Receitas, Sem glúten, Sobremesas
comentários 9

Mousse de chocolate

Pra quem anda acompanhando o blog nos últimos dias, já deve ter visto que recentemente criei vergonha na cara e fiz a biomassa de banana que a tempo estava querendo fazer. Foi paixão a primeira vista, com consistência super cremosa e com sabor praticamente neutro, é a minha nova aliada na cozinha.

Aos poucos estou descobrindo sua utilização nas receitas, já fiz até brigadeiros com ela, receita aqui. Acredito que a biomassa cai muito bem em receitas doces, inclusive nesse mousse que leva apenas quatro ingredientes: biomassa de banana, chocolate meio amargo sem leite, açúcar mascavo e água.

Ingredientes do mousse

Se você já viu a receita do brigadeiro que fiz com a biomassa, deve ter notado que não muda muito os ingredientes. A diferença é pequena, no brigadeiro utilizei óleo de coco para a massa não grudar na mão na hora de fazer as bolinhas. Já para o mousse, não utilizei óleo algum, só adicionei uma xícara de água para ficar mais cremoso e líquido.

O preparo é bem simples, você só precisa colocar todos os ingredientes na panela em fogo baixo, e ficar mexendo até todos os ingredientes incorporarem. Depois é colocar na geladeira e esperar gelar. Estou mostrando a minha versão, mas se você por exemplo, tem diabete ou quer reduzir o consumo de açúcar, pode muito bem substituí-lo por stévia ou outro adoçante a gosto.

Panela

Até hoje eu só tinha feito mousse com tofu, que alias é muito bom. Se você ainda não viu, já postei um de maracujá aqui no blog. Porém, esse com biomassa de banana tem a consistência i-gual-zi-nha do tradicional, só que claro, muito mais saudável, natural, simples e de fácil digestão.

Eu chamo essa mistura de biomassa, chocolate, açúcar mascavo e água de mousse, e como de colher, mas você pode muito bem utilizar para rechear e cobrir bolos, deve ficar uma delícia. Já pensou em cobrir um bolo de cenoura ou nega maluca com isso? Não sei vocês, mas eu já.

Que tal fazer esse mousse de sobremesa para o domingo de Páscoa e servir pra família? Garanto que eles nem vão imaginar que não leva nenhum ingrediente de origem animal, e muito menos que é feito de biomassa de banana, que aliás, não tem gosto nenhum de banana caso isso seja seu medo de fazer.

Mousse de chocolate

Mousse

LEVE
CREMOSO
VEGANO/SEM LACTOSE
RICO EM FIBRAS E
ANTIOXIDANTES

INGREDIENTES:
1 xíc. e 1/2 de biomassa de banana
3/4 xíc. de chocolate meio amargo ralado
1/2 xíc. de açúcar mascavo
1 xíc. de água

COMO FAZER:
1- Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre até a mistura ficar homogênea. Aconselho a colocar primeiro só meia xícara de água, depois se achar necessário, acrescente a outra metade (ver nota). Lembre-se que depois de refrigerado ele ficará um pouco mais consistente;
2- Transfira para um recipiente, deixe esfriar em temperatura ambiente, e depois leve a geladeira para resfriar.

NOTA:
– Caso queira um mousse mais consistente, utilize meia xícara de água, mas se quiser mais cremoso que nem o meu, utilize uma xícara cheia. Essa medida pode variar um pouco dependendo da consistência da biomassa.
– Se você tem a biomassa guardada na geladeira ou congelada, primeiro é necessário esquentar ela para voltar ao seu estado original de pasta cremosa. Isso pode ser feito mexendo ela em fogo baixo com um pouco de água, depois utilize normalmente na receita.

BOM APETITE e FELIZ PÁSCOA!

  1. Raquel says

    Oi Andre, tudo bem?
    Fiz uma torta com esse recheio esse final de semana.
    Quando estava fazendo a biomassa achei que ela tinha um cheiro tão forte que fiquei com medo de não ficar bom. Que nada, fica DIVINO.
    A massa eu fiz com residuo de leite de amendoim. Fui misturando com farinha de banana verde, açucar mascavo e oleo de coco ate achar que deu ligar, modelei numa assadeira e pus no forno.
    Infelizmente o doce não fez tanto sucesso quanto a moqueca 🙁 minha família é bem preconceituosa com doces veganos e saudáveis. preferiram as opções tradicionais mesmo.
    Grande beijo e por favor, continua compartilhando essas receitas otimas.

    • André says

      Oi Raquel! Tudo certinho sim 🙂 Uau, que ideia sensacional a sua. Não tinha pensado em usar essa receita para rechear uma torta. Deve ter ficado divido mesmo, obrigado pela dica. Essa sua massa deve ter ficado boa também, vou tentar fazer. Que pena que não fez tanto sucesso com a sua família, mas que bom que você gostou. Pode deixar, vou continuar a compartilhar as receitas sim 😉 Abraços querida.

  2. Maria Clara Cavalcanti says

    usei pra rechear tapioca e ficou um absurdo <3

    • Oi Maria! Esses dias eu inventei de colocar na tapioca também hahaha. Fica muito bom né! Eu adicionei nozes picadas e ficou divino. Abraços!

      • Maria Clara Cavalcanti says

        ficou maravilhoso!! da próxima vez vou colocar nozes também 🙂

  3. Barbra Miguele says

    Oi André. Comecei a acompanhar seu blog essa semana e gostei muito. Queria saber se, nessa receita de mousse de chocolate, é possível trocar o chocolate meio amargo por cacau em pó?

    Obrigada ^-^

    • Oi Barbra! Que bom que você gostou do meu blog! Sim, você pode trocar o chocolate pelo cacau em pó sem problema. E se você tiver essência de baunilha em casa, acrescenta algumas gotinhas, vai ficar muito gostoso com o cacau em pó. De nada! Abraços!

  4. Mariana says

    Oi André. Descobri seu blog hoje e estou adorando! 🙂 Fiz a biomassa de banana, mas estou com dificuldades nas receitas! hehe
    Me diz uma coisa, qual chocolate meio amargo que vc usa? Esses comuns tipo Lacta, Garoto? Com açúcar mesmo, não é?
    Obrigada! 😉

    • Oi Mariana! Fico feliz em saber que você tenha gostado 😀 Eu uso o chocolate da Cacau Show 70% de cacau, não leva leite e acho que tem um pouco só de açúcar, por isso que adiciono açúcar mascavo para ficar mais docinho o mousse. Mas se você utilizar um chocolate que já é bem doce não precisa usar açúcar. De nada e abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *