Entradas e acompanhamentos, Receitas, Sem glúten
comentários 10

Batata rústica

O dia de ontem foi frio e nublado por essas bandas do Brasil, e hoje também, que novidade! (ironia) Mas o almoço de ontem em família foi tão gostoso que o frio congelante foi naturalmente ignorado e passou despercebido. No dia anterior eu havia feito pela primeira vez batatas rústicas assadas com alecrim, meus pais gostaram tanto que pediram para eu repetir no almoço de domingo. E estas simples batatas, que já tinham conquistado o paladar meu e dos meus pais, também conquistaram o paladar da minha família inteira.

Quando falo em batatas rústicas, é porque são rústicas mesmo! Elas não são descascadas e são cortadas em pedaços grandes, grosseiramente. E vamos e convenhamos, assim fica bem mais rápido e fácil de fazer. Eu que odeio descascar alimentos, fiquei muito feliz em descobrir essa receita. Assim, as batatas são aproveitadas por inteiro, sem desperdício algum. E os nutrientes como todo mundo já sabe, ficam a maior parte na casca.

Os ingredientes utilizados para fazer essa maravilha foram batatas, alecrim, azeite de oliva e sal grosso. São alimentos bem simples, mas o sabor dessa combinação é surpreendente. Garanto que a maioria dos ingredientes você já deve ter em casa, se não duvidar todos.

Eu nunca tinha feito uma batata assada tão cheirosa e saborosa quanto essa. O alecrim perfumou o almoço de ontem. E falando em saborosa, uma dica que dou é utilizar o sal grosso. Se você não tiver em casa pode utilizar o comum mesmo. Mas sugiro usar o sal grosso porque ele da um toque especial no sabor final, fica bem melhor.

Ingredientes

O preparo é um pouco longo, mas vale a pena esperar. Primeiro é necessário pré cozinhar as batatas por 6 minutos, assim elas ficam macias. Depois é preciso escorrer as batatas e deixar evaporar bem a água delas, esse é o segredo para ficarem crocantes por fora e macias por dentro. Por último é temperado com sal grosso e alecrim. Reguei um pouco de azeite de oliva e assei por 30 minutos.

Batata pré-cozida

Batatas antes de irem pro forno

Essa receita serve bem duas pessoas, mas se você quiser fazer mais sugiro seguir essa proporção de tempero: a cada três batatas utilizar 1/2 colher de sopa de alecrim seco ou 1 colher de alecrim fresco. A quantidade de sal grosso e azeite de oliva fica a seu gosto.

Essas batatas são ótimas como acompanhamento no almoço, e muito mais saudáveis e saborosas do que a batata frita. Para você ter uma ideia, ficaram tão gostosas, que terminaram num instante no almoço de ontem em família. Eu não imaginava que seriam tão apreciadas.

Batata rústica

Batata com alecrim

CHEIROSA
SABOROSA
SUCULENTA
CROCANTE POR FORA
MACIA POR DENTRO

INGREDIENTES:
3 batatas
1/2 c de sopa de alecrim seco ou 1 c de sopa de alecrim fresco
Azeite de oliva o suficiente para envolver as batatas (não precisa ser o extravirgem)
Sal grosso ou sal comum a gosto

COMO FAZER:
1- Lave bem as cascas das batatas com uma esponja, elas não serão retiradas;
2- Corte as batatas em gomos no sentido do comprimento. Corte em metades até formar gomos com a espessura que preferir. No meu caso cortei cada batata em 8 gomos;
3- Transfira para uma panela, cubra com água e acrescente sal (comum ou grosso). Cozinhe por 6 minutos contados a partir do momento que levantar fervura;
4- Retire do fogo, passe as batatas por uma peneira e deixe por alguns minutos para escorrer e evaporar bem a água. Quanto menos água tiverem, mais crocantes por fora ficaram quando assadas;
5- Transfira para uma assadeira e adicione o alecrim e o sal (comum ou grosso). Regue com o azeite de oliva e misture cuidadosamente as batatas para envolvê-las com azeite. Espalhe os gomos pela assadeira, sem encostar ou sobrepor um no outro para não grudarem e assarem por inteiro;
6- Leve para assar no forno preaquecido a 200 °C por cerca de 30 a 40 minutos;
7- Retire do forno, solte as batatas da assadeira e consuma logo em seguida.

BOM APETITE!

  1. Adriana Ferreira dos santos Lima says

    Maravilha!!!
    Parabéns vc é demais…
    Amei as batatas

    • André says

      Oi Adriana! Obrigado, fico feliz em saber que tenha gostado das batatas 😀 Abraços!

  2. Laura Rifo says

    oi André, obrigada por mais esta receita. Fiz, adicionando uma camada de cebola cortada em rodelas bem fininhas embaixo das batatas. Ficou uma variante bem legal.

    • André says

      Oi Laura! Nossa, deve ter ficado incrível com cebola embaixo das batatas, muito obrigado por ter compartilhado essa ideia. Abraços!

  3. Fla Bampi says

    André, seu blog está lindooooo!! As fotos estão demais!! É uma super inspiração para mim, estou me tornando vegetariana e quero fazer todas as receitas!!! Obrigada!!

    • Oi Fla! Muito obrigado pelo elogio 😉 Fico feliz em saber que meu blog é uma inspiração pra você. Estou aqui torcendo por você, espero que consiga se tornar vegetariana. De nada e abraços!

  4. Kamilla Santos says

    Oi, André! Parabéns pelo blog, além de ter receitas maravilhosas, está muito bonito e literalmente apetitoso como os pratos que compartilha com a gente. 🙂
    Então, fiz a batata e ficou maravilhosa. Só achei que ficou um pouco “amarga”, e tô achando que foi por eu ter usado apenas o alecrim desidratado. Muito obrigada pela sua dedicação e por mais esta receita incrível.

    • Oi Kamilla! Muito obrigado pelos elogios 😉 Fico feliz em saber que esteja gostando do blog! Que bom que gostou dessa receita de batata rústica. Eu também utilizei alecrim desidratado, mas não ficou um pouco “amarga”. Que estranho ter acontecido isso com o seu, não sei o que pode ter acontecido. Obrigado novamente pelos elogios e abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *