Ana! Fica muito bom né com cenouras, também já fiz. Espero que você goste com as sementes. Abraços!

  2. Rodrigo says

    descobri hoje o site ao buscar no google sorbet de morango. adorando as receitas. já criei ao acaso uma sopa de ab´bora com leite de coco também, que deu uma cremosidade…acrescntei uma gama imensa de temperos, do curry passando pela canela e noz moscada e chegando até a pimenta calabresa e ao gengibre…depois de um tempo de cozimento fui amassando a abobora aos poucos no caldo,ficou divino. fez um sucesso numa festa junina Abraços

    • André says

      Oi Rodrigo! Fico feliz em saber que esteja gostando das receitas 😀 Nossa, deve ter ficado incrível a sopa com esses temperos e com o leite de coco, fica muito cremoso né. Eu amo essa sopa. Abraços!

  3. Valéria Hong says

    experimenta misturar uma leguminosa (lentilha ou grão de bico), um pouco de tahine e limão, bater tudo junto no liquidificador. é uma delícia!

    • Oi Valéria! Fiquei com água na boca só em pensar na dica que você deu hahaha. Deve ficar bom mesmo com lentilha, tahine e limão, vou tentar da próxima vez. Obrigado pela dica 😉 Abraços!

  4. Roseli Melani Neves Costa says

    André, já experimentou fazer a sopa sem retirar a casca da abóbora? A textura não é muito diferente mas a cor fica meio “estranha “…rsrsrs. Maa o sabor também é muito bom!
    Digo isso porque é mais uma forma de aproveitar o alimento literalmente por inteiro, garantindo nutrientes extras que estão na casca…
    Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *