Entradas e acompanhamentos, Receitas, Sem glúten
Deixe um comentário

Salada de pepino japonês

Esse é o 40º post de receita aqui no blog, apesar de eu ser vegetariano esse é o primeiro post de salada. E depois dizem que vegetariano só come salada, esse é um dos inúmeros preconceitos que tenho que enfrentar. Odeio quando vou comer fora com meus pais e minha mãe sempre diz ao ver as várias opção de salada: “Que bom André tem bastante salada!”. E como sempre replico: “Até parece que eu só como salada”.

Mas enfim, tirando esse preconceito que parece que vai demorar pra acabar, o fato de eu não ter postado nenhuma receita de salada aqui no blog é porque as que eu consumo não são nada demais. Por exemplo, gosto muito de comer rúcula regada com um pouco de azeite de oliva e sal, simples assim, não é nada de extraordinário que merece ser compartilhado.

Porém, na semana passada decidi fazer essa salada de pepino japonês que tinha visto na internet. Na minha humilde opinião eu acho o pepino um fruto sem graça, pra mim não tem sabor de nada, mas gosto muito da sua crocância. Então decidi dar uma chance pro pepino, já que a combinação dos condimentos dessa salada me parecia saboroso.

Pra quem não conhece, a salada de pepino japonês é bastante popular no Japão, encontrada facilmente em restaurantes japoneses aqui no Brasil e hoje em dia até em buffets. É uma salada bem leve, refrescante, saborosa e prática. O seu nome original é sunomono, que nada mais é do que pepinos japoneses cortados em fatias bem finas e temperadas com vinagre de arroz e shoyu, e para finalizar é salpicado gergelim por cima. Simples assim! E por sinal muito saboroso!

Tradicionalmente o sunomono é feito com vinagre de arroz, porém eu não tinha em casa, e não queria comprar só pra fazer ela, assim substituí pelo vinagre de maçã. Por esse motivo não chamo essa salada de sunomono, chamo só de salada de pepino japonês. Você pode utilizar o vinagre de sua preferência, assim como o gergelim, podendo ser o torrado ou não.

Ingredientes da salada

Acredito que salada deve ser uma coisa fácil de fazer, crua para manter todos os nutrientes, e muito saborosa. E essa de pepino japonês se encaixa muito bem na descrição. Muitos comem pouco ou simplesmente não comem salada porque acham sem graça e sem sabor, concordo que algumas folhas e legumes são realmente sem graça, mas se forem bem temperados se transformam em pratos magníficos. Essa salada foi muito bem recepcionada pelos meus pais e acabou bem rapidinho. O pepino que pra mim era sem graça ficou divino com esses condimentos.

Preparando a salada

Salada de pepino

LEVE
PRÁTICO
AGRIDOCE
CROCANTE
RICO EM POTÁSSIO

INGREDIENTES:
2 pepinos japonês
2 colheres de sopa de shoyu
3 colheres de sopa de vinagre de maçã (ou de arroz)
Gergelim torrado ou não a gosto

COMO FAZER:
1- Lave os pepinos e corte em fatias finas com ajuda de um fatiador, mas se não tiver pode utilizar uma faca mesmo;
2- Numa tigela misture o shoyu com o vinagre de maçã ou de arroz;
3- Adicione as fatias do pepino e misture bem para que o condimento pegue em todas as fatias. Salpique por cima o gergelim a gosto.

NOTA:
– Essa salada dura em média de 3 a 4 dias na geladeira.
– Para incorporar mais o condimento e deixar a salada mais saborosa, sugiro você deixar na geladeira por uns 30 minutos antes de consumir.

BOM APETITE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *