Café da manhã, Receitas, Sem glúten, Sobremesas
comentários 13

Torta de limão com merengue

Adoro torta de limão, lembra muito minha infância, época em que comia com frequência. Mas por algum motivo eu odiava aquele merengue que insistia em cobrir a torta, achava nojento. Eu sempre reclamava daquilo e sempre tirava antes de comer. O tempo passou e aos poucos a torta foi sendo deixada de lado, nem me lembro qual foi a última vez que comi. Com a recente descoberta do merengue feito sem ovos postado aqui, que por sinal achei muito gostoso e nem um pouco nojento, acabei lembrando da torta de limão que a tempo não comia.

Foi assim então que tive a ideia de fazer essa torta, que aliás foi a minha primeira de limão. E não é que ficou boa, nem chegou a completar 24 horas de vida aqui em casa, foi devorada em pouco tempo rsrs. Criei uma receita diferente da tradicional, sem glúten, sem laticínios e sem açúcar refinado. É uma versão vegana sem o bendito leite condensado de soja que vejo com frequência em blogs, que por sinal acho ele ruim, caro e muito processado industrialmente. Essa minha versão da torta de limão é menos doce e muito mais leve e saudável do que a tradicional.

Recentemente comprei na loja de produtos naturais uma mistura de farinha sem glúten que sempre quis experimentar. Ela contém farinha de arroz, fécula de batata e polvilho doce, da até pra fazer em casa, mas eu não sei as medidas certas. É de uma marca daqui de Santa Catarina chamada Aminna, mas acho que tem distribuição pelo Brasil todo. Decidi testá-la nessa torta e gostei muito. Gostei tanto que comprei mais um pacote pra fazer um bolo sem glúten, quando fizer publico por aqui.

Ingredientes massa.

Então para a massa utilizei essa mistura de farinha sem glúten com o creme de amendoim para dar liga a massa e não grudar na travessa. Se você não tiver o creme/pasta de amendoim pode muito bem substituir pelo óleo vegetal. E se não quiser fazer essa massa sem glúten pode utilizar a farinha de trigo. Misturei os ingredientes com um pouco de água, estiquei a massa com um rolo, forrei a travessa com ela e coloquei para assar, sem mistério ou complicação.

Massa sem glúten.

O recheio é tão simples e fácil de fazer quanto a massa. Utilizei somente tofu macio, suco de limão e açúcar mascavo, tudo batido no liquidificador. O limão pode ser de qualquer espécie, utilizei o siciliano, caso você não o conheça pode conferir uma foto dele ai em baixo. Já o açúcar mascavo que usei foi o da cor marrom claro, assim o recheio ficou com uma aparência bonita. Se eu tivesse usado o açúcar mascavo marrom escuro o recheio iria ficar com uma aparência estranha, mas é claro que o sabor não iria mudar, deve ser coisa de designer ficar pensando na cor da comida rsrs.

Ingredientes recheio.

E para finalizar cobri a torta com o merengue que não leva ovos, a nova sensação do momento por assim dizer. Tradicionalmente a torta é levada ao forno com o recheio e o merengue por cima para dourar um pouco e secar, se você quiser fazer isso é necessário acrescentar cremor tártaro na receita do merengue sem ovos que postei aqui no blog. Ele é responsável por deixar o merengue estável e permitir aguentar altas temperaturas. Eu não levei ao forno porque acho perfeito assim.

Torta de limão (detalhe).

Pedaço da torta de limão.

LEVE
AZEDINHA
RICA EM CÁLCIO
SEM GLÚTEN E LACTOSE

INGREDIENTES:

Para a massa:
2 xíc. de mistura de farinha sem glúten ou essa massa aqui
5 colheres de sopa de creme de amendoim ou óleo vegetal

Para o recheio:
500 g de tofu macio
3/4 xíc. de açúcar mascavo ou demerara
1/4 xíc. de suco de limão

Para a cobertura (opcional):
Merengue (receita aqui)

COMO FAZER:
1- Comece ligando o forno a 200 °C para preaquecer;
2- Em um recipiente grande misture a farinha com o creme de amendoim ou com o óleo vegetal. Depois, vá acrescentando água aos poucos e misturando tudo até formar a massa;
3- Com ajuda de um cilindro ou de uma garrafa de vidro, abra a massa em uma superfície enfarinhada até ficar grande o suficiente para cobrir a travessa. A que eu usei para essa receita tem 25 cm de diâmetro;
4- Forre o fundo e as laterais da travessa. Com um garfo faça furos na massa (como na foto) para evitar que se formem bolhas de ar quando assar;
5- Coloque no forno por uns 20 minutos ou até as bordas ficarem douradas;
6- Enquanto estiver assando a massa prepare o recheio. Coloque no liquidificador o tofu esmagado com as mãos, para ficar mais fácil de misturar tudo, com o suco de limão e o açúcar mascavo. Bata tudo até ficar homogêneo, reserve na geladeira;
7- Quando a massa estiver assada retire do forno e espere esfriar;
8- Depois, coloque o recheio e cubra com o merengue (opcional).

BOM APETITE!

  1. raíssa says

    aí meu coraçãozinho!!!!! fiquei tão feliz por achar seu site, e ler o que disse na receita do bolo de cenoura me deixou confiante, tava pra desistir dele também, ainda não testei sua receita mas tenho certeza que vai ficar boa, assim como todas as outras
    Muito obrigada, você é ótimo, e tudo por aqui é extremamente bonito hahahah e por isso passa muita confiança
    :’) um abraço pra você.

    • André says

      Oi Raíssa! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Espero que goste da receita do bolo de cenoura. Obrigado pelo seu comentário inspirador e maravilhoso. Abraços!

  2. Agatha Rocha says

    Maravilhosa essa torta, muito obrigada por compartilhar amigo!

    • André says

      Oi Agatha! Que bom que você gostou da receita. De nada querida!

  3. Mirtes Rodrigues Corrêa says

    Oi, André! Na cidade onde moro (Garibaldi/RS) não encontrei tofu macio. A dona da loja comentou que comprava de um distribuidor do RJ, mas estava havendo problemas com a remessa que prejudicavam a qualidade. Então, pensei em te perguntar a marca que vc. compra (já que é quase “vizinho”, rsrsrs). Estou na dependência disso pra poder fazer esta receita. Abraço!

    • Oi Mirtes! Que pena que você não encontra o tofu macio. Mas dependendo da marca, o tofu mais firme também funciona, é só acrescentar um pouco de água na hora de triturar. Pois então, demorei pra te responder porque estava tentando lembrar o nome da marca que compro hehehehe. Pior que não consigo lembro o nome, mas quando eu morava no litoral de SC eu comprava o tofu da marca Nipoo. Esse aqui > http://kaeprodutosorientais.com.br/produto/Tofu-Nipoo-Soft.html Abraços!

  4. Mirtes Rodrigues Corrêa says

    André, imagino que esta receita fique sensacional. Fiquei pensando que algumas pessoas têm alergia à manteiga de amendoim, ou que o sabor dela possa ser um pouco forte. Daí, lembrei que a Bioporã tem vários tipos de cremes e manteigas. Caso você não conheça, o site é este aqui: http://www.biopora.com/ (já pensando em encomendar pra testar sua receita!)

    • Sim fica sensacional! A manteiga de amendoim pode ser substituída por outra manteiga vegetal ou pelo óleo vegetal mesmo. Essa massa crua tem sabor de manteiga de amendoim, mas depois de assada perde o sabor. Assim não interfere no recheio. Muitíssimo obrigado por compartilhar esse site, achei incrível a marca! Adorei mesmo! Sempre quis experimentar manteiga de amêndoas, agora sei onde comprar. Obrigado e abraços!

      • Mirtes Rodrigues Corrêa says

        Que bom! Soube pela loja de produtos naturais de onde moro que a Bioporã, no momento, não está podendo atender mais lojistas. O jeito, no meu caso, é comprar pela internet. Veremos. Abraço.

  5. Juliana Gomes says

    Fiz a torta de limão hoje! Maravilhosa! Pus um pouco de açúcar mascavo na massa (umas duas colheres de sopa) e bastante limão no recheio. Ainda não fiz o merengue… E fiz em forminhas de cupcake. Amei a torta!!!! Delícia demais!

    • Oi Juliana! Que bom que você gostou 😉 Fica bom sem precisar de merengue né! Também já fiz uma vez sem o merengue, mais prático rsrs. Deve ter ficado bem bonitinho nas forminhas de cupcake. Abraços!

  6. Felipe says

    Suas paixões transbordam na qualidade do blog, das fotografias e, claro, da receita. Vou testá-la muito em breve! Parabéns pela dedicação, estou acompanhando com afinco seu trabalho.

    • Oi Felipe! Começar o dia lendo um comentário desse é realmente animador 😉 Muito obrigado pelos elogios e fico muito feliz em saber que você tenha gostado. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *