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10 dicas para ter uma alimentação mais sustentável

É comum encontrarmos na internet informações e dicas sobre como ter uma alimentação mais saudável, mas dificilmente sobre como ter uma alimentação mais sustentável. Muitos não tem essa percepção, mas os alimentos que ingerimos tem algum impacto ambiental, seja na produção, preparo ou distribuição, e cabe a você adotar atitudes que reduzem ou não esse impacto.

Por esse motivo, reuni 10 dicas para ajudar você a ter uma alimentação mais sustentável. Essas dicas são simples de serem praticadas. Muitas delas foram extraídas e adaptadas do livro Cozinhando sem desperdício da autora Lisa Casali. Como muitos dizem por ai, alimentar-se bem e com prazer, sem deixar de lado a harmonia do planeta, é a cura de muitas doenças.

DICA #1

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Recorra a alimentos embalados somente quando for necessário. Dê preferência para as embalagens biodegradáveis. E acho que nem preciso dizer para utilizar sacolas retornáveis no transporte dos alimentos da loja para casa.

DICA #2

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Ao adquirir produtos da estação e orgânicos, além de sua produção não afetar o meio ambiente com a utilização de agrotóxicos e pesticidas, os produtos orgânicos também podem serem aproveitados integralmente. Uma vez que as folhas e as cascas não contêm nenhum aditivo químico maléfico. Além disso, os produtos da estação são bem mais baratos e saborosos.

DICA #3

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Muitos não utilizam a panela de pressão por terem medo dela, muitos acreditam que é perigosa. Eu era uma dessas pessoas, até descobrir que os alimentos cozinham muito mais rápido nela. Como consequência, é utilizado menos água e gás no preparo dos alimentos.  Se você manter a válvula que há na tampa sempre limpa, não há o que temer da panela de pressão.

DICA #4

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Além de ser uma técnica que mantém o sabor e o valor nutricional dos alimentos, cozinhar legumes e verduras no vapor é uma forma de aproveitar o calor do cozimento de outro alimento. Ao colocar uma panela específica de cozimento a vapor, de bambu ou de alumínio, sobre outra, você estará economizando gás ou eletricidade no preparo dos alimentos.

DICA #5

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Aprenda a utilizar 100% dos alimentos. Além de reduzir o desperdício de comida, você irá economizar dinheiro e tornar sua alimentação mais nutritiva. Uma vez que a maior parte dos nutrientes das frutas e verduras estão nas cascas, caules e talos. Aqui no blog já fiz alguns posts de como aproveitar alguns alimentos integralmente. Como a abóbora, a parte do verde do alho-poró e o resíduo que sobra da fabricação do leite de amêndoas.

DICA #6

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Além de prejudicar sua saúde por possuir muito sódio, o consumo de água engarrafa aumenta a produção de lixo plástico, material derivado do petróleo que demora anos para se decompor. Esses problemas podem serem evitados pelo simples gesto de beber água do filtro e transporta-la em garrafas reutilizáveis. O tradicional filtro de barro é um dos melhores que existem para purificar a água.

DICA #7

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Não existe exemplo melhor para ilustrar essa dica que o famoso bolinho de arroz, feito com as sobras do almoço anterior. Utilize sua criatividade para “dar uma cara nova” aos alimentos que sobraram nas refeições anteriores.

DICA #8

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Uma forma de duplicar ou até mesmo triplicar a vida dos alimentos é embalá-los a vácuo. Essa técnica reduz a oxidação dos microrganismos, tornando a deterioração mais lenta e demorada. Utilizar potes com fechamento a vácuo prolonga a conservação dos alimentos, reduz o desperdício, ocupa menos espaço na cozinha e mantém o sabor e aroma dos alimentos por mais tempo.

DICA #9

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Além de economizar dinheiro, ter uma horta em casa é poder colher somente o que for comer e utilizar os ingredientes na hora, sem desperdício algum e mais fresquinho do que isso impossível. Mesmo em espaços pequenos é possível ter uma horta orgânica com manjericão, cebolinha, salsinha, hortelã e rúcula por exemplo. Para você se inspirar em fazer uma horta em casa, eu já fiz um post aqui.

DICA #10

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Procure consumir produtos regionais e evitar os importados. Além de estarem mais frescos, os alimentos produzidos próximo a você percorrem pequenas distancias até chegar ao destino. Reduzindo assim o impacto ambiental gerado na distribuição. Em especial, na redução da emissão de CO2 na atmosfera.

  1. Adriane Oliveira says

    Uma boa dica para economizar no gás e na água e deixar o feijão começar o processo de germinação (12 horas de molho e 12 horas no ar) assim ele cozinha super rápido e fica menos flatulento. O grão de bico aqui em casa eu como só germinado, bem mais gostoso, saudável e econômico.

    • Oi Adriane! É verdade, bem lembrado. De vez em quando também deixo de molho as leguminosas de um dia pro outro. Cozinha super rápido mesmo. Abraços!

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