Entradas e acompanhamentos, Receitas
comentários 4

Vagem grelhada com curry

Missão cumprida! Consegui transformar a vagem, que até então eu não consumia por achar sem graça e sem sabor, em uma maravilha saborosa e irresistível. E o melhor de tudo é que o modo de preparo é muito prático. Ótimo para aqueles almoços que você tem pouco tempo pra preparar a comida, mas sem abrir mão de um legume saboroso e rico em vitaminas para equilibrar a refeição. Com apenas 5 ingredientes e em menos de 15 minutos já está pronto.

Vagem

Mas como deixei ela gostosa? Simples, grelhei com um pouco de limão, óleo vegetal, curry e sal. E foi assim que ficou saborosa e irresistível. Na minha família a vagem, também chamada de feijão-verde ou feijão de vagem, sempre é servida cozida e temperada com vinagre de álcool. Como odeio vinagre de álcool, eu a detestava e nunca comia. Mas como minha mãe trouxe algumas vagens fresquinhas e orgânicas da horta da minha vó, decidi dar uma chance pra ela e preparei de um forma diferente.

Ingredientes

Uma dica na hora de comprar as vagens, escolha as que estejam mais rijas, verdes e longas. Elas duram até uma semana na geladeira se mantida num saco plástico fechado. Esse legume rico em fibras e vitaminas B1 e B2, é fácil de ser encontrado em supermercados, hortifrútis e feiras. Isso sem contar que é muito barato.

Vagem grelhada

PRÁTICO
SUCULENTO
RICO EM FIBRAS
E VITAMINAS B1 E B2

INGREDIENTES:
Vagens a gosto (usei mais ou menos 400g)
1 colher de sopa de curry
1 colher de chá de suco de limão
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de chá de sal

COMO FAZER:
1- Retire as pontas das vagens e lave-as em água corrente. Envolva-as com um pano e seque para tirar o excesso de água;
2- Em um potinho misture os demais ingredientes, curry, suco de limão, óleo vegetal e sal. Experimente um pouco e ajuste os temperos de acordo com o seu gosto;
3- Com ajuda de um pincel culinário ou de uma colher de sopa, espalhe a mistura sobre as vagens. Deixe um pouco para poder colocar sobre a grelha;
4- Aqueça a grelha ou uma frigideira e espalhe o restante do tempero sobre. Coloque as vagens e deixe grelhando até começar a surgir pontinhos pretos, vire-as e grelhe do outro lado. Quando estiverem mais murchas e macias está pronto. Se necessário, vire-as mais vezes.

NOTA: A quantidade de temperos (curry, limão e sal) vai variar de acordo com a quantidade de vagens que você utilizar. Essas medidas são para mais ou menos 400 gramas de vagens. Sugiro você seguir essas medidas da receita e depois ajustar a quantidade de temperos de acordo com seu gosto.

BOM APETITE!

  1. Amanda says

    Oi André! Adorei seu blog, fiz essa receita e amei! Muito bom encontrar soluções criativas agora que me tornei vegetariana, vou sempre dar uma conferida aqui 😉

    • André says

      Oi Amanda! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 É muito bom né vagem grelhada com curry, eu amo. Espero poder te ajudar com minhas receitas 😉 Abraços!

  2. Pedro says

    Vou tentar mas antes gostaria de saber a marca da panela que aparece na ultima foto,obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *