Bebidas, Receitas
comentários 2

Lassi de manga

Faz tempo que não posto alguma receita de bebida por aqui, até porque faz tempo que não fiz algo especial, diferente e saboroso que merece ser compartilhado. Essa semana comprei manga no supermercado e lembrei do tal lassi de manga que vi uma vez a Bela Gil fazer no seu programa de tv no GNT.

Eu não sabia o que era lassi, e nem sequer tinha ouvido falar, mas foi no programa da Bela que descobri. O lassi é uma bebida láctea bastante popular na Índia que todos os hindus bebem para se refrescar. É uma espécie de iogurte mais leve, na versão tradicional é batido com essência de rosas e cardamomo.

A versão que a Bela fez no programa não tem nenhum laticínio, o que deixa o lassi ainda mais leve e fácil de digerir, perfeito pra ser tomado bem geladinho em dias quentes. Essa versão tem um ingrediente extra, a manga, fruta típica da Índia que deixa o lassi bem cremoso. Pra mim, o ingrediente mais importante de todos nessa receita é sem dúvida o cardamomo. O seu sabor e aroma são incríveis, deixa a bebida muito mais gostosa.

Pra quem não conhece, o cardamomo é uma especiaria indiana que contém propriedades medicinais, é muito utilizado para tratar infecções nas gengivas e nos dentes, na prevenção de doenças da garganta e problemas digestivos. É possível encontrar o cardamomo pra comprar em lojas de produtos naturais e nos supermercados, que geralmente está na seção de temperos e especiarias. Eu encontrei esse exatamente do lado do cravo da Índia e da canela. Ele é vendido em favos ou em pó, por aqui eu encontrei só em favo.

Ingredientes

Cardamomo

Fazer o lassi de manga é bem simples e rápido, basta descascar e cortar em pedaços a manga. Colocar no liquidificador junto com o leite vegetal, com as sementinhas do cardamomo e com stévia a gosto. Dessa vez não utilizei açúcar para adoçar, e sim a stévia, um ótimo adoçante natural. Mas você pode usar açúcar se quiser. O leite vegetal que usei foi o de aveia, mas fique a vontade pra usar o seu preferido.

Lassi

LEVE
CREMOSO
SEM AÇÚCAR
REFRESCANTE
CONSISTÊNCIA GROSSA

INGREDIENTES:
1 manga
3 favos de cardamomo
1 xíc. e 1/2 de leite vegetal
1 colher de sopa de stévia (ou outro adoçante a gosto)

COMO FAZER:
Descasque a manga, corte em pedaços e coloque no liquidificador. Adicione o leite vegetal e a stévia (ou outro adoçante). Corte os favos do cardamomo ao meio e retire todas as sementinhas, coloque junto com os demais ingredientes e bata bem até ficar homogêneo. Melhor se consumido gelado.

NOTA: Se você achar que a consistência está muito grossa, acrescente um pouco mais de leite vegetal.

BOM APETITE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *