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Guacamole

Guacamole é a prova viva de que é possível ter uma alimentação saudável sem abrir mão do sabor e da praticidade. Isso sem contar que os ingredientes são bem fáceis de serem encontrados, é bem provável que a maioria deles você já tem em casa, e além disso, não são nem um pouco caros.

Essa comida típica do México já conquistou o mundo, e cada um tem um jeitinho de fazer, mas eu vou mostrar a minha versão que leva abacate, tomate, cebola, salsinha, limão, sal e pimenta do reino. Basicamente, o guacamole é um purê de abacate temperado, existem versões em que é temperado com alho, outras com coentro, outras não levam tomate, e por ai vai,  é um prato bem versátil que pode ser utilizado os temperos que mais lhe agrada.

Ingredientes do guacamole

Quem nunca experimentou o guacamole porque não gosta de abacate, não faz ideia do que está perdendo. Ao ser temperado o abacate fica muito saboroso. Lembro muito bem quando fiz para minha amiga que nunca tinha experimentado, ao ver aquele abacate verde e amassado ela me disse “acho que não vou gostar disso não”. Ela experimentou, e hoje, de vez em quando recebo fotos dela comendo guacamole que ela mesmo prepara, segundo as legendas da foto “estou viciada nisso”.

O abacate geralmente é visto por muitos como um vilão na alimentação por que é muito calórico, mas se analisarmos bem, ele é riquíssimo em vitaminas A, E e gorduras monoinsaturadas. Essa gordura é o mesmo tipo de gordura do azeite de oliva, que queima a gordura corporal e tem efeitos antioxidantes.

Para fazer o guacamole é necessário que o abacate esteja maduro, ou seja, quando ele está molinho, mas não muito porque ao passar do ponto ele fico com sabor ruim. Para tirar sua polpa, basta cortá-lo ao meio e tirar com ajuda de uma colher que nem a foto abaixo, é bem fácil e rápido.

Tirando a casca do abacate

Abacate

Para fazer esse prato mexicano, basta cortar o abacate em pedaços menores, amassar junto com os demais ingredientes e já está pronto! É uma receita crua, e por isso preserva todos os nutrientes dos ingredientes. Pode ser servido de entrada ou acompanhar pratos principais. Tradicionalmente é servido acompanho de nachos ou tortillas, mas também fica muito bom em cima de torradinhas. Lembro quando eu chegava da faculdade no final do dia morrendo de fome, num instantinho eu fazia o guacamole e comia por cima de fatias de pão, simplesmente delicioso.

Guacamole

Nacho com guacamole

VEGANO
SAUDÁVEL
AZEDINHO
RECEITA CRUA
RICO EM ANTIOXIDANTES
E GORDURAS BOAS

INGREDIENTES:
1 abacate maduro
1/2 xíc. de tomate picado
2 colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de cebola picada
1 colher de chá de salsinha picada (opcional)
Sal e pimenta do reino em pó a gosto

COMO FAZER:
1- Corte o abacate no meio e retire sua polpa como nas fotos acima;
2- Coloque num recipiente e corte em pedaços menores;
3- Adicione todos os outros ingredientes e amasse até formar uma pasta e ficar homogêneo. Experimente e ajuste o tempero a seu gosto.

NOTA: Muitos tiram a casca e sementes do tomate, mas isso depende da sua preferência. Eu deixo porque gosto da textura que fica no guacamole, além de ser mais nutritivo e rápido de fazer, já que não precisa descascar.

BOM APETITE!

  1. Marilene Ribeiro says

    acha q seja prejudicial comer abacate todo dia? Estou a base do peso, e tenho uma alimentação raw.

    • Oi Marilene! Que legal que você tem uma alimentação raw, admito muito as pessoas que seguem esse tipo de alimentação. Não acho prejudicial comer abacate todo dia, mas claro que deve-se comer com moderação, por exemplo, comer um abacate inteiro por dia acho demais e prejudicial.

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