Lanches, Pratos principais, Receitas
comentários 32

Falafel (bolinho de grão de bico)

Não sei da onde eu tirei a ideia de que para fazer o falafel é necessário primeiro cozinhar o grão de bico, para depois triturar no processador, moldar os bolinhos e finalmente fritar eles. Era uma verdadeira maratona na cozinha até eles finalmente ficarem prontos, já que grão de bico demora um tempão para cozinhar mesmo deixando de molho antes. Sempre fiz de maneira errada e nem imaginava isso.

Descobri a alguns dias atrás num blog, que agora não me lembro qual, e fiquei de boca aberta ao saber que o grão de bico não é cozido para fazer o falafel. Tradicionalmente é feito com o grão de bico cru triturado, claro que é deixado de molho 10 horas antes. Pronto, depois dessa informação não precisei mais passar por toda aquela maratona na cozinha para ficarem prontos. Muito mais rápido assim.

Para quem não conhece, o falafel consiste em bolinhos de grão de bico fritos, normalmente temperados com alho, cebola, salsa, coentro e cominho. É um salgado originário do Oriente Médio, onde o grão de bico é muito consumido. É uma comida de rua muito apreciada por lá, e bem que podia ser uma comida de rua por aqui também. Geralmente é consumido com pão pita, também conhecido como pão sírio, humus (pasta de grão de bico), tahine (pasta de gergelim) e salada. Uma verdadeira festa para minhas papilas gustativas!

Se você anda acompanhando as minhas últimas postagens aqui no blog, deve ter lido a alguns dias atrás que comprei pela primeira vez a farinha de grão de bico na loja de produtos naturais, e fiz uma massa de quiche deliciosa com ela aqui. Pois bem, tive a ideia de trocar o grão de bico da tradicional receita do falafel pela farinha de grão de bico.

Resultado? Ficou tão bom quanto. E o melhor de tudo é que não tem essa história de se planejar antes de fazer e colocar o grão de bico de molho 10 horas antes. É muito mais prático e não precisa utilizar liquidificador ou processador para triturar ele, menos sujeira na cozinha. Mas se você não tiver a farinha de grão de bico pode usar o grão de bico cru mesmo.

Ingredientes falafel

Moldando os bolinhos

Para fazer esses bolinhos é bem fácil e não tem como errar. Basta misturar todos os ingredientes, moldar o bolinhos e fritar. Simples assim. Os temperos que usei foram salsinha, cebola, alho e pimenta do reino em pó. Uma combinação incrível, mas fique a vontade para utilizar os temperos que quiser.

Servi eles juntamente com um molho de tahine que fiz, mas você pode consumir do jeito que preferir. A receita do molho está logo abaixo. Ah, e acompanhado de hummus (pasta de grão de bico) também fica uma delícia, receita aqui.

Molho tahine:
  • 1/4 xíc. de folhas de hortelã
  • 3 colheres sopa de azeite de oliva
  • 1/2 limão
  • Sal a gosto
  • 3/4 xíc. de tahine (pasta de gergelim)
Como fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e acrescente um pouco de água até chegar a consistência de molho desejada.

Falafel pronto

Falafel com molho tahine

SABOROSO
CROCANTE POR FORA
MACIO POR DENTRO
RICO EM PROTEÍNAS

INGREDIENTES:
2 xíc. de farinha de grão de bico (ou 1 xíc. de grão de bico cru – ver NOTA)
1/3 xíc. de farinha de trigo branca (serve para dar liga a massa)
1/3 xíc. de água
1/2 xíc. de cebola picada
1 dente de alho picado
Salsinha ou coentro a gosto (usei 1/4 xíc. picado)
Pimento do reino ou cominho em pó a gosto
Sal a gosto
Óleo vegetal para fritar

COMO FAZER:
1- Em um recipiente coloque todos os ingredientes, menos o óleo vegetal. Misture bem até ficar homogêneo;
2- Molde os bolinhos. Usei uma colher de sopa para medir a quantidade de cada um e rendeu 8 bolinhos;
3- Depois, frite em óleo quente. Ao terminar de fritar coloque-os sobre um papel toalha para sair o excesso de gordura. Consuma logo em seguida.

NOTA: Caso for fazer com o grão de bico cru, coloque ele de molho na água por no mínimo 10 horas antes de preparar o falafel. Depois, escorra a água e coloque no processador com os demais ingredientes, menos o óleo vegetal. Triture tudo até fica homogêneo. Faça os bolinhos e frite em óleo quente.

BOM APETITE!

  1. claudia says

    Oi André tudo bem? Sou do rio de Janeiro e hoje voltando pra casa do trabalho, um árabe que vende quibe e esfirra aqui perto de minha casa me deu um falafel para provar. Nossa uma delícia,o falafel estava envolvido em gengilin levemente tostado. Vou fazer com certeza.
    Estou deixando a carne e procuro alimentos ricos em proteina.

  2. Aline says

    Oi! Estou descobrindo o blog agora e começando a testar as receitas. Vc diz pra consumir o bolinho assim que frito, mas fica ruim se fritar e ficar pro dia seguinte?

    • André says

      Oi Aline! Espero que goste das receitas 😉 Eu indico consumir logo depois de frito porque está mais crocante e úmido. No dia seguinte vai ficar meio seco e mole, mas o sabor não muda. Abraços!

  3. Luna says

    Olá, fiz com farinha de arroz ao invés de trigo e ficou ótimo também. Vira uma versão sem glúten.

    • André says

      Oi Luna! Que bom que deu certo também com farinha de arroz. Obrigado pela dica 😉 Abraços!

  4. Solange Meirelles says

    Olá Andre, tudo bem!” Estou adorando seu canal, muito bom”. Parabéns, bem explicado .
    Gostaria de saber se vc já testou preparar o Falafel com a farinha de trigo integral ao invés da Branca. Será que dá liga? Agradeço desde já .
    ATT : SOL

    • André says

      Oi Solange! Fico feliz em saber que esteja gostando do blog 😀 Seguindo essa forma de fazer falafel, com a farinha de grão de bico, eu nunca usei a farinha de trigo integral. Mas eu já fiz falafel com o grão de bico e usei a farinha de trigo integral e deu uma boa liga, então acredito que funcione também. De nada e abraços!

    • André says

      Tava gostoso mesmo Sibeli, espero que você goste 😉 Abraços!

  5. Edinalva P. Coelho says

    Parabéns Andre gostei das suas dicas e receitas.obrigado

    • André says

      Oi Edinalva! Que bom que você gostou da receita e das dicas, fico feliz em saber 😀 De nada e abraços!

  6. Maria says

    Oi andre adorei… comprei uma caixa de massa.para falafel em uma loja arabe e parece seelegal.. é só acrescentar agua e fritar ou assar. E eu nao cozinho o grao nao. Uso grao de bico ja cozido

    • André says

      Oi Maria! Não sabia que existia massa pra falafel pronta pra comprar, que legal. Vou procurar em lojas árabes. Obrigado pela informação 😉 Abraços!

  7. Aline says

    Vou fazer! tô louca pra testar a receita, ontem por acaso encontrei farinha de grão de bico pra vender!! veremos!!

  8. Felipe Maciel says

    oi, andré. fiz a receita como escrito, mas a massa ficou bastante seca por dentro – quando fiz com grao de bico cozido, deu certinho. errei em algo?

    • Oi Felipe! É normal ficar um pouco seco por dentro porque a farinha de grão de bico absorve pouca gordura, e a massa também é mais densa pra poder absorver. Por isso fica mais seco por dentro. Mas se ele ficou muito seco, talvez seja porque você deixou fritando por pouco tempo em óleo muito quente. Espero ter ajudado. Abraços!

  9. André, fiz com grão de bico cozido (nao conhecia seu blog ainda). Bolinhas estão prontas, mas não consigo fritar. A parte que frita desprega da bolinha. Alguma sugestãopra aproveitar as bolinhas feitas?

    • Oi Leonardo! Desculpa a demora pra responder. Tenta fritar com pouco óleo, não por imersão. Coloca só um fio de azeite na frigideira, achata as bolinhas e frita dos dois lados até ficarem dourados, como se fosse fazer panqueca. Abraços!

  10. Guilherme says

    Oi André, adorei.o blog!
    No lugar da farinha branca, posso usar a farinha integral ou farinha de arroz?
    Obrigado

    • Oi Guilherme! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog. Sim, você pode substituir pela farinha de trigo integral sem problema. Só não da pra substituir pela farinha de arroz porque ela não vai dar liga pra massa. Espero ter ajudado. Abraços!

    • Taís W. says

      Eu fiz só com a farinha de grão de bico (só que ralei parte da cebola e coloquei menos água) e deu para modelar legal.

  11. Mayara Ribeiro says

    Oi, André. Tenho uma pergunta de principiante. Uma xícara equivale a um copo de quantos ml? Obrigada.

  12. Felipe says

    Oi, André. Não encontrei a farinha de grão de bico para comprar, então segui com o plano B de bater o grão de bico no liquidificador sem cozinhar. A dica foi excelente e, acredito, fez toda a diferença, porque nunca acertei tão na mosca com um falafel. Acrescentei à massa um pouco de farinha de rosca; lembrou-me um pouco a textura de um quibe, ficou incrível, recomendo. Abraços e obrigado pela receita!

    • Oi Felipe! Que pena que você não encontrou a farinha. Mas fico feliz em saber que tenha conseguido acertar e fazer o falafel com o grão de bico. Deve ter ficado incrível mesmo com a farinha de rosca. Abraços e de nada! 😉

  13. Malu Cerise says

    André querido, achas que rola assar?
    Beijocas e parabéns pelo site lindo de viver 🙂

    • Oi Malu! Acredito que da pra assar sem problema. Só que dai indico você a colocar umas 2 colheres de sopa de óleo vegetal na massa para não ficar muito seco. Obrigado! Abraços! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *