Uncategorized
comentários 99

10 alimentos que você pode replantar

Sempre quis ter um pezinho de alecrim em casa, porém nunca encontrava pra comprar. Assim, toda vez que queria temperar algum prato com ele, tinha que recorrer ao supermercado e comprar em bandejas ou os desidratados em pacotinhos. Mal eu sabia que poderia replantar em casa utilizando alguns dos galinhos que veem na bandeja.

É isso mesmo que você leu. O alecrim fresco comprado no supermercado pode muito bem ser replantado em casa, assim como muitos outros temperos, hortaliças, ervas e verduras. Já pensou em comprar uma vez e replantar sempre. Garantindo que você tenha sempre esses itens na mão quando mais precisa, e de quebra ainda reduz os gastos no supermercado.

Reuni em uma lista 10 alimentos que podem ser replantados mesmo em espaços pequenos. Assim, é possível evitar de jogar fora partes de alimentos que podem muito bem serem utilizados para gerar novos.

ALECRIM

Separe algumas hastes do alecrim e corte-as com uns 10 a 15 cm. Retire as folhas da parte de baixo, deixando apenas algumas na parte superior. Coloque num copo de vidro com água até a metade e deixe em um lugar ensolarado, trocando a água de dois em dois dias. Quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm  é hora de replantar num vaso, deixe num lugar onde tem bastante sol.

Alecrim 1Alecrim 2.Alecrim 3.Fonte : Juniper Moon Farm

MANJERICÃO

O processo de replantar é igual do alecrim. Depois de cortar os galhos e retirar as folhas de baixo, coloque o manjericão em um recipiente com água no peitoril da janela onde ele poderá receber bastante luz solar. Espere algumas semanas e as raízes irão se formarem. Uma vez que as raízes aparecerem transfira para um vaso com solo fértil e com drenagem da água.

Manjericão 1Majericão 2Fonte: The Café Sucré Farine

CEBOLINHA

Corte a parte branca da cebolinha pegando um pedacinho da parte verde também. Coloque dentro de um copo com água, cobrindo cerca de 2,5 cm a parte branca. Deixe num local ensolarado e dentro de alguns dias as raízes ficarão maiores. Troque a água todos os dias. Depois transfira para um vaso com solo fértil e com drenagem da água.

Cebolinha1Cebolinha 2Fonte: 17 Apart

HORTELÃ

Funciona da mesma forma que o manjericão e o alecrim. Corte alguns talos saudáveis e retire as folhas da parte de baixo. Coloque num recipiente com água em um ambiente ensolarado. Troque a água todos os dias. Depois que as raízes aparecerem transfira para um vaso com terra e drenagem da água. Para manter a hortelã saudável nunca deixe a terra seca, caso contrário ela irá morrer.

Hortelã 1Hortelã 2Hortelã 3Hortelã 4Fonte: 17 Apart

AIPO/SALSÃO

Em vez de jogar fora a base do aipo, lave-o e coloque em um pequeno prato ou tigela com água perto de uma janela ensolarada – lado base para baixo e caules voltado para cima. Umedeça a parte de cima do aipo para não ressecar. Depois de mais ou menos uma semana, folhinhas amarelas irão brotar no centro e logo depois ficarão verdes. Transfira a base do aipo para um vaso e cubra com terra, com exceção das pontas das folhas. 

Aipo 1Aipo 2Aipo 4Fonte: 17 Apart

CAPIM LIMÃO/ERVA CIDREIRA

Funciona da mesma forma que o manjericão, alecrim e hortelã. Corte alguns talos, deixe na água até criar as raízes (demora em média de 2 semanas) e transfira para um local com solo fértil. O capim limão, também chamado de erva cidreira, suporta bem o sol e deve ser regado frequentemente.

Capim Limão 1Capim Limão 2Capim Limão 3Fonte: Garden Betty

ALHO-PORÓ

Brota em poucos dias na água. Corte o talo com a parte da raiz, mais ou menos 5 cm, e coloque num recipiente não muito fundo com água, cuidado para que a água não evapore e seque. Deixe em um local com luz natural. Troque a água a cada dois dias. Mais ou menos uma semana depois, quando as raízes estiverem maiores, replante num vaso com terra preparada.

Alho-poró 1Alho-poró 2Fonte: Veganana

RÚCULA

Cresce rápido e não requer muita mão de obra para replantar e cultivar. Nos supermercados a rúcula é vendida com as raízes. Basta tirar as folhas e plantar as raízes num vaso com alguns centímetros de talo para fora da terra. Simples assim. Aqui em casa eu e minha mãe fizemos desse jeito e deu muito certo. Demora em média de 3 a 4 semanas para poder ser colhida.

Rúcula 1Rúcula 2

ALFACE ROMANA

Em vez de jogar fora a cabeça da alface, coloque-a num recipiente com água. Enxague a coroa e troque a água todos os dias . Coloque em um local com bastante luz natural, como no peitoril da janela. Ela não irá ficar tão grande como antes, mas já da pro gasto.

Alface 1Alface 2Fonte: Minding My P’s With Q

CEBOLA

Corte a parte debaixo da cebola mantendo as raízes intactas. Por fim, coloque-as num vaso com terra úmida. Mais simples do que isso impossível.

Cebola 1Cebola 2Cebola 3Cebola 4

Fonte: Instructables

  1. Danielle says

    Olá, André
    moro em um lugar ensolarado (Fortaleza) mas passo a maior parte do dia fora de casa e so tenho poucos minutos pela manha para por as ervas ao sol. O pouco espaço só me permite ter uma pequenina hosta de pallet e gostaria de saber …
    —> quais ervas se adaptam a pouco sol.
    bj

    • André says

      Oi Danielle! Infelizmente não sei te dizer quais ervas se adaptam bem com pouco sol. Você já chegou a procurar no Google? Quem sabe você ache algum post falando sobre. Abraços!

  2. Azgade says

    Olá André.
    Adorei as dicas.
    Estou começando uma pequena horta em casa, e já plantei cebolinha e pimentão com ótimos resultados. Irei plantar mais coisas ainda, mas gosto muito da salsinha e não sei como fazer criar raízes através do talo. Fiz dá mesma forma que a hortelã, coloquei uns talos com água e estou aguardando, mas as folhinhas já estão amareladas e nada dá raiz.
    Será que somente dá certo com as sementes?

    • André says

      Oi Azgade! Que bom que você gostou da dicas 😀 Que maravilha que a cebolinha e o pimentão estão dando bons resultados. Eu nunca tentei com salsinha, mas uma leitora comentou que com a salsinha você corta com uns dois dedinhos acima da raíz, e coloca no vasinho com terra e adubo que entre uns 7 a 8 dias já cresce. Espero que dê certo 😉 Abraços!

  3. Cris says

    Que dicas ótimas! Comprei mudas de rúcula e coentro com raiz, mas não cortei as folhas na hora de plantar e elas murcharam… Achei q tinha plantado errado, mas então é só tirar as folhas e deixar um pouco de talo né! Obrigada!!

    • André says

      Oi Cris! Que bom que gostou das dicas. Sim, se plantar com as folhas elas murcham. O ideal é usar só o talo para nascer novas folhas. De nada e abraços!

    • Rosilan Cavalcante Tavares says

      Oi André! Estou morando em Buenos Aires, Argentina, me fascina plantar hortaliças, encontrei por aqui coentro, mas sem raiz, será que posso usar o mesmo processo do hortelã, colocando na água para enraizar e depois plantar em um vaso? Obrigada!

    • André says

      Oi Norma! Que bom que você gostou 😀 Com coentro sei que funciona, agora com almeirão não sei te dizer. De nada e abraços!

  4. lídhia says

    oi André, gostaria de saber se a idéia da alface funciona com outro tipo ou so com alface romana?agradeço desde ja.

    • André says

      Oi Lídhia! Funciona com outros tipos de alface, o processo é o mesmo. De nada e abraços!

  5. Maria says

    Ei André!!!
    Suas dicas são excelentes…!
    Muito obrigada querido.
    Hoje na preparação da salada do almoço ao lavar as rúculas vi que tinham raízes é claro, fui lá na minha hortinha e transferi raizes… foi ai que tive duvida se elas iriam pegar!!!
    Abraços!

    • André says

      Oi Maria! Que bom que gostou das dicas 😀 Espero que as raízes rendam bastante rúcula. Abraços!

  6. Adorei o post, André! Estava pensando em comprar essas mudas hj mm… As dicas da rúcula, do alho poró e do aipo, para mim, foram ‘top’!

    • André says

      Oi Marília! Que bom que você gostou do post 😀 Espero que te ajude. Abraços!

  7. Sempre pensei em replantar o alho poró, mas achava que não daria certo, pois não tinha conhecimento de ninguém replantando, ou seja, sempre comprei no mercado e depois descartava a parte da raiz…. agora não não replantar só o alho poró, mas a rúcula tbm…

    • André says

      Espero que dê certo e que você consiga colher várias vezes. Abraços!

  8. Jamile says

    Obrigado pelas dicas , são muito valiosas para iniciantes como eu (vou começar agora mesmo)
    Deus te abençoe

    • André says

      Oi Jamile! De nada, espero que as dicas te ajude 😉 Abraços!

  9. Jamily says

    Amei as dicas e ja comecei a plantar, o melhor q moro em uma região q tem muito sol então terei a minha horta sempre grande e variada. Obrigada

    • André says

      Oi Jamily! Que bom que você gostou das dicas. Nossa que maravilha, bem que eu queria ter uma horta assim, grande e variada. De nada e abraços!

        • André says

          Oi Michele! A salsinha não sei te dizer, mas acho que dá pra replantar que nem a cebolinha. Se tentar, me avisa se deu certo 😉 Abraços!

        • Bruna Serrão says

          Oi Michele a salsinha você corta com uns dois dedinhos acima da raíz, e coloca no vasinho com terra e adubo que entre uns 7 a 8 dias, já cresce um bebezinho!!

  10. Allessan Silva says

    Que bacana!!!! Vou aumentar minha hortinha! Obrigada pelas dicas. Amei!!!!!

    • André says

      Oi Allessan! Que bom que você gostou das dicas. De nada e abraços!

  11. Beatriz says

    Olá André amei suas dicas me mudei de casa e fiz um mini jardim de temperos está super lindinho…😍😍😍😍

    • André says

      Oi Beatriz! Fico feliz que gostou das dicas, coisa boa ter um mini jardim né. Abraços!

  12. Oi André!
    Muito interessante as suas dicas. Gostei D+.
    Sobre a rúcula, quando estiver com as folhas, corto as folhas e elas voltam
    ou tenho que fazer todo o processo novamente? O aipo e cebolinha, também?
    Obrigada, em compartilhar, seus conhecimento.
    Um abraço.

    • André says

      Oi Sonia! Que bom que você gostou das dicas. Quando a rúcula crescer você pode cortar só as folhas, elas irão nascer de novo, não precisa plantar novamente. A mesma coisa pra cebolinha, já o aipo não sei te dizer ao certo. De nada querida. Abraços!

  13. Luzia says

    A-DO-REIIII!!!!!! Vou logo colocar em prática, já comecei com a rúcula!!!😉😉😉

    • André says

      Que bom que você gostou Luzia! Espero que dê certo com a rúcula 😉 Abraços!

    • André says

      Oi Michelle! Que bom que você gostou das dicas 😉 De nada e abraços!

  14. Livia Diniz says

    uau, que legais as dicas!
    Vou tentar a do salsão, e ficarei muito, mega, hiper FELIZ se der certo porque estou pagando caro na feira!
    Obrigada…voltarei para dizer se deu certo!

    • André says

      Oi Livia! Que bom que você gostou das dicas. Espero que dê certo, me avisa depois 😉 Abraços!

  15. Marilene Pereira says

    Olá,André!Amei suas dicas,já tenho algumas plantinhas como alecrim,manjericão,cebolinha,hortelã e hortelã-pimenta.Quero experimentar plantar rúcula e alface romana.Muito obrigada por compartilhar com a gente.

    • André says

      Oi Marilene! Fico feliz em saber que tenha gostado das dicas 😀 Espero que consiga plantar a rúcula e alface. Abraços!

  16. Edineia says

    Adoro alecrim,mas compro replantio e passa um tempo ele morre, não seu o que acontece.

    • André says

      Oi Edineia! Que pena que ele morre rápido. Não sei o que pode ser, talvez seja o solo ou a incidência de luz.

  17. Josiane Plácido says

    Gostei muito de suas ideias, tenho muita vontade de fazer uma horta e sempre adiei,mas agora vou seguir suas dicas e por em prática.

    • André says

      Oi Josiane! Fico feliz em saber que tenha gostado das ideias. Espero que consiga por em prática as dicas 😉 Abraços!

  18. Tereza Marambaia says

    Grata pelas dicas, adoro ervas, algumas das dicas mencionadas já coloquei em prática e realmente funciona…amei a do alecrim

    • André says

      Oi Tereza! Que bom que você colocou algumas dicas em prática, e melhor ainda, que funcionaram hahaha. Abraços!

  19. Virginia says

    Oi André,
    Já tentei várias vezes cultivar temperos em vasos mas sempre morrem. Não sei o q dá errado. 😑

    • André says

      Sério Virginia? Que pena. É difícil dizer porque eles morrem. Talvez seja o solo pobre em nutrientes, falta de água ou de sol.

  20. Gloria Lopes says

    Oi André, amei suas dicas!
    Gostaria de uma informação: todos esses temperos podem ser plantados em jarros com que tamanho? Dá para fazer em apto?
    Grata.

    • André says

      Oi Gloria! Que bom que você gostou das dicas. Sim, os temperos podem ser plantados em vasos com cerca de 20 cm. Dá sim para fazer em apartamento, não precisa de muito espaço. Abraços!

  21. SANDRA MARIA CAMARGO says

    Bom dia! Como devo proceder no plantio de tomilho?

    • André says

      Oi Sandra! Pra falar a verdade não sei te dizer se dá para replantar o tomilho, não tenho essa informação. Mas pode ser que seja que nem o alecrim, é testar pra ver. Abraços!

  22. ELISA GUIMARAES says

    boa noite André, adorei encontrar todas estas dicas, principalmente alecrim,
    obrigada forte abraço elisa

    • André says

      Oi Elisa! Que bom que você gostou das dicas. De nada 😉 Abraços!

  23. Raylaine says

    Parabéns pelo blog! Sempre recorro a esse tipo de blog pra pôr em prática meus projetos. Afinal, nada melhor do que pegar dicas com quem já tentou, né? Muito obrigada =D

    • André says

      Oi Raylaine! Espero que eu tenha te ajudado a pôr em prática seus projetos 😉 De nada. Abraços!

  24. Cristina says

    Vou tentar plantar também!!! Adorei as dicas, gostaria de receber informativos! obrigada

    • André says

      Oi Cristina! Que bom que você gostou da dicas 😉 Na barra lateral do site (se você estiver no computador), tem escrito “NÃO QUER PERDER NENHUM POST!?”. Você pode colocar seu e-mail no box e confirmar a assinatura do blog pelo seu e-mail. Assim você recebe informativos toda vez que eu publicar um post novo. Abraços!

  25. nara says

    Olá André, gostei muito das suas dicas, sempre tentei fazer minha horta em casa mais não dava certo, acho que com essas dicas mais simples agora vai; só tenho uma duvida: gostaria de plantar no meu quintal e não em vasos, poderia me dizer por gentileza como eu faço para preparar a terra? Tento e nunca dar certo, a diferença era que eu tentava com sementes, acho que com a planta vai ser mais facil. poderia me ajudar? obrigada.

  26. Amei, procurava por essas informações.
    Quero seguir suas orientações, para fazer também o meu Jardim orgânico (kk)

    • André says

      Oi Carmen! Que bom que você gostou. Espero que dê certo seu jardim 😉 Abraços!

  27. Marne says

    Era o que eu precisava, tenho espaço em casa. O que deu certo também foi o pimentão, estou encantada pois está com frutos, e os cuidados são c as pragas, achei receitas de pesticidas orgânicos que nos ajudam no processo. Adorei suas dicas, parabéns. Já deixei meu email para receber novos postos.

    • André says

      Oi Marne! Que maravilha ter espaço em casa, era o que eu mais queria hehe. Bom saber que com pimentão também dá certo 😉 Que bom que você gostou das dicas. Abraços!

    • André says

      Oi Raquel! Sim, é possível replantar o coentro do mesmo jeito que o alecrim. Abraços!

  28. Fla Bampi says

    Parabéns!!! Esse post é demais, muito útil!!! Super adoro seu blog, as fotos sempre lindas!!!!

  29. Kátia Jendiroba says

    Amei o Post, super útil, muito lindo seu BLOG! Fique fã!!!! 😉 Parabéns!

  30. Douglas says

    Olá, replantei ontem uma rúcula que comprei no mercado, diretamente no vaso, e hoje pela manhã as folhas estavam murchas…deixo assim que vai vingar? Minhas plantas sempre morrem pois não sei a frequencia que devo molhar a terra.

    • Oi Douglas! É comum ficar murcha a planta nos primeiros dias, com o tempo ela vai ficando bonita. O ideal é você molhar todo dia no final da tarde ou de manhã bem cedinho. Poda ela pra crescer novas folhas bonitas. Abraços!

      • Douglas says

        Obrigado pelo rápido retorno André. Estou com outra dúvida. Tenho um pé de salsão que estava bem bonito com varias folhas e de repente, deixei ele por umas 2 horas no sol e no outro dia, estava com as folhas e os caules murchos pros lados e as folhas irrugadas. Não sei o que fazer, pois eu rego 1 vez ao dia, à noite, sempre. Me ajuda nessa?

        • Oi Douglas! Ás vezes acontece aqui em casa também de ficar murcho o pé de manjericão, de menta e hortelã com a luz do sol. Mas depois volta ao normal, é o calor que faz murchar. Voltou ao normal depois?

          • Douglas says

            Olá André. Na verdade eu ainda não ví, vou conseguir somene a noite. Dai eu te retorno com um feedback. Valeu abraço.

          • Douglas says

            Olá André, algumas folhas voltaram ao normal e outras ficaram murchas e pretas, dai eu as arranquei. A principio me parece que vai continuar viva.
            obrigado mais uma vez. Abraço

  31. Marlei says

    Olá! Eu replantei o coentro, não sei se fiz certo, vamos aguardar pra ver. Comprei no mercado, cortei as folhas e plantei direto na terra, tipo a rúcula.😄

  32. Nica TEleven says

    Adorei as dicas. Não vejo a hora de começar a minha hortinha. Só fiquei com uma dúvida: como você faz a preparação do vaso de terra? Coloca a terra direto ou alguma coisa antes? Obrigada.

    • Oi Nica! Eu só misturo a terra com esterco, depois coloco direto no vaso. Alguns colocam pedras no fundo do vaso, mas acho que não precisa. De nada. Abraços!

  33. Anderson Santos Silva says

    Muito bacana as dicas, vou começar essa semana e depois volto pra postar as fotos.

    • Oi Chrid! Pois é, são realmente práticas e muita gente não sabe. Eu também não sabia, mas agora que sei quero replantar temperos que eu sempre quis ter em casa. Abraços!

  34. Fatima Freire says

    Parabéns pelas dicas. São formas simplificadas que contribuem para cultivar hortaliças maravilhosas para ter juntino, no quintal, na varanda uma saudável. Além de ser uma terapia. Muito bom.

    • Oi Fatima! Que bom que você gostou das dicas! Sim não é difícil cultivar hortaliças em casa, basta querer e cuidar delas. Uma terapia mesmo, abraços!

  35. Vilma Lucas says

    Amei André, vou plantar em vasos por não ter quintal. Obrigado por essas maravilhas que vc posta. um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *