Entradas e acompanhamentos, Pratos principais, Receitas
comentários 6

Tofu empanado

Todo mundo que já preparou tofu sabe muito bem que é difícil temperar ele. O danado custa a absorver o sabor dos temperos, as vezes é necessário utilizar um monte para “dar” algum sabor a ele. Já que tofu puro não tem lá muito gosto. Mas uma técnica que comecei a fazer recentemente, e que funciona, para temperá-lo bem e deixar saboroso, é marinar.

Essa técnica culinária consiste em colocar algum alimento, nesse caso o tofu, de molho no tempero por um determinado tempo, pode ser alguns minutos ou até horas, para absorver bem o sabor e o aroma dos temperos. Essa técnica funciona muito bem com o tofu, deixando ele mais saboroso.

Para a marinada utilizei óleo de gergelim tostado, mostarda, orégano, alho e sal. Mas você pode muito bem utilizar outros condimentos, ervas e azeite que preferir. Depois de misturar todos os ingredientes, despejei sobre o tofu cortado em cubinhos e deixei marinando na geladeira de um dia para outro. Mas pode deixar marinando por menos tempo em temperatura ambiente, por cerca de 30 minutos antes de empanar. Porém, eles ficam mais saborosos se deixados de um dia para o outro de molho na marinada.

Ingredientes da marinadaTofu

Depois de marinado o próximo passo é empanar os cubinhos. Utilizei farinha de trigo integral, mas pode ser utilizado a farinha de trigo branca, farinha de rosca ou farinha de painço (para tofu empanado sem glúten). A dica é não tirar o líquido da marinada que envolve o tofu enquanto empana eles, assim ficarão bem saborosos.

Empanando o tofu

Existem duas opções de preparo do tofu empanado: frito ou assado. Eu já fiz os dois e funcionam muito bem. A diferença é bem simples e óbvia, o tofu frito é mais gorduroso e fica pronto bem rapidinho. Já o tofu assado não é gorduroso e demora mais tempo para ficar pronto.

A versão que for fazer fica a seu critério, em COMO FAZER expliquei as duas formas de preparo. O sabor dele frito ou assado não muda muito, e os dois também ficam com a casquinha levemente crocante. O tofu empanado das fotos foi frito.

Tofu empanado

Tofu empanado em cubinhos

SABOROSO
CASQUINHA CROCANTE
RICO EM CÁLCIO E PROTEÍNAS
COM DUAS OPÇÕES DE PREPARO:
FRITO OU ASSADO

INGREDIENTES:

Para a marinada:
2 colheres de sopa de óleo de gergelim tostado ou azeite de oliva
2 colheres de sopa de mostarda
3 colheres de sopa de água
2 dentes de alho picados
2 colheres de chá de ervas secas a gosto (usei orégano)
1 colher de chá de sal

Para o tofu empanado:
250g de tofu firme
Farinha de trigo (integral ou branco) , farinha de rosca ou farinha de painço o suficiente para empanar
Óleo vegetal para fritar (caso for assar não precisa)

COMO FAZER:
1- Comece preparando a marinada. Coloque todos os ingredientes num recipiente e misture bem;
2- Tire o excesso de água do tofu com um pano limpo e seco (assim ele absorve melhor a marinada). Corte em cubinhos de mais ou menos 2 cm. Quanto menor for, mais em contato com a marinada irá ficar, e assim mais saboroso;
3- Coloque os cubinhos de tofu numa tigela. Despeja a marinada sobre eles e misture para envolver todos;
4- Cubra a tigela com um pano limpo ou filme de PVC e deixe marinar em temperatura ambiente por 30 minutos. Essa marinada pode ser preparada na véspera e conservada na geladeira, o sabor fica mais forte;
5- Coloque um pouco de farinha num prato e passe os cubinhos, um a um. Não retire o líquido da marinada que envolve eles;
6- Agora existem duas opções de preparo, fritar ou assar:
FRITAR: aqueça o óleo numa panela pequena. Coloque os cubinhos no óleo e deixe fritar por cerca de 1 a 2 minutos até dourarem levemente. Evite fritar todos de uma vez, e ao colocar no óleo evite mexer muito eles senão a farinha irá desgrudar do tofu. Depois de fritos, coloque-os sobre um papel toalha para tirar o excesso de gordura. Consuma logo em seguida.
ASSAR: unte uma fôrma com óleo. Espalhe os cubinhos sobre a fôrma sem encostar ou sobrepor um no outro para assarem por inteiro. Leve ao forno preaquecido a 200 °C por cerca de 15 minutos ou até dourarem levemente. Consuma logo em seguida.

BOM APETITE!

  1. André, meu bem, por favor, sabe me dizer se eu posso fazer ele direitinho e tudo mais, fritar e o que sobrar por na geladeira para o almoço no outro dia?

    • André says

      Oi Brenda! Sim, você pode guardar o que sobrar pro dia seguinte. A casquinha por fora não vai estar crocante no outro dia, mas vai estar gostoso do mesmo jeito. Abraços!

  2. Nahyara Marinho says

    Parabéns, André! Ontem experimentei a receita e ficou uma delícia! E olha que só deixei meia hora marinando… Imagino depois de deixar 24h! ^^

    • Oi Nahyara! Obrigado 😉 Que bom que você gostou dessa receita. Deixar marinando apenas 30 minutos já fica muito bom, imagina de um dia pro outro então. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *