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Pudim de chia com pera

Alguns dias atrás comprei sementes de chia na loja de produtos naturais sem saber o porque. Nunca sei o que fazer com ela além de colocar em vitaminas e sucos, queria fazer algo diferente, consumi-la de outra forma. Sem ideias de o que fazer e com aquela chia rolando de um lado pro outro na prateleira da cozinha, comecei a pesquisar receitas na internet, e foi ai que descobri esse tal de pudim.

Esqueça aquela imagem de pudim tradicional feito com leite condensado e coberto com calda super açucarada. Esse pudim é bem diferente, mas nem por isso menos gostoso. Chamo ele de pudim porque tem uma consistência gelatinosa parecida com o tradicional, e também porque todos os blogs que em que vi essa receita também chamam ele de pudim (risos).

Mas deixando de lado essa discussão de nomenclatura, afinal de contas não vamos comer o nome né (risos), e vamos direto ao que interessa. Esse pudim é bem versátil e customizável, é basicamente feito de leite vegetal (de sua preferência) adicionado de chia e de alguma fruta (também de sua preferência). Em seguida é colocado na geladeira por algumas horas para ficar consistente e gelatinoso.

Ingredientes pudim

A fruta que usei foi a pera portuguesa, essa espécie é bem macia e suculenta. Ela estava bem madura e docinha, fico perfeita nesse pudim, ainda mais com um pouquinho de canela que coloquei. O leite vegetal que usei foi o de coco, na primeira vez que fiz esse pudim utilizei o leite de aveia, mas acabei não gostando porque seu sabor é mais forte e não combinou com esse pudim, não recomendo usá-lo. Na segunda tentativa usei o de coco, o que ficou bem melhor porque tem o sabor mais suave.

Chia e leite de coco

A semente de chia é um alimento rico em nutrientes e benefícios, isso sem contar que é muito fácil encontrar em lojas de produtos naturais e muito barata, uma pechincha se for analisar bem. Porém não é muito consumida porque muitos não sabem de que forma come-la, e eu me incluo nesse grupo, quer dizer, me incluía até descobrir esse pudim.

A chia é uma ótima fonte de fibras, proteínas, cálcio e ômega 3 (tem mais do que o peixe!). É uma semente mucilaginosa, isso significa que ao entrar em contato com a água ela hidrata e se transforma num gel, deixando assim o pudim consistente.

Eu recomendo você preparar esse pudim a noite e degustá-lo no dia seguinte no café da manhã. A chia é fácil de ser digerida e muito leve, depois de come-la no café da manhã eu não fiquei nem um pouco com fome até o meio-dia. Essa história de que a chia te mantém saciado é verdade! Esse pudim pode ser consumido como lanche da tarde ou a qualquer hora.

Pudim de chia com pera.

LEVE
VERSÁTIL
NUTRITIVO
SEM AÇÚCAR

INGREDIENTES:
200 ml de leite de coco (ou de arroz ou amêndoas)
2 colheres de sopa de chia
1/2 colher de chá de essência de baunilha
2 peras (ou outra fruta de sua preferência)
1/2 colher de chá de canela em pó (opcional)

COMO FAZER:
1- Em um recipiente misture o leite de coco com a chia e a essência de baunilha, reserve;
2- Descasque as peras e retire as sementes, corte em pedaços e coloque no liquidificador com um pouco de água. Utilize o menos possível de água porque a pera já tem bastante água, só o suficiente para ajudar as hélices a triturar, usei 50 ml. Adicione canela em pó (opcional) e bata até ficar homogêneo;
3- Em copinhos ou potinhos de sobremesa despeja uma camada de pera no fundo, e depois coloque uma camada de leite de coco com chia por cima.
4- Leve a geladeira por no mínimo 4 horas, tempo em que a chia irá hidratar e deixar o pudim mais consistente.

NOTAS:
– Dura em média de 3 dias na geladeira.
– Essa receita rendeu pudim para três copos de 200 ml cada.
– Se você quiser fazer que nem o meu com três camadas (pera-chia-pera), é necessário colocar as camadas de pera e de chia na geladeira por algumas horas para ficar mais consistente. Depois finalize com a camada de pera. Não da colocar tudo de uma vez porque a camada de pera vai afundar já que é mais pesada.
– Da para misturar a pera (ou outra fruta) com o leite de coco e a chia, não há a necessidade de fazer camadas separando-os, use sua criatividade para fazer como preferir, como eu disse é bem versátil.
– Você pode incrementar o pudim adicionando alguma cobertura antes de comer, como granola, cereal, coco ralado ou nibs de cacau.

BOM APETITE!

  1. Zeny Santos says

    Namastê !!! vou experimentar . Luz amor e Harmonia p todos

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