Entradas e acompanhamentos, Pratos principais, Receitas, Sem glúten
Deixe um comentário

Ensopado de grão de bico com amaranto

E a temperatura despencou de novo aqui em Santa Catarina (sul do Brasil). E nesses dias frios, nada melhor que uma comidinha quente e reconfortante para aquecer o corpo, não é!? Pra mim esse ensopado de grão de bico  com amaranto  cai muito bem nesses dias congelantes. Além de ser bem simples de fazer, é muitíssimo nutritivo e saboroso.

Os ingredientes que utilizei para esse ensopado foram: grão de bico, tomate, azeite de oliva, alho, salsinha, amaranto em flocos, sal e pimenta do reino. Foram poucos ingredientes usados, mas o sabor final é irresistível. Levemente adocicado e muito  apetitoso.

Talvez você não conheça e esteja se perguntado o que é esse tal de amaranto. Pois bem, ele não é muito consumido aqui no Brasil, mas é comum encontrá-lo para comprar em lojas de produtos naturais. O amaranto é um grão que foi bastante consumido pelos astecas no México. É parecido com a quinoa e rico em diversos nutrientes como proteínas, fibras, cálcio, ferro, fósforo e magnésio.

É possível encontrar o amaranto em grãos, em flocos e na forma de farinha. Nessa receita usei em flocos, acrescentei só no final do preparo para polvilhar. Como tem um sabor sutil, não interfere muito no resultado final. Por isso se não quiser utilizá-lo não é necessário. Mas com ele o ensopado fica muito mais nutritivo.

Ingredientes do ensopado

Ensopado de grão de bico

Ensopado

SABOROSO
NUTRITIVO
SEM GLÚTEN
RICO EM PROTEÍNAS

INGREDIENTES:
1 xíc. de grão de bico cru (de molho por no mín. 10hrs)
1 xíc. de tomate cortado em cubinhos
4 dentes de alho
Salsinha a gosto
Azeite de oliva ou óleo vegetal
Sal e pimenta do reino em pó (opcional) a gosto
Amaranto em flocos a gosto (opcional)

COMO FAZER:
1- Escorra a água que foi deixado o grão de bico de molho. Transfira os grãos para uma panela e cubra com água. Cozinhe até ficarem macios. Usei a panela de pressão para cozinhar mais rápido, demorou apenas 20 minutos;
2- Enquanto o grão de bico estiver cozinhando, corte os dentes de alho em pedaços pequenos, assim como a salsinha;
3- Em uma panela, aqueça o azeite de oliva ou o óleo vegetal. Acrescente o alho e deixe fritar até dourar;
4- Acrescente o grão de bico cozido e escorrido, o tomate picado e a salsinha. Tempere com sal e pimenta do reino, ou outro tempero que preferir. Adicione 3/4 xícara de água e deixe cozinhar até os pedaços de tomate começarem a se desmanchar;
5- Experimente e ajuste os temperos se necessário. Sirva quente e polvilhado com o amaranto em flocos (opcional).

DICA: Você pode usar a água que sobrou do cozimento do grão de bico para fazer um incrível merengue sem ovos. Receita aqui.

BOM APETITE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *